quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CAMINHO DE LUZ



Para qualquer estação de melhoria e progresso, aperfeiçoamento e elevação, o trabalho no bem será sempre o caminho de luz.
Se te dizes inexperiente, acharás no trabalho a precisa maturação.
Se te declaras em condições de fraqueza, é a escola que te fará forte, ante as exigências edificantes da vida.
Se te afirmas sem méritos, o trabalho é a via de acesso a eles.
Se inibições ou angústias te cerceiam as manifestações, é o processo mais rápido de extingui-las.
Se te asseveras nas sombras da ignorância, é a lâmpada acesa que te clareará a existência sob a forma de estudo,
Se companheiros te abandonam, é o meio de obter outros muitos ao nível de teus encargos.
Se adversários te incomodam, é a norma de ação para que te respeitem.
Se a necessidade te bate à porta, é a providência com que a liqüidas.
Se mágoas te aniquilam as horas, é o dissolvente que as destrói.
Se calúnias te apedrejam, é o lugar em que as desmentes.
Se a perseguição te fustiga, é a posição em que a justiça te assegura defesa.
Se a tentação te assedia, é o método de frustrá-la.
Se caíste em erro, é o apoio em que te reergues.
Se alguém te hum ilha, é a força que te levanta.
Se sofreste prejuízos, é o campo em que te refazes.
Se a solidão te ensombra os dias, é o clima que te enriquecerá de afeições.
Trabalha sempre, notadamente construindo a felicidade alheia e estarás edificando a própria felicidade.
O amor é Deus na criatura, gerando bênçãos.
O trabalho é a criatura em Deus, realizando prodígios.

EMMANUEL
Do livro Nascer e Renascer, 14, Francisco Cândido Xavier

Quem Odeia




Quem odeia


Existe uma lei que rege o universo, que é a Lei de Causa e Efeito. Identificada por Newton quando dos estudos da física, onde é chamada de "ação e reação", ela parte do pressuposto que toda a ação que praticamos produz um resultado que invariavelmente retornará para nós.
Tal ensinamento pode ser retirado das lições de Cristo, dentre as quais podem ser usadas como exemplo aquela em discorre acerca dos frutos de cada árvore como também a parábola dos talentos.
Tal lei, entretanto, tem uma abrangência muito maior do que as vezes nos ocorre. Ela não se aplica apenas ao recebermos de volta o fruto de nossas ações para com os outros. Ela abrange também as ações que temos para conosco e o pensamento que temos para com o nosso próximo.
A medicina moderna estuda atentamente o fenômeno da somatização de doenças, presenciada principalmente no câncer, o qual, na maioria dos casos, é apenas o reflexo no corpo físico das amarguras que trazemos em nossa alma ou em nosso coração, como preferirem. Além disso, quando desejamos o mal ao próximo, abaixamos nosso padrão vibratório e nos tornamos suscetíveis a influências negativas de nosso meio. O pensamento, por vezes, é mais forte do que as palavras, pois por ele alcançamos pessoas que não estão fisicamente próximas de nós, seja para o bem, seja para o mal. Contudo, esse mesmo mal que estaremos plantando com o nosso pensamento, colheremos ao estarmos baixando nosso padrão vibratório.
A diferença entre a mosca e a abelha, é que a primeira é capaz de encontrar uma chaga em um corpo sadio enquanto a segunda consegue encontrar uma flor em um pântano. Tudo, em nossa vida, é uma questão de escolhas... e os desdobramentos positivos e negativos serão apenas fruto dessas escolhas que fazemos.

Grande abraço,
Eduardo

QUEM ODEIA OS OUTROS ACABA PREJUDICANDO A SI PRÓPRIO.

"Quem amaldiçoa os outros provoca a própria ruína. Se enviarmos maus pensamentos aos outros, as más vibrações retornarão, causando-nos sérios danos. O oposto também é válido: se orarmos pela felicidade dos semelhantes, as vibrações mentais benéficas retornarão e seremos abençoados."

Do livro A Verdade da Vida, Mensagem 305, vol. 7 - M.T.
___________________________________________

Instituto de Divulgação Espírita André Luiz
Ideal André Luiz
www.institutoandreluiz.org/
"Junte-se a nós neste ideal: divulgue o Espiritismo."


Menina de 12 anos escreve obra sobre educação sexual para adolescentes
(Relações sexuais, gravidez e aborto)

"Eu queria saber como fazem para enganar as pessoas". Assim começa um texto escrito por Mercedes Eugenia Cardinali, uma menina de apenas 12 anos de idade, que se atreveu a questionar toda a política de educação sexual existente na Argentina.
No texto – com o que obteve o terceiro lugar no concurso literário "Ex Governador Basso", organizado pelo Clube de Leões das Flores em Buenos Aires– Mercedes se pergunta por que nas escolas ensinam às crianças "os métodos abortivos e o uso de preservativos" e por que "toda sexta-feira ou sábado de noite, cada adolescente tende a ter relações sexuais com uma pessoa que não conhece, certos de que o bebê não existe, confiando totalmente nos anticoncepcionais".

Para a menor, esta confiança é "causa da ignorância que cada um possui de seu ser, já que se sabe, por pesquisas feitas sobre o caso, que este método não é cem por cento seguro. Sim, embora não dê para creditar, não evitam nem a AIDS nem a gravidez".

Ao referir-se ao aborto, a pequena Mercedes escreve que embora "para algumas pessoas seja muito simples, eu, ao ter lido um livro sobre o tema, estou segura de nunca fazê-lo" porque abortar é "matar uma criança, nada mais que mais fácil, porque não pode escapar ao estar dentro da barriga, e é muito mais indefeso porque ainda não desenvolveu todo seu organismo".

A menina que cursa sexto ano de escola fundamental, comentou que escreveu isto para que as pessoas a escutem e "repensem se alguma vez pensavam em usar estes métodos", e esclareceu que os temas relacionados à sexualidade e aos métodos abortivos deve ser entendidos desde pequenos porque "o melhor é casar-se com a pessoa que realmente se ama, desde seu físico até seus pensamentos", de modo que quando "se queira ter relações sexuais, procure a pessoa que soube dizer que sim diante do altar, e aí não importa se ficar grávida; mais ainda, o casal ficará feliz".

PRECEITOS DE PAZ





Agora é o seu mais belo momento de realizar o bem.
Ontem passou e amanhã está por vir.
Qualquer encontro é uma grande oportunidade.
Pense nas sementes minúsculas de que a floresta nasceu.
Não deixe de falar, mas aprenda a ouvir.
Quem sabe escutar pacientemente, encontra pistas notáveis para o êxito no serviço que abraçou.
Fuja de cultivar conversações menos dignas.
O interlocutor terá vindo buscar o seu respeito a Deus e à vida, a fim de equilibrar-se.
Não dê tempo às lamentações.
Meia hora de trabalho, no auxílio ao próximo, muitas vezes consegue alterar profundamente os nossos destinos.
Não mostre rosto triste.
Muita gente precisa de sua alegria para levar alegria aos outros.
Não menospreze quem bate à porta, conquanto nem sempre esteja você disponível.
Em muitas ocasiões, aquele que aparentemente incomoda é o portador de grande auxílio.
A ninguém considere inútil ou fraco.
Um palácio, comumente, é construção enorme; no entanto, nem sempre oferece agasalho ou acesso, sem a colaboração de uma chave.
Não persista em obstinações, reações ou discussões desnecessárias.
Em muitos casos, um simples prego, atacando uma roda, pode retardar a viagem num carro perfeito.
Auxilie a todas as criaturas que lhe partilham o clima individual.
Ainda mesmo na doença mais grave ou na penúria mais avançada, você pode prestar um grande serviço ao próximo: você pode sorrir.

ANDRÉ LUIZ
Francisco Cândido Xavier

O SANTUÁRIO SUBLIME

"No corpo humano, temos na Terra o mais sublime dos santuários e uma das super maravilhas da Obra Divina." - Emmanuel

Noutro tempo, as nações admiravam como maravilhas o Colosso de Rodes, os Jardins Suspensos da Babilônia, o Túmulo de Mausolo, e, hoje, não há quem fuja ao assombro, diante das obras surpreendentes da engenharia moderna, quais sejam a Catedral de Milão, a Torre Eiffel ou os arranha-céus de Nova Iorque.

Raros estudiosos, no entanto, se recordam dos prodígios do corpo humano, realização paciente da Sabedoria Divina, nos milênios, templo da alma, em temporário aprendizado na Terra.

Por mais se nos agigante a inteligência, até agora não conseguimos explicar, em toda a sua harmoniosa complexidade, o milagre do cérebro, com o coeficiente de bilhões de células; o aparelho elétrico do sistema nervoso, com os gânglios à maneira de interruptores e células sensíveis por receptores em circuito especializado, com os neurônios sensitivos, motores e intermediários, que ajudam a graduar as impressões necessárias ao progresso da mente encarnada, dando passagem à corrente nervosa, com a velocidade aproximada de setenta metros por segundo; a câmara ocular, onde as imagens viajam, da retina para os recônditos do cérebro, em cuja intimidade se incorporam às telas da memória, como patrimônio inalienável do espírito; o parque da audição, com os seus complicados recursos para o registro dos sons e para fixação deles nos recessos da alma, que seleciona ruídos e palavras, definindo-os e catalogando-os na situação e no conceito que lhes são próprios; o centro da fala; a sede miraculosa do gosto, nas papilas da língua, com um potencial de corpúsculos gustativos que ultrapassa o número de 2.000; as admiráveis revelações do esqueleto ósseo; as fibras musculares; o aparelho digestivo; o tubo intestinal; o motor do coração; a fábrica de sucos do fígado; o vaso de fermentos do pâncreas; o caprichoso sistema sangüíneo, com os seus milhões de vidas microscópicas e com as suas artérias vigorosas, que suportam a pressão de várias atmosferas; o avançado laboratório dos pulmões; o precioso serviço de seleção dos rins; a epiderme com os seus segredos dificilmente abordáveis; os órgãos veneráveis da atividade genésica e os fulcros elétricos e magnéticos das glândulas no sistema endocrínico.

No corpo humano, temos na Terra o mais sublime dos santuários e uma das super maravilhas da Obra Divina...

Da cabeça aos pés, sentimos a glória do Supremo Idealizador que, pouco a pouco, no curso incessante dos milênios, organizou para o espírito em crescimento o domicílio de carne em que alma se manifesta. Maravilhosa cidade estruturada com vidas microscópicas quase imensuráveis, por meio dela a mente se desenvolve e purifica, ensaiando-se nas lutas naturais e nos serviços regulares do mundo, para altos encargos nos círculos superiores.

A bênção de um corpo, ainda que mutilado ou disforme, na Terra, é como preciosa oportunidade de aperfeiçoamento espiritual, o maior de todos os dons que o nosso Planeta pode oferecer.

Até agora, de modo geral, o homem não tem sabido colaborar na preservação e na sublimação do castelo físico. Enquanto jovem, estraga-lhe as possibilidades, de fora para dentro, desperdiçando-as impensadamente, e, tão logo se vê prejudicado por si mesmo ou prematuramente envelhecido, confia-se à rebelião, destruindo-o de dentro para fora, a golpes mentais de revolta injustificável e desespero inútil.

Dia surge, porém, no qual o homem reconhece a grandeza do templo vivo em que se demora no mundo e suplica o retorno a ele, como trabalhador faminto de renovação, que necessita de adequado instrumento à conquista do abençoado salário do progresso moral para a suspirada ascensão às Esferas Divinas.

EMMANUEL
(Do livro "Roteiro", 3, FCXavier, edição FEB)

Belo - Direito De Te amar (Legendado)

Série Estudo: Almas Afins - Onde está sua Alma Gêmea ?


É comum na TER (Terapia Regressiva Evolutiva) - A Terapia do Mentor Espiritual - ser espiritual diretamente responsável pelo nossa evolução espiritual) o mentor espiritual do paciente lhe revelar onde se encontra a sua alma gêmea, que pode estar encarnada ou desencarnada no plano espiritual (é importante ressaltar aqui, que o mentor espiritual só revela algo do passado ou mesmo do futuro do paciente, se isso lhe for realmente benéfico, útil).

As almas gêmeas podem vir juntas em várias encarnações, não só como cônjuges, mas também em outros papéis sociais(pai e filho, irmãos, parentes, amigos, etc.). Explica o porquê de uma mulher se envolver intensamente com um homem mais velho ou mais novo, entre o mesmo sexo, em condições sócio-econômicas e culturais diametralmente opostos, ou mesmo de raça, nacionalidade, etc.

Aos olhos de uma pessoa racional, lógica, cartesiana, essa afinidade tão grande do casal é inexplicável, pois somente os que conhecem a linguagem da alma, do coração, são capazes de entender a profundidade desse tema. Explica também por que homens e mulheres sentem uma insatisfação, vazio, carência, solidão - mesmo acompanhados - quando não encontram sua verdadeira alma companheira de várias jornadas.
Veja a seguir, para melhor ilustrar o tema, o caso de uma paciente que - embora tivesse um bom padrão de vida - sentia sua vida incompleta, uma insatisfação, um vazio grande por não encontrar a sua alma gêmea.

Caso Clínico:
Em busca de minha alma gêmea.
Mulher de 26 anos, casada.

A paciente veio ao meu consultório se queixando de uma insatisfação grande, porém, sem saber do quê, um vazio, carência afetiva, solidão, embora fosse casada.
Apesar de ter uma boa vida, não entendia o porquê dessa eterna insatisfação que a acompanhava desde criança, e que estava interferindo em seu casamento (o marido reclamava que a paciente era implicante, queixosa, de que nada estava bom em sua vida).
Veio também a essa terapia para saber por que não conseguia engravidar, e por que após o ato sexual com o marido, sentia uma culpa muito forte, sem um motivo aparente.
Ao regredir, me relatou: Sinto um calor na nuca, ombros, e é bem agradável... Tenho uma sensação na minhas mãos de um leve aperto... É como se alguém as estive segurando (é comum nessa terapia, uma presença espiritual segurar partes do corpo do paciente; no caso dela, essa presença era boa, um ser de luz, pois ela estava sentindo um calor agradável).

- Pergunte a esse ser espiritual o que ele sente por você? - Peço à paciente.
Veio a palavra amor (a comunicação com os seres espirituais nessa terapia ocorre de forma intuitiva, em pensamento). Não o vejo, mas sinto saudade dele(paciente fala chorando muito).
Sinto que esse ser espiritual é um homem, e que é alguém que amei muito, e por isso me traz essa saudade. (pausa). Ele está me dizendo que também sente muito a minha falta, mas que vai estar sempre comigo, pois me ama muito, e que a gente vai se encontrar no outro plano, no Astral. (pausa).

- Pergunte se ele tem mais algo a lhe dizer? - Peço à paciente.
Diz que agora ele precisa ir... Eu peço para que ele não me abandone (fala chorando).
Eu já sonhei umas duas vezes com esse ser espiritual, mas não sabia que era ele, achei que era apenas um sonho, uma fantasia. Ele se apresentou com pele clara, cabelos curtos, estatura mediana, jovem, bonito.
No sonho, eu sentia que o amava muito, que ele era uma pessoa muito especial, mas faz muito tempo que tive esses sonhos, depois não os tive mais.
Ele está me dizendo que o nome dele é André... Ele é um ser iluminado, usa uma túnica branca. Agora está se despedindo, diz que tem que ir.
Na sessão seguinte, a paciente me relatou: Vejo uma casa antiga. Ela têm muitas portas e janelas... Vejo um homem forte, porte de fidalgo, bem vestido. Vejo também um menino, aparenta ter uns 4 anos. Esse homem tem pele clara, cabelos escuros, usa costeletas, veste uma camisa branca e colete preto. O menino tem cabelo castanho... Ele é o meu filho e o homem é o meu esposo de uma vida passada. Vejo agora uma moça, usa um vestido antigo, de época, de uma dama da alta sociedade... Sou eu nessa vida passada, uso um chapéu, meus cabelos são claros como os de meu filho. Estou sentada numa poltrona de madeira, tem uma mesa no centro, tomo chá junto com o meu marido e filho. O ambiente é harmonioso e feliz.
A impressão que me dá é que essa vida é do período colonial, época dos escravos; tínhamos escravos na nossa fazenda, mas não os maltratávamos. (pausa).
Agora me vejo passeando com o meu marido nos arredores da fazenda, uso chapéu, uma sombrinha, ele me beija na mão. É um casal que se ama muito. (pausa).

- Avance mais para frente nessa cena - Peço à paciente.
Ele desencarnou jovem, foi antes de mim; devia ter uns 30 anos. Nosso filho ainda era pequeno. Sofri muito com a morte dele. Ele morreu de tuberculose. Após sua morte, ainda vivi muito tempo. Agora vejo o meu filho já adulto, ele é muito carinhoso comigo, há um amor especial de mãe e filho. Ele se preocupava muito comigo, não queria me deixar sozinha. Mesmo depois de casado, meu filho foi sempre presente comigo, até o meu desencarne. Tenho a impressão que após essa encarnação, eu e o André estivemos juntos também como casal em outras encarnações... Essa encarnação que descrevi foi em 1800.
Na 3ª e última sessão, a paciente me confidenciou que estava com medo e angustiada de vir à terapia, pois sentia que tinha chegado a hora de se desligar, desvincular-se do André, sua alma gêmea. Ela me disse também que sempre teve vontade de desencarnar, voltar ao plano espiritual, mas até então, não sabia o porquê.
Ao regredir, me relatou: Vejo um senhor muito simpático aqui no consultório, tem barba e cabelos grisalhos. É um homem muito bondoso.

- Pergunte se ele é o seu mentor espiritual? - Peço à paciente.
Diz que sim... Ele me olha com carinho, sorri, e me diz que está feliz por mim, pela minha caminhada. Fala que estou no caminho certo, mas que preciso ainda definir algumas coisas, que é trabalhar mais o meu lado espiritual, dedicando-me ao estudo da Doutrina Kardecista.

- Pergunte ao seu mentor espiritual se ele indica um lugar específico para você freqüentar?
Diz que vou saber na hora certa, que serei orientado por ele.

- Pergunte se ele tem algo a lhe dizer de sua alma gêmea? - Peço à paciente.
“Diz que o André é especial para mim, pois somos espíritos afins, por isso sofro com sua ausência na encarnação atual. Mas tenho que cumprir os compromissos que assumi no Astral , ou seja, antes de ter reencarnado na vida presente.
Em relação ao meu marido de hoje, fala que é um companheiro dessa jornada, e que ainda temos um caminho a percorrer juntos, por conta também dos compromissos que assumimos. Mas que é um espírito amigo”.

- Pergunte-lhe se você vai engravidar de seu marido? - Peço à paciente.
“Diz que não pode revelar (em muitos casos, o mentor espiritual do paciente não lhe revela o que quer saber, pois isso iria prejudicá-lo de alguma forma, ou mesmo interferir em seu aprendizado)”.

- Pergunte ao seu mentor espiritual por que você se sente culpada após a relação sexual com o seu marido?
“ Diz que tem a ver com a minha alma gêmea, pois ainda estou ligada a ele e, com isso, sinto-me culpada por achar que eu o estou traindo, ao fazer sexo com o meu marido da vida atual. Diz ainda que preciso exercitar com meu marido a abnegação, o desapego, o companheirismo e ajuda.
Fala que ele é também uma pessoa especial, só não é a minha alma gêmea, mas que tem muito carinho por mim. Finaliza, dizendo que estamos juntos para um crescimento mútuo. (pausa).
Eu perguntei ao meu mentor espiritual por que o André não está hoje presente no consultório?
Ele diz que não foi autorizado sua vinda aqui porque não iria fazer bem a mim. Fala que sabe que o quero perto de mim, mas esclarece que isso irá atrapalhar a minha vida, principalmente, o meu casamento. Pede para eu focar na encarnação atual e observar os compromissos assumidos”.

- Pergunte-lhe quais são esses compromissos?
“Diz que tem a ver com o trabalho espiritual de ajuda aos mais necessitados, não apenas espiritualmente, mas me informa que no tempo certo saberei, e que tem a ver com a minha profissão. É só isso que ele pode me dizer.
Fala que vou encontrar o meu verdadeiro caminho espiritual, que ele irá me orientar, mas que a única coisa que está atrapalhando a minha vida é a saudade que tenho do André, pois estou ainda presa ao plano espiritual.

Reitera mais uma vez que preciso focar nessa vida terrena, pois tenho ainda muita coisa para fazer, e que o André está mais evoluído do que eu. Por isso, pede para continuar me empenhando no meu aprendizado. Quando chegar a hora de retornar para o outro lado, aí, sim, irei me encontrar com a minha alma gêmea.
Diz que agora podemos encerrar o nosso trabalho. Pede para ficar com Deus... Está se despedindo, indo embora”.

Alma Gêmea de Emmanuel


ALMA GÊMEA, O POEMA INESQUECÍVEL, EM DOIS MOMENTOS ESPECIAIS
Do livro "Há 2000 Anos" - Emmanuel



.
Na Galiléia - No dia imediato a esses acontecimentos, às primeiras horas da manhã, Públio Lentulus foi procurado, na intimidade do seu gabinete particular, por Fúlvia, que se lhe dirigiu, criminosamente, nestes termos:
- Senador, o ascendente de nossas ligações familiares obriga-me a procurar-vos para tratar de um assunto desagradável e doloroso, mas, nas minhas experiências de mulher, cumpre-me aconselhá-lo a resguardar sua esposa da insídia dos próprios amigos, pois que, ainda ontem, tive oportunidade de surpreendê-la em íntimo colóquio com o governador...
O interpelado estranhou aquela atitude insólita, grosseira, contrária a todos os seus métodos de homem de bem. Repeliu dignamente a investida, encarecendo a nobreza moral de sua esposa, passando Fúlvia a relatar-lhe, com os mais exaltados floreios de sua imaginação doentia, a cena da véspera, nas suas mínimas minudências. O senador ficou pensativo, mas sentiu-se com a precisa coragem moral para repelir a insinuação caluniosa.
- Pois bem - disse ela, terminando a denúncia -, muito longe levais a vossa confiança e boa fé. Um homem nunca perde por ouvir os conselhos da experiência feminina. A prova de que Lívia caminha na estrada larga da prevaricação tê-la-eis muito breve, porquanto ela há de preferir a partida imediata para Nazaré, onde o governador buscará encontrá-la.
E, dizendo-o, retirou-se apressadamente, deixando o senador algo desalentado e compungido, pensando nos corações mesquinhos que o rodeavam, porque, no tribunal da consciência, não se sentia disposto a aceitar idéia que viesse conspurcar a valorosa nobreza de sua mulher.
Imenso véu de somas cobriu-lhe o espírito sensível e afetuoso. Sentiu que, em Jerusalém, conspiravam contra ele todas as forças tenebrosas do seu destino, experimentando vasto deserto no coração. Ali, não encontraria a palavra prudente e generosa de um amigo como Flamínio, com quem pudesse desabafar as suas profundas mágoas. Absorto nessas meditações angustiosas, não viu que as pétalas das horas rodopiavam incessantes, nos torvelinhos do tempo. Só muito depois percebeu o vozerio de um dos serviçais de confiança, vindo a saber que Sulpício Tarquinius lhe solicitava o obséquio de uma entrevista particular, pedido a que atendeu com o máximo de atenção. Admitido ao interior do gabinete, o lictor referiu-se, sem preâmbulos, aos fins da visita, explicando com desembaraço:
- Senador, honrado com a vossa confiança no caso de vossa transferência para uma estação de repouso, venho sugerir-vos o arrendamento de rica propriedade pertencente a um nosso compatrício, nos arredores de Cafarnaum, encantadora cidade da Galiléia, situada no caminho de Damasco. É verdade que já escolhestes Nazaré, mas, ao longo da planície de Esdrelon, as casas confortáveis são muito raras, acrescendo que seríeis obrigado a enormes dispêndios em serviços de remodelação e benfeitorias. Em Cafarnaum, porém, o caso é diferente. Tenho ali um amigo, Caio Gratus, decidido a arrendar por tempo ir determinado a sua esplêndida vila, que é uma herdade provida de todo o conforto, com pomares preciosos, num ambiente de absoluto sossego.
O senador ouvia o preposto de Pilatos como se o espírito lhe pairasse noutra parte; mas, como se tivesse a atenção subitamente despertada, exclamou, na atitude de quem argumenta consigo mesmo:
- De Jerusalém a Nazaré, temos setenta milhas... Onde fica Cafarnaum?...
- Muito distante de Nazaré - obtemperou o lictor, com segunda intenção.
- Está bem, Sulpício - respondeu Públio, com ares de quem tomou uma resolução íntima -, estou muito agradecido pela tua gentileza, que não esquecerei de recompensar em tempo oportuno. Aceito a tua sugestão que reputo sensata, mesmo porque, de fato, não me pode interessar a aquisição definitiva de qualquer imóvel na Galiléia, atenta a necessidade de regressar a Roma, dentro em breve. Ficas autorizado a concluir o negócio, porquanto me louvo nas tuas informações, descansando, confiadamente, no teu conhecimento do assunto.
Secreta satisfação transpareceu nos olhos de Sulpício, que se despediu com fingido reconhecimento. Públio Lentulus descansou novamente os cotovelos na mesa de trabalho, submerso em profundas cismas. Aquela sugestão de Sulpício chegava no instante psicológico de suas angustiosas cogitações, porque, em face dessa nova providência, conseguiria instalar a família longe de qualquer influência da casa do procurador da Judéia, salvando, assim, a sua reputação dos salpicos ignominiosos da maledicência. A denúncia de Fúlvia, todavia, desdobrava sucessivas preocupações no seu íntimo. Fosse pelo inopinado da calúnia, ou pelo espírito de perversidade com que a mesma fora urdida, seu pensamento mergulhou em ansiosas expectativas.
À noite daquele mesmo dia, após o jantar, vamos encontrá-lo a sós com Lívia, no terraço da residência do pretor, que, por sua vez, se ausentara de casa por algumas horas, em companhia dos seus familiares, para atender a imperativos de certas pragmáticas. Notando-lhe no rosto os sinais evidentes de profunda contrariedade, rompeu a esposa com a encantadora intimidade do seu coração feminino:
- Querido, pesa-me ver-te assim, dobrado ao jugo de tamanhos desgostos, quando esta longa viagem deveria restituir-nos a tranqüilidade necessária ao desenvolvimento dos teus encargos... Ouso pedir que apresses a nossa mudança de Jerusalém para um ambiente mais calmo, onde nos sintamos mais a sós, fora deste círculo de criaturas cujos hábitos não são os nossos, e cujos sentimentos desconhecemos. Quando partiremos para Nazaré?...
- Para Nazaré? - repetiu o senador, com voz irritada e sombria, como se o tocasse o espírito venenoso do ciúme, lembrando, involuntariamente, as acusações infundadas de Fúlvia.
- Sim - prosseguiu Lívia, súplice e carinhosa -, pois não foram essas as providências ontem aventadas?
- É verdade, querida! - exclamou Públio, já pesaroso, voltando a si dos maus pensamentos que havia abrigado por um instante - mas resolvi depois instalarmo-nos em Cafarnaum, contrariando as últimas decisões...
E tomando a mão da companheira, como se buscasse um bálsamo para a alma ferida, sussurrou-lhe de manso:
- Lívia, és tudo que me resta neste mundo!... Nossos filhos são flores da tua alma, que os deuses nos deram para minha alegria!... Perdoa-me, querida... Há quanto tempo tenho vivido absorto e taciturno, esquecendo o teu coração sensível e carinhoso! Parece-me estar despertando agora de um sono muito doloroso e muito profundo, mas despertando com a alma receosa e oprimida. Andam-me, no íntimo, amargurados vaticínios... Temo perder-te, quando quisera encerrar-te no peito, guardando-te no coração eternamente... Perdoa-me...
Enquanto ela o contemplava, surpresa, seus lábios sequiosos lhe cobriam as mãos de beijos ardentes. E não foram apenas os ósculos afetuosos que brotaram nesse transbordamento de carinhos. Uma lágrima lhe gotejou dos olhos cansados, misturando-se às flores da sua afeição.
- Que é isso, Públio? Choras? - exclamou Lívia, enternecida e angustiada.
- Sim! Sinto os gênios do mal cercando-me o coração e a mente. Meu íntimo está povoado de visões sombrias, prenunciando o fim da nossa felicidade; mas eu sou um homem e sou forte... Querida, não me negues a tua mão para atravessarmos juntos o caminho da vida, porque, contigo, vencerei o próprio impossível!...
Ela estremeceu em face dessas observações, que lhe não eram familiares. Num relance, retrocedeu à noite anterior, considerando o atrevimento do governador, que dignamente repelira, experimentando, ao lado da aflição pelo companheiro, soberana tranqüilidade de consciência e, tomando ligeiramente as mãos do esposo, levou-o a um canto do terraço, onde se postou à frente de uma harpa harmoniosa e antiga, cantando baixinho, como se a sua voz, naquela noite, fosse o gorjeio de uma cotovia apunhalada:

"Alma gêmea da minhalma,
Flor de luz da minha vida,
Sublime estrela caída
Das belezas da amplidão!...

Quando eu errava no mundo
Triste e só, no meu caminho,
Chegaste, devagarinho,
E encheste-me o coração.

Vinhas na bênção dos deuses,
Na divina claridade,
Tecer-me a felicidade,
Em sorrisos de esplendor!...

És meu tesouro infinito,
Juro-te eterna aliança,
Porque eu sou tua esperança,
Como és todo o meu amor!"


Tratava-se de uma composição dele, na mocidade, tão ao gosto da juventude romana, dedicada a ela própria, e que o seu talento musical guardava sempre, para circunstâncias especiais do seu sentimento. Naquele instante, porém, sua voz tinha tonalidades diferentes, como se houvera encerrado na garganta uma toutinegra divina, exilada dos prados brilhantes do Paraíso.
Na última nota, tocada de tristeza e angústia indefiníveis, Públio tomou-a brandamente de encontro ao peito, forte e resoluto, como se quisesse reter para sempre, no coração, a sua jóia de inimaginável pureza. Agora, era Lívia a chorar copiosamente nos braços do companheiro, e este a beijá-la nos transportes de sua alma leal e, por vezes, impulsiva. Depois daquele arroubo emotivo, Públio sentiu-se desanuviado e satisfeito.
- Porque não regressarmos a Roma quanto antes? - perguntou Lívia, como se o seu espírito estivesse clarificado por luzes proféticas, com relação aos dias futuros. - Junto dos filhinhos retomaríamos nossas obrigações habituais, cientes de que a luta e o sofrimento estão em todos os lugares e de que toda alegria significa, neste mundo, uma bênção dos deuses!..
O senador ponderou a proposta da companheira, estabelecendo a análise de toda a situação no seu íntimo, obtemperando, por fim:
- Tua observação é justa e providencial, minha querida, mas, que diriam os nossos amigos quando soubessem que, depois de tantos sacrifícios com a viagem, havíamos resolvido a permanência de apenas uma semana em região tão distante? E a nossa doentinha? Seu organismo não tem reagido de modo eficaz, em contacto com o novo clima? Estejamos confiantes e tranqüilos. Apressarei a partida para Cafarnaum e, em breves dias, estaremos em novo ambiente, segundo os nossos desejos.
Assim aconteceu, efetivamente. Reagindo às viações perniciosas do meio, Públio Lentulus providenciou a solução de todos os problemas atinentes à mudança, fazendo ouvidos moucos às indiretas de Fúlvia, enquanto Lívia, escudando-se na superioridade de sua alma, buscava insular-se dentro do pequeno mundo de amor dos dois filhinhos, fugindo à presença do governador, que não desistira dos seus assédios, e junto de quem a figura nobre de Cláudia sabia despertar em todos a mais sincera simpatia. - continua... (III - Em casa de Pilatos)


--------------------------------------------------------------------------------

O POEMA COMPLETO

Tragédias e Esperanças - Faltavam somente quatro dias para a realização das grandes festas, em que mais de uma centena de senadores receberia a auréola do supremo triunfo na vida pública. Públio Lentulus, que seria dos homenageados na festa memorável, não obstante o luto da família, aguardava o grande momento, com ansiedade. É que, recebida a expressão suprema da vitória de um homem de Estado, levá-la-ia aos pés da esposa, como símbolo perene do seu afeto e do seu reconhecimento da vida inteira. No seu íntimo, arquitetava a maneira mais doce de se dirigir novamente à companheira, no timbre caricioso e suave que a sua voz havia perdido há vinte e cinco anos, e, verificando a continuidade do seu amor, cada vez mais profundo, pela esposa, esperava ansiosamente o instante da sua reintegração na felicidade doméstica.
De noite, naquelas horas longas que se passavam, enquanto o velho coração se preparava para as bênçãos da ventura conjugal, em breves dias, ia ele até às proximidades dos apartamentos da esposa, situados bem distantes do seus, naqueles prolongados anos de amarguras infindas. Na antevéspera das grandes festividades a que nos referimos, seriam vinte e três horas, quando a sua figura se postara em frente aos aposentos da companheira, antegozando o ditoso momento da penitência, que significava para ele uma alegria suprema. Enquanto o pensamento se afundava nos abismos do passado longínquo, sua atenção espiritual foi repentinamente despertada pela melodia suave de uma voz de mulher, que cantava baixinho no silêncio da noite. O senador aproximou-se, vagarosamente, da porta, colando o ouvido à escuta... Sim! Lívia cantava em voz apagada e mansa, qual cotovia abandonada, fazendo soar levemente as cordas harmoniosas de uma lira de suas lembranças mais queridas. Públio chorava comovido, ouvindo-lhe as notas argentinas que se abafavam no ambiente restrito do quarto, como se Lívia estivesse cantando para si própria, adormentando o coração humilde e desprezado, para encher de consolo as horas tristes e desertas da noite. Era a mesma composição das musas do esposo, que lhe escapava dos lábios naquele instante em que a voz tinha tonalidades estranhas e maravilhosas, de indefinível melancolia, como se todo o seu canto fosse o lamento doloroso de rouxinol apunhalado:

Alma gêmea da minhalma,
Flor de luz da minha vida,
Sublime estrela caída
Das belezas da amplidão!...

Quando eu errava no mundo,
Triste e só, no meu caminho,
Chegaste, devagarinho,
E encheste-me o coração.

Vinhas na bênção dos deuses,
Na divina claridade,
Tecer-me a felicidade
Em sorrisos de esplendor!...

És meu tesouro infinito,
Juro-te eterna aliança,
Porque sou tua esperança,
Como és todo o meu amor!

Alma gêmea da minhalma,
Se eu te perder, algum dia,
Serei a escura agonia
Da saudade nos seus véus...

Se um dia me abandonares,
Luz terna dos meus amores,
Hei de esperar-te, entre as flores
Da claridade dos céus...

Daí a minutos, a voz harmoniosa calava, como se fora obrigada a um divino estacato. O senador retirou-se, então, com os olhos marejados de lágrimas, refletindo consigo mesmo:
- "Sim, Lívia, de hoje a dois dias hei de provar-te que foste sempre a luz da minha vida inteira... Beijarei teus pés com a minha humildade agradecida e saberei entornar no teu coração o perfume do meu arrependimento..."
Penetrando no aposento de Lívia, vamos encontrá-la genuflexa, depois de haver deposto, sobre um móvel predileto, a lira das suas recordações. Ajoelha-se, como sempre, diante da cruz de Simeão que, nesse dia, mostrava a seus olhos espirituais uma claridade mais intensa. No curso de suas preces, ouviu a palavra do amigo invisível, cuja tonalidade profunda parecia gravar-se, para sempre, no imo da sua consciência:
"Filha - exclamava a voz amiga, do plano espiritual -, regozija-te no Senhor, porque são chegadas as vésperas da tua ventura eterna e imorredoura! Eleva o pensamento humilde a Jesus, porque não está longe o instante ditoso da tua gloriosa entrada no seu Reino!..."
Lívia deixou transparecer no olhar uma atitude de alegria e surpresa, mas, cheia de confiança e fé na providência divina, guardou, nos refolhos mais íntimos do coração, o conforto daquelas palavras sacrossantas. (IV - Tragédias e esperanças 275)

Post do MATHEUS . Achei lindo e copiei.

A Felicidade existe!
Fiquei um bom tempo pensando no título desse post e não quero que pareça o encarte de um livro de auto ajuda ou algo assim, acho que na verdade o título devia ser outro “Devaneios do CKO” o que não deixa de ser um devaneio o que vou escrever agora, para alguns sim para outros não, a idade ensina algo? diria que sim, o tempo ensina algo? Logicamente que sim. Mas o título é “A felicidade existe!” sim existe meus caros amigos, mas pasmem ou não a gente só tem certeza que era feliz quando a fase da felicidade passou, isso é um fato.


No alto dos meus quase 30 e muito pouca experiência para falar de um tema tão complicado me atrevo mesmo assim a dizer o que penso, e para descrever o que penso caros amigos vou citar fases, algumas poucas da minha vida, escolhidas a eximo e tentando ser o mais claro possível, para não encher o leitor com bobagens. Pois bem vamos direto ao ponto. Certa vez aos meus 18 anos boa fase, trabalhava feito um doido em um deposito no Rio Grande do Sul, chegava em casa morto de cansado, e a parte mais feliz do meio dia, era chegar em casa e assistir a “F.R.I.E.N.D.S” me divertia com os episódios e sonhava pra mim a vida dos personagens, viver sozinho e tal, tocava meio violão tirava o tema do programa, ganhava pouco mas dava pra pagar a TV a cabo com orgulho, em poucas horas de descanso via o mundo todo ali. Morava com minha mãe não tinha compromisso nenhum, mas não estava contente queria morar sozinho ter minha própria vida. O tempo passou tive minhas namoradas e ai começou os erros e acertos, e tive as primeiras lições de uma vida de adulto. Primeira: A vida não é um filme e nem um seriado de Friends, mas fui levando, tantas decepções que não citarei pelo menos não nesse momento, pois bem o tempo passou e com o passar do tempo, deixei de lado o violão os Friends o Dragon Ball e parti para as lutas do dia a dia, trabalhar, ganhar dinheiro, “crescer” na vida, sonhava em morar sozinho comer o que eu quisesse chegar a hora que quisesse, esse dia chegou, contas, faculdade, responsabilidades.
Quanto mais meu cheque no final do mês cresce, ou melhor, o pouco que cresce, mas responsabilidades e menos tempo pra fazer algo por mim. Um emprego não basta vamos arrumar outro, dormir pra quê, dormir é pra perdedores. O tempo livre pensar em um negócio próprio, em não ser mais empregado..e a vida vai passando e vai passando e você acaba se dedicando a algo que não sabe se vai valer a pena, e você então um dia em baixo do chuveiro quente depois de um dia estressante de trabalho reflete..o que estou fazendo da minha vida, onde quero chegar, será que vale a pena? Lembro então de tempos que eu era feliz e não sabia, dormia sem preocupações, não tinha dores no estômago. Mas precisamos disso precisamos evoluir, hoje tenho quase certeza que não vivemos, pelo menos no meu caso a felicidade quando ela aparece, ou estamos pensando no futuro ou estamos no passado, a se eu tivesse feito isso ou aquilo poderia ter sido diferente. Comecei a minha vida como Luke e estou me transformando em Darth Vader o império em primeiro lugar, claro que falo em império no sentido figurado, não sou bem de vida, ou sou, mania de a gente sempre reclamar daquilo que tem e sempre achar que a grama do vizinho é mais verde. Trocar de carro pra que? Um carro de 15 mil e um de 150 mil me levará do mesmo jeito onde eu quiser ir, ok vocês vão me dizer. Não é a mesma coisa…é claro que não o conforto e acima de tudo o STATUS isso é o que faz na maioria das vezes a gente querer o que não precisa. Mas sim a felicidade existe e não estou sendo irônico na afirmação..e vou dizer por que eu era feliz no tempo de F.R.I.E.N.D.S e sou feliz agora como fui no passado, mas so vou entender isso daqui a algum tempo a vida é assim. Espero que um dia eu possa tirar essa capa preta e largar minhas armas e poder descansar, e na minha poltrona com uns 70 anos e quase no fim da minha vida, desfrutar da minha aposentadoria e ter um disquinho com todas as temporadas de Friends, Dragon Ball, Star Wars e todos os filmes que se direito só naquele disquinho, vou assistir na minha TV de 90 polegadas que custará alguns meros Reais ou sei lá o dinheiro que estaremos usando e poder assim voltar no tempo, e debaixo do chuveiro em um banho quente olhar pra trás e pensar..sim eu fui Feliz e a felicidade existe. Meus netos estarão correndo ao redor de mim, minha esposa velha ao meu lado e tudo que eu falar pra eles, eles vão dizer na hora que eu não entendo nada da vida, como assim um dia eu falei para meu pai e meu avô, e a humanidade vai seguir no seu ritmo, sem nem mesmo saber aonde exatamente se quer chegar.
E perto da minha morte vou lembrar-me de quando era criança, do gosto da comida da minha mãe, que por dinheiro nenhum do mundo, nem no melhor restaurante do mundo conseguirão fazer igual. Vou lembrar-me do gosto da Coca-Cola..aquela que só tínhamos no final de semana quando éramos crianças e que tinha um gosto todo especial, a qual repartia a noite colocando o copo um do lado do outro pra ver se um não estava logrando o outro. Relembrar meu irmão que se foi, e do tempo que éramos realmente felizes comendo pão com margarina e jogando CCE em uma TV de 14 polegadas. E então minha vida chegará ao fim como tudo na vida..e então vou descobrir o que acontece e lembrar que fui realmente feliz nas pequenas coisas. Amigos pensem nisso, e desculpem o devaneio desse seco, e nunca esqueçam “A felicidade existe!” e é mais simples do que todos nós imaginamos. FIM.

Um novo mundo é possível






Um novo mundo é possível!?

Vivemos em uma época complicada, mas qual época não o foi? Fome, miséria, guerras, nada disso é novo, sempre ocorreu este tipo de coisa e infelizmente sempre ocorrerá. Pode ser que esta seja uma visão pragmática, mas prefiro dizer realista. A luta contra estes fatos imponderáveis é parte integrante da vida humana, tão complexa e difícil de se entender.
O homem busca sobreviver, alguns dizem que em paz, mas isto não é algo verificável, principalmente porque, normalmente vê-se os seres humanos em conflitos, grandes ou pequenos, sempre em conflitos. Talvez as pessoas queiram realmente viver em paz, tranquilidade, mas isso depende de que forma estas pessoas querem esta paz. No mundo moderno ou pós-moderno o processo de individualização é bastante desenvolvido, o que gera uma multidão de opiniões de como seria essa paz. Quanto mais individualizados forem os “indivíduos”, maior será a multiplicidade de conceitos diferenciados sobre paz, pois maior será o número de representações sobre a realidade. Não que em certa medida, sempre, cada indivíduo tenha uma forma de se representar a realidade, mas no individualismo as divergências entre as mais variadas representações se tornam cada vez maiores, perde-se uma representação coletiva de apoio a representação individual.

Sem dúvida é impossível, ao menos logicamente, existir estabilidade em uma sociedade com um sem número de conceitos e atitudes que visam chegar a esta estabilidade. Não que para existir tal equilíbrio em uma sociedade, o único meio seja existindo apenas um conceito e uma única prática. O problema relacionado aos conceitos, que leva a instabilidade, não é serem estes múltiplos, o problema é o individualismo doentio que se verifica na sociedade, se assim me é permitido falar. A multiplicidade em si é normal. As diferenças existem para que todas as pessoas tenham vez na sociedade, uma pessoa sabe fazer um trabalho muito bem, outra sabe fazer outro tipo de trabalho também muito bem. Dessa forma cada pessoa é uma parte do todo.

O problema com o individualismo é que este perverte as diferenças. Uma pessoa muito individualizada corre o risco de pensar que é diferente de outra porque é melhor, sendo que na verdade não se pode ser o melhor em tudo. Para quem pensa que sim, faça um teste. O problema do individualista é que ele engana a si mesmo e finda por prejudicar os outros, uns mais, outros menos, porque ao invés de aplicar suas melhores habilidades em favor de todos, ele achando que suas aptidões existem somente para garantir a sua própria sobrevivência usa-as unicamente em benefício próprio.

Existe um discurso sofismático que defende a superioridade de algumas pessoas sobre outras em condições normais, mas quais seriam essas condições? Por mais orgulhoso que se seja e mais capacitado que se possa ser sempre haverá algo em que o ser humano precisará da ajuda de outrem, ou se mais orgulhoso ainda for o sujeito este limitará muito as suas possibilidades pois decidirá fazer somente aquilo que é capaz de fazer sozinho.

É claro que o que foi dito por último é bastante exagerado, pelo menos dentro da “normalidade”. Mas o interesse aqui é desmistificar a idéia da super independência do individuo. Em certo sentido, diria em um sentido bastante amplo, que muito tem faltado quanto a atitudes voltadas para o social, isto não digo dos Governos, pois destes realmente tem faltado, mas falo sobre os indivíduos integrantes desta sociedade moderna ou pós-moderna, que é o interesse na presente discussão. Destes muito pouco se vê fazer pelo social, não falo de alívios de consciência, mas falo de atitudes reais, periódicas, frequentes. E nisto as atitudes das pessoas realmente precisam mudar, não é meramente questão de ajuda aos pobres, ou dar de comer a quem tem fome, mas sim denunciar a corrupção, o descaso de quem tem a obrigação legal de trabalhar em prol do bem público, combater atitudes que prejudicam o bem estar da sociedade como um todo.

Muito há que se pensar sobre este assunto, e isto é algo que tem faltado, e digo isto porque o muito que se tem pensado, parece ter sempre em vista a manutenção das atuais condições. Muito há que se discutir e muito há que se fazer para mudar a atual conjuntura, provavelmente é necessário descobrir qual seja a atual conjuntura. Talvez seja Utopia pensar que os “Indivíduos” possam agir “socialmente”. E esta é a pergunta que se põe: Um novo mundo é possível?

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A Idade de Ser Feliz




Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.

Eu Aprendi ....

Eu aprendi...
...que ignorar os fatos não os altera;

Eu aprendi...
...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

Eu aprendi...
...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

Eu aprendi...
...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi...
...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

Eu aprendi...
...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

Eu aprendi...
...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

Eu aprendi...
...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

Eu aprendi...
...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

Eu aprendi...
...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.


(Boa noite , Amor )

Há Momentos

Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.



.

NADA COMO O TEMPO

Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.

Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.

Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.

O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.

No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

20 de Janeiro


Hero - Mariah Carey / Saudade - Hoje lembrei de vc Gigante








Saudade não tem forma nem cor; não tem cheiro nem sabor.
Fala-se nela, mas não se vê; só pensa nela quem acredita.
Ela é parte da ausência; ela é parte do amor; ela tem realidade, mas quem a tem sente dor, uma dor miudinha, que cresce no coração, e que nunca vem sozinha…

Acompanha a solidão; quem a sente nunca esquece, nem nunca esquecerá, o sentimento que não adormece, por alguém que não está!

Saudade é um pouco como fome.
Só passa quando se come a presença.
Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda.
Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.

Porque eu sinto saudade
Não sei do que, nem de quando.
Talvez até saiba
Talvez só não queira admitir.
Mas talvez eu não queira mesmo é sentir saudade,
só queria deixar de senti-la, agora que já não sinto quase nada!”

Antigamente éramos três
Eu você e a felicidade
Hoje somos dois eu e a
saudade.

Nem o ácido do tempo
dissolve a dura saudade
em que o amor se tornou.

Saudade é uma água que só nos deixa molhados, sem nos limpar.

A saudade é a luz viva que ilumina a estrada do passado.

Com meus relacionamentos anteriores aprendi, que não devo ter relacionamentos posteriores á eles.

A saudade é um pouco dessa incerteza da separação.

A saudade é o passar e o repassar das memórias antigas.

A saudade é o alimento vão de um espírito desocupado.
É preciso, acima de tudo, evitar a saudade ocupando sempre o espírito com novas sensações e novas imaginações.

A ausência diminui as paixões medíocres e aumenta as grandes, assim como o vento apaga as velas, mas atiça as fogueiras.

A casa da saudade chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração.

A distância impede que eu te veja, mas não impede que eu te ame.

A ausência torna o coração mais amante.

A sua ausência nos causa profunda tristeza, mas relembrar as alegrias que você gerou entre nós é como se você aqui estivesse presente.

Faça da sua ausência o bastante para que alguém sinta sua falta, mas não prolongue-a demais para que esse alguém não aprenda a viver sem ti.

Quando a saudade é demais, não cabe no peito: escorre pelos olhos.

Saudade é um afecto, excelso amor, o melhor amor e o mais incorruptível que o passado nos herda.

A saudade é um pouco dessa incerteza da separação.

A distância pode causar saudades, mas nunca o esquecimento!

A saudade não mata, mas martiriza um sincero coração.

SaUdAdE



Saudade não tem forma nem cor; não tem cheiro nem sabor.
Fala-se nela, mas não se vê; só pensa nela quem acredita.
Ela é parte da ausência; ela é parte do amor; ela tem realidade, mas quem a tem sente dor, uma dor miudinha, que cresce no coração, e que nunca vem sozinha…

Acompanha a solidão; quem a sente nunca esquece, nem nunca esquecerá, o sentimento que não adormece, por alguém que não está!

Saudade é um pouco como fome.
Só passa quando se come a presença.
Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda.
Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.

Porque eu sinto saudade
Não sei do que, nem de quando.
Talvez até saiba
Talvez só não queira admitir.
Mas talvez eu não queira mesmo é sentir saudade,
só queria deixar de senti-la, agora que já não sinto quase nada!”

Antigamente éramos três
Eu você e a felicidade
Hoje somos dois eu e a
saudade.

Nem o ácido do tempo
dissolve a dura saudade
em que o amor se tornou.

Saudade é uma água que só nos deixa molhados, sem nos limpar.

A saudade é a luz viva que ilumina a estrada do passado.

Com meus relacionamentos anteriores aprendi, que não devo ter relacionamentos posteriores á eles.

A saudade é um pouco dessa incerteza da separação.

A saudade é o passar e o repassar das memórias antigas.

A saudade é o alimento vão de um espírito desocupado.
É preciso, acima de tudo, evitar a saudade ocupando sempre o espírito com novas sensações e novas imaginações.

A ausência diminui as paixões medíocres e aumenta as grandes, assim como o vento apaga as velas, mas atiça as fogueiras.

A casa da saudade chama-se memória: é uma cabana pequenina a um canto do coração.

A distância impede que eu te veja, mas não impede que eu te ame.

A ausência torna o coração mais amante.

A sua ausência nos causa profunda tristeza, mas relembrar as alegrias que você gerou entre nós é como se você aqui estivesse presente.

Faça da sua ausência o bastante para que alguém sinta sua falta, mas não prolongue-a demais para que esse alguém não aprenda a viver sem ti.

Quando a saudade é demais, não cabe no peito: escorre pelos olhos.

Saudade é um afecto, excelso amor, o melhor amor e o mais incorruptível que o passado nos herda.

A saudade é um pouco dessa incerteza da separação.

A distância pode causar saudades, mas nunca o esquecimento!

A saudade não mata, mas martiriza um sincero coração.



segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


-Finalmente eu tinha reconhecido
no seu olhar centralizado e no seu
sorriso espalhado, o meu príncipe.'

Meu Anjo




- Anjo meu, guia-me até onde mora a razão,
para que possa conhecer a compreensão.
Anjo meu, oriente-me que caminho seguir,
e encontrar a paz do destino.
Anjo meu, ensina-me a orar com coração,
para que minha boca não peça,
além do que necessito.
Anjo meu, deixe-me sentir seu
perdão,
e conhecer a liberdade da alma.
Anjo meu, diga-me que direção a paz
espera por um coração,
para alimentar a esperança.
Anjo meu, preciso da força de uma semente,
que brota e busca o sol,
e seguir meus sonhos...
Anjo meu, quando me encontrar perdido,
que eu veja uma estrela
e me encontre no milagre da ressurreição...
Anjo meu, deixe-me voar em suas
poesias,
e conhecer um mundo cercado de amor...
Anjo meu, iluminai-me, para quando
passar por sombras a sua luz me guiar...
Anjo meu, segure minha,
e conduza-me até onde
Deus espera por minhas orações

Quem combate

Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você.

( Friedrich Nietzsche)

Na casa Dela


Trago a emoção
Bem vivida em meu coração
No instante em que
Ví o fogo santo brotar do chão
Como uma flor
Como uma semente de ardor
Com um esplendor de uma cor
Que não tem comparação

O fogo eu ví
A sensação pude sentir
Nos meus pés descalços
Era suave e morno o calor
E a mais no ar
Havia perfume a exalar
Tão embriagador de quase não
Se poder respirar

Como se não bastasse
O fogo e o olor
Foi tocado um sino que eu sei
Que um anjo foi quem tocou
Fogo, calor, perfume
Som de sino, oiô
Só faltava o mel,
Só faltava o mel
Mas o mel chegou!

Pingava mel
Da parede escorria mel
Eu passava o dedo
E provava sem medo e sem temor
Doce sabor
Comprovava o gosto de amor
Lá na casa dela
Na casa dela, a Mãe do Senhor

Amar é fundamental

Amar é fundamental !
Muitos dizem amar sem saber o significado
muitos não sabem que ama
outros falar sem sentir
Dizer que ama sem amar é a mesma coisa de tomar atitude sem se decidir
Encontrar um anjo como eu encontrei não é fácil.
Quando não se tem certeza que ama é mais fácil dizer :Sempre estarei com você.
Amor é um palavra que não pode ser definida
Apenas sentida.

Estar com você é saber que o céu não é o limite
Que o nosso mundo , só nós criamos , e só entra quem a gente permite.

Amar você é um privilegio
é como tirar notas máximas no colégio
É como acertar na loteria
Viver com você como meu namorado é intenso e real
Sem resumo nem final
Obrigado por estar em minha vida
Assim como todo dia com você é especial !
Kristian , Amo você Muito. ( )

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Curta cada momento!




Seja feliz!

Não perca seus Valores comparando com os de outras pessoas...

É por sermos diferentes uns dos outros que cada um de nós é Especial...

Não estabeleça seus objetivos por aquilo que os outros consideram importante...

Só você pode descobrir o que é Fundamental em teu Ser...

Não desista enquanto tiver algo para ofertar...

Uma coisa só termina no momento em que se deixa de tentar...

Não corra pela vida com pressa de chegar...

Isso faz com que esqueçamos onde estevivemos e o que desejamos alcançar...

A Vida não é uma competição, mas uma Jornada...

E cada passo do Caminho só pode ser Compreendido quando aprendemos a Amar...







quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

" A Determinação Dá Força à Alma"


Determinação significa firmeza e perseverança.
Mesmo que possa haver uma meta elevada e ideais grandiosos, sem determinação não posso trazê-los à manifestação prática.
Determinação enfrenta todas as dúvidas e não as nutre.
Determinação conquista a falta de esperança e traz autoconfiança.
Determinação é a chave para o sucesso.
Posso cultivar esta virtude percebendo que cada segundo de cada dia é uma chance única na vida para fazer esforços e alcançar purificação e para adquirir um caráter elevado por muitas vidas futuras.
Se desperdiço os segundos inestimáveis desta vida, quando terei esta oportunidade preciosa novamente?

("As Virtudes Divinas” - de Kiran Coyote)

≥═══════════≥◊≤≥◊≤═════════≥
Boas ações e muito sucesso pra você.
FIQUE SEMPRE COM A PROTEÇÃO DO NOSSO QUERIDO PAI!!!
Beijos com muito carinho meu

OS CORPOS EXISTENCIAIS SEGUNDO O APOSTOLO PAULO

OS CORPOS EXISTENCIAIS SEGUNDO O APOSTOLO PAULO

Na Bíblia , no Novo Testamento , na Primeira Espístola de Paulo aos Coríntios , Cap.15, v. 44, há uma passagem que diz : “ Semeia-se corpo animal , ressuscitará corpo espiritual . Se há corpo animal, há também corpo espiritual"(1).
Essa passagem quer nos dizer que o homem é sempre o mesmo, embora esteja vivenciando situações existenciais diferentes, conforme seu modo de vida, de acordo com as experiências existenciais desejadas..
Quando o homem atua no mundo físico , tem para veículo o corpo físico e sua consciência (que é seu instrumento) acha-se desperta neste corpo. Quando está dormindo ou ao morrer , passa para o mundo que fica mais próximo ao mundo físico e o seu veículo é o corpo de desejos (CVE) (2), denominado pelos esoteristas de corpo astral ou emocional. Tal como faz com o corpo físico, a humanidade atual deve aprender a utilizar esse veículo conscientemente. A pessoa o emprega inconscientemente todos os dias, ao experimentar os sentimentos e os desejos , como também quando dorme.
Após a morte, quando entra no mundo celeste, o veículo é o corpo mental (CVM) , que é empregado quando pensamos , pois não há pensamento no cérebro que não tenha passado antes pelo corpo mental ( ou CVM).












Paulo disse que o homem possuía um corpo animal (3) . O corpo animal de Paulo é composto de quatro elementos distintos e separáveis, destinados a perecer . Dois destes elementos são formados de matéria física e jamais se separam completamente antes da morte, embora a separação parcial possa ser feita por substâncias anestésicas ou pela doença . A este conjunto do corpo animal ao qual Paulo se refere, denominamos CORPO FÍSICO-ETÉRICO , ou campo vibratório etérico (CVEt).
O corpo animal de Paulo, representado no quadro de Botticelli (acima), onde o Centauro representa o ser humano e Atena a Consciência do Centauro.

O homem, na vigília, age conscientemente neste CVEt, que é para ele, seu veículo de consciência no mundo físico.
O campo vibratório etérico é denominado pelos esoteristas e espíritas de corpo etérico ( ou duplo etérico ) e tem como função principal a recepção e a distribuição do Prana (4).
O campo vibratório etérico tem dimensões que ultrapassam às do corpo físico, atingindo cerca de um centímetro além da epiderme do corpo físico . É o responsável pela saúde do corpo físico , constituído por uma aura mais ou menos viva e luminescente , que alguns estudiosos já denominaram de aura da saúde .
O campo vibratório etérico não é um veículo de consciência . Embora fazendo parte do corpo físico e nele vivendo interpenetrado , não possui sentidos que lhe possibilitem , quando isolado , estabelecer contato com o mundo exterior.
O CVEt tem funções que é a humanidade atual precisa conhecer . As principais são :
1º ) Servir de intermediário plástico entre o corpo físico e o campo vibratório emocional (CVE ) (5), permitindo ao indivíduo ter consciência física das sensações .
2º ) Receber e distribuir ao corpo físico , por intermédio do sistema nervoso , a energia vital ( O Prana, o Orgônio de Reich, O Chi dos Chineses, etc) proveniente do Sol .
Para que se entenda melhor a primeira função , é necessário que se saiba que as células do corpo físico não possuem a capacidade de sentir. As células físicas registram e transmitem ao sistema nervoso as vibrações provindas dos contatos físicos com o exterior que, conforme seu número de oscilações ( ou freqüência ) , se mostram capazes de ser percebidas . Tais vibrações são imediatamente transmitidas pelo sistema nervoso ao CVEt que , por sua vez , as passa ao CVE. Este transforma imediatamente em sensação, que percorrendo o mesmo caminho em sentido inverso , vai até o cérebro físico que dá ao indivíduo a consciência da sensação vivida pelo corpo emocional .
A anestesia, o hipnotismo e outras práticas do mesmo gênero, provocam um ligeiro deslocamento do CVEt que , passando a não coincidir com o corpo físico , impede a marcha das vibrações para o CVE.








A segunda função, está ligada , intimamente , a saúde física .
As energias que circulam no corpo etérico são essenciais á manutenção da vida das pessoas que estão encarnadas no plano físico .
O CVEt para receber e distribuir a energia vital possui os centros de força denominados chakras . Esse centros de força funcionam como acumuladores , realizando seu trabalho à semelhança de dínamos ou baterias.

O CVEt não é apenas o veículo da força vital; ele fornece o padrão básico segundo o qual o corpo físico é construído . Esse padrão básico é a matriz etérica que está diretamente ligada com o estado de saúde da pessoa , pois a sensibilidade , a qualidade e a capacidade de recuperação do corpo físico estão diretamente relacionadas com o caráter e a qualidade do corpo etérico .
Cada célula do corpo humano tem seu equivalente de energias elétricas , emocionais e mentais localizadas em cada veículo de expressão da PERSONALIDADE (6) interpenetrando e circundando os seus campos vibratórios.
















CAMPOS VIBRATÓRIOS DO SER

A corrente sangüínea e o sistema linfático são muito importantes para a saúde do corpo etérico.
O sistema linfático parece que equilibra a energia do corpo etérico controlando a quantidade de sangue que flui para qualquer região . Pela clarividência, observa-se que o sistema linfático é esponjoso e frouxamente entrelaçado .
O SISTEMA LINFÁTICO

A linfa , etericamente , parece ter uma carga negativa , e o sangue , positiva , conclusão essa baseada nas observações de que o sangue possui mais “ faíscas “ de energia elétrica do que a linfa , que pareceu mais pálida , de coloração levemente acinzentada , e menos vigorosa . A linfa deu a impressão de ser receptiva na sua interação com a corrente sangüínea , uma vez que, produtos indesejáveis do sangue eram transferidos para os gânglios linfáticos , que foram percebidos com pontos de conexão para determinadas energias rejeitadas pelo sangue.

O terceiro elemento é o campo vibratório emocional (CVE) ou Corpo dos Desejos , assim chamado porque os sentimentos e as paixões do homem nele encontram instrumento especial. Durante o sono, o homem , abandonando o corpo físico, prossegue suas atividades conscientes neste outro corpo que tem por meio normal o mundo invisível mais próximo da terra e que representa seu veículo de consciência no menos elevado dos mundos hiperfísicos, o mundo astral, o primeiro no qual o homem ingressa após a morte .
O CVE é o veículo por meio do qual sentimos desejos , emoções e sentimentos de toda espécie . A característica principal do CVE é a faculdade de sentir , faculdade esta que , ao realizar-se , abrange desde a mais simples e elementar sensação até as mais complexas formas de emoções e sentimentos.






O CAMPO VIBRATÓRIO EMOCIONAL

A natureza emocional e passional da criatura humana está toda ela sediada no CVE. O CVE é que nos vincula e escraviza ao mundo . É quem nos possibilita o aparecimento do desejo , que se revela tanto no ato de possuirmos coisas , como no de gozarmos da sensação que elas nos provocam .É nesse campo emotivo onde se chocam as energias inferiores provindas da nossa personalidade, como os interesses mesquinhos e as paixões bastardas , com as energias superiores provindas da parte divina do ESPÍRITO (Self) , que se expressam por altas aspirações e ideais elevados , criando no indivíduo encarnado um verdadeiro campo de batalha interior .
É através desse veículo que sofremos e recebemos as lições de cada vida . A dor e o sofrimento sendo analisados pela mente humana permitem ao indivíduo analisar cada sentimento vivido , segundo o sentimento que o provocou , descobrindo-lhe através dos efeitos recebidos em seu corpo emocional , as causas que os provocaram e então , estabelecer um parâmetro racional para o aprendizado da sua alma . O CVE está íntima e indissoluvelmente ligado entrelaçado e ligado ao campo vibratório mental concreto (CVMc)







As vibrações capazes de serem captadas por nossos sentidos físicos é transmitida imediatamente ao CVEt que , por sua vez , a retransmite o CVE porque como se sabe , não é o corpo físico que realiza nossas emoções e sentimentos , pois as células do veículo físico não têm capacidade para sentir A capacidade do corpo físico se limita a colher e transmitir aos CVEt e CVE as vibrações provindas do exterior. Essas vibrações , ao atingirem o CVE transformam-se imediatamente em sensações , emoções e sentimentos . Essas vibrações captadas pelo CVE é transformada em sensação que logo é percebida pelo Espírito . O Espírito não sente , percebe . Quem sente é unicamente o CVE. Depois de transformada em sensação, a vibração percorre o itinerário inverso, onde é levada ao cérebro físico , pelo sistema nervoso , e aí é incorporada á consciência física .
O CVE também possui chakras . Esse chakras estão situados nos mesmos lugares e com os mesmos nomes do CVEt.
O CVE não dispõe de nenhum sentido que corresponda ao corpo físico . Por esse motivo, ele não vê por meio dos olhos nem escuta por intermédio de ouvidos . Para realizar essas faculdades o CVE dispõe das faculdades inerentes aos seus chakras . É capaz de ver por todos os lados e escutar por todas as suas partículas .
A matéria que constitui o CVE varia tanto em qualidade, como em quantidade. As pessoas que têm o seu corpo emocional formado por matéria extraída dos subplanos mais baixos do astral , possuem vibrações que somente possibilitam a realização de sentimentos pouco elevados.






OS NIVEIS CONSCIENCIAIS DOS "CORPOS" By Renato Coutinho

Esse corpo de natureza vibratória mais baixa é denominado de campo vibratório emocional inferior (CVEi)(Veja figura acima). Porém se a pessoa for se habituando a cultivar sentimentos mais nobres que aqueles a que está familiarizada , irá atraindo para o seu CVE a matéria mais refinada desse plano , justamente aquela que constitui os subplanos mais elevados . E esse campo, então, se denomina campo vibratório emocional superior (CVEs).

A pessoa que possui o CVEs, que é formado unicamente de matéria nobre , portanto , mais elevada , e que opera através do chakra verde (7) ,não tem capacidade para estabelecer contato com seres e fenômenos em cuja vida ou atividade seja utilizado material astral de nível inferior , e por esse motivo , está impossibilitada de tomar conhecimento de tudo o que se passa nos subplanos inferiores , de cuja matéria seu corpo não participa . Quero, com isso, dizer que o corpo emocional superior só tem capacidade de sentir aquilo cuja vibração abranja a matéria de que ele está formado. É neste plano de consciência , que os chamados guias e entidades superiores de que fala o espiritismo, estão situados.
CAMPO MENTAL SUPERIOR

O CVEs desempenha um papel extremamente importante no drama das pessoas se tornarem totalmente humanas. É a experiência das pessoas se tornarem senhoras do seus corações , mestres do amor e da vida . Esse campo é a experimentado sempre que as virtudes emocionais mais elevadas se expressam . Essas emoções superiores são as facetas da experiência do Espírito , as vibrações do divino . São sentimentos que estão disponíveis as pessoas e podem ser sentido à medida que a pessoa ascende e ultrapassa as nuvens do CVEi. Através da experiência dessas energias de vibração mais elevada , as pessoas aceleram as vibrações do CVEi, estabilizando-as , permitindo que as vibrações densas e lentas dos seus apegos cármicos sejam liberadas .

O quarto elemento é o campo vibratório mental (CVM) (8) , assim chamado porque é empregado pela natureza intelectual do homem , o pensamento concreto . É o veículo de consciência no segundo dos mundos hiperfísicos e o menos elevado dos mundos celestes onde os homens passam após a morte , quando deixam o mundo astral.
O CORPO MENTAL

O CVM é o veículo por meio do qual a criatura humana exerce suas atividades mentais e intelectuais, tais como o pensamento , a memória , a imaginação, o raciocínio , a conceituação e a discriminação .
É o veículo de expressão do ser humano nos níveis concretos do plano mental , qualificado pela lógica, dedução e análise. O seu veículo de expressão nos níveis mais sutis do plano mental é denominado campo vibratório mental abstrato (CVMa) ou campo vibratório mental superior.
O CVM também possui sua própria faixa de freqüências de energia . A qualidade das vibrações da lógica linear e não dualista do intelecto , por exemplo , difere bastante do que chamamos de “mente superior” , a mais elevada vibração do CVM, que conhece a verdade e trás clareza para a intuição e a escolha . Esta amplitude de freqüências que varia das vibrações mais baixas às vibrações mais altas também é válida para os outros campos .
Se a atividade do nosso cérebro for caótica, nossos pensamentos e nossas ações também o serão. Se nossa consciência ( o supersintonizador (9) ) estiver cheia de estática ou interferência , a capacidade de percebermos as informações e experiências será limitada . Assim sendo , a primeira etapa do desenvolvimento deverá se aprimorar a consciência para que possamos receber sinais claros . Este processo de aprimoramento resultará numa maior coerência e regularidade , não só no cérebro como também em todos os corpos sutis . À medida que a regularidade das funções se intensifica , o poder da consciência aumenta , exatamente como se estivéssemos ampliando o poder do nosso supersintonizador para que ele pudesse captar freqüências cada vez mais altas de energia. Como as freqüências mais altas de energia nos conduzem às oitavas do corpo espiritual, descobrimos que o nosso sintonizador (10) está agora recebendo energias espirituais em quantidade maior numa qualidade melhor de experiência.

O CVM não só irá alargar a sua compreensão e conhecimento , como também os outros corpos sutis irão expressar seus aspectos espirituais .
Esse campo se divide em dois tipos de freqüências independentes , denominadas respectivamente campo vibratório mental concreto (CVMc ou inferior ) e campo vibratório mental abstrato (CVMa ou superior ). Veja figura acima, já mostrada, dos campos vibratórios.
A energia do CVM se reduz, à medida que passa pelos chakras , podendo, desse modo, ter um efeito direto sobre o corpo físico se não for bloqueada no nível emocional , o que algumas vezes ocorre . A freqüência da energia que flui para os chakras depende do desenvolvimento mental do indivíduo .
O CVMc faz parte do veículo da personalidade e o CVMa faz parte do veículo da alma O CVMc é também chamado de mental discriminativo , destina-se a permitir ao ser humano a formulação de idéias concretas .
O CVMc é a mente concreta que é o instrumento de criação dos pensamentos ; constitui-se da substância e das forças dos patamares mais densos do plano mental. Atua como “consciência “ porque ela é um nível de percepção mais profundo do que nossos pensamentos comuns. É uma mente condicionada , limitada ao campo do tempo e do espaço.

A mente concreta funciona como órgão de conhecimento , transformando as sensações que chegam à pessoa , transmitidas do mundo externo por meio dos cinco sentidos, sob a forma de conceitos , idéias , raciocínios , etc . Apresenta o aspecto formador da mente , o qual nos permite imaginar , figurar e construir a nossa realidade. É a base da vontade , da motivação e da ação no mundo exterior . Está sempre fluindo para fora , em busca de se encarnar na matéria e de acumular para si mesma as coisas do mundo. Está sempre reunindo impressões, que tira do mundo exterior, possibilitando a nós a sua apreensão e acúmulo em nós mesmos . Contém nossos pensamentos comuns , nossas emoções e sensações . É a mente que usa o pensamento em todos os níveis - consciente , inconsciente ou superconsciente . É o armazém de todas as lembranças e formas de apego , a partir do qual os problemas de ordem psicológica sempre devem aflorar . Esse condicionamento da mente desvirtua a nossa percepção e altera as nossas emoções . Essa mente condicionada não é apenas pessoal , mas se liga a toda consciência condicionada , a todo pensamento que existe no universo, à mente de todos os seres ..
A medida que a evolução acontece, a mente concreta irá utilizar de modo independente os mecanismos do pensamento , do raciocínio e da lógica , e o Espírito poderá entrar em contato direto com o mundo intuitivo , quando for liberado de algumas atividades básicas que ele tem hoje . Tal fato, deverá acontecer, por causa da fusão dos CVE E CVM, que terão assim uma consciência unificada .
Para a consciência de cada corpo ampliar sua regência, é preciso que a mente humana deixe de interferir em seu trabalho , deixe de querer determinar quais são as suas necessidades .
Considerando-se esses campos vibratórios que atuam no indivíduo de hoje (o CVEt, o CVE, o CVM ) , nota-se que a consciência do corpo físico foi a que mais se desenvolveu . Essa consciência tornou-se capaz , por exemplo , de certo discernimento e percepção em nível intuitivo , além de passar a realizar muitas funções independentes do Espírito.
O DESENVOLVIMENTO DO CAMPO MENTAL

Segundo Paulo , o homem possui também um corpo espiritual. É o Corpo Causal.
O Corpo Causal é o veículo de expressão da alma (11) em seu próprio nível . Esteve polarizado nos estratos superiores do corpo mental e já começa a elevar-se ao nível intuitivo . Enquanto regido pela Lei da Encarnação (12), recolhe dentro de si a síntese das experiências positivas do ser e, em sua periferia , a síntese das que devem ser purificadas e transformadas ; atuando como causas , essas sínteses moldam as vidas futuras . Ao contrário do que ocorre com os corpos temporários do ser , o corpo causal não é desfeito no processo da desencarnação
Este corpo sobrevive de existência em existência , acumulando toda a memória do passado e determinando as causas que dão nascimento aos corpos inferiores . É o receptáculo das experiências humanas , onde se conservam todos os tesouros que colhemos em nossas existências , a sede da consciência e o princípio de vontade .
O corpo causal é a causa da formação dos demais veículos humanos . É a parte imortal da criatura humana , o seu espírito , aquela parte indestrutível enquanto a pessoa permanecer encarnada . O corpo causal é que nos liga a Deus , permitindo a cada um de nós , pela abstração e sentimento devocional , vislumbrar o caminho da evolução . É a permanência do corpo causal que determina a sucessão da múltiplas existências ou encarnações , guardando as sementes do Carma (13). É o veículo por intermédio do qual as pessoas se reencarnam . É formado pelas vibrações dos campos : CVMa, CVB e CVAt. Ver figura sobre os campos vibratórios já apresenta acima.


O campo vibratório mental abstrato (CVMa) destina-se a permitir ao homem a formulação de idéias e pensamentos abstratos . As idéias abstratas não têm formas . Contudo , a vibração mental originada por pensamentos de natureza abstrata , produz-se na matéria que engloba os três subplanos do CVM, formadores do CVMa.
OS CAMPOS VIBRATÓRIOS

O campo vibratório búdico (CVB)(ou intuitivo) é o campo de atuação que permite a criatura humana realizar as mais altas formas de sentimento, como os sentimentos devocionais mais elevados e os sentimentos artísticos mais puros , ao mesmo tempo que possibilita exercer as faculdades da decisão e da intuição . O amor impessoal , incondicional , isento de sensualidade e exclusivismo , é uma realização deste CVB. Ele permite acessar o conhecimento global e direto das coisas, quando a pessoa exerce uma atenção nítida sobre ele , realizando uma percepção global de todos os problemas e fatos , sem auxílio do raciocínio ou de qualquer outra atividade intelectiva, que são atributos do CVM.

O chakra índigo está associado ao CVB que representa os vários níveis de comunicação de espírito para espírito , bem como o nível a partir do qual observamos a manifestação no exterior daquilo que está se passando em nosso interior.










Segundo Paulo , a segunda das três divisões do corpo espiritual é mencionada significativamente em II Coríntios : 5 , 1 quando ele assim afirma: “ Temos nos céus um edifício que vem de Deus , uma morada eterna que não foi feita pela mão do homem “. É o denominado corpo de Beatitude, o corpo glorificado do Cristo - o corpo que ressuscita. Ele não é feito pela mão do homem, isto é, pela ação da consciência sobre os veículos inferiores . Não foi formado pela experiência nem construído com materiais acumulados pelo homem no decurso de sua longa peregrinação evolutiva; é construído por Deus, pela atividade do Seu Espírito e não cessa de crescer.
O campo vibratório átmico (CVA) é um constituinte do corpo causal . É o mais refinado e sutil componente da tríade superior . O destino desse veículo é ser a verdadeira morada do Espírito . Pela nobreza de sua matéria , é o único capaz de estabelecer um campo digno da centelha divina que habita em cada criatura humana . O Espírito durante a evolução humana habita e se localiza no CVA. Para que o Espírito possa se aplicar em qualquer dos outros veículos , tem que vir passando, desde o CVA até os campos vibratórios mais densos. No campo em que o Espírito se aplicar com maior nitidez, irá provocar um estado de consciência próprio desse campo, contudo , este estado vem mesclado sempre com uma vaga consciência dos demais campos, consciência esta, que é produzida pela passagem da ação do Espírito pelos campos vibratórios superiores àquele em que está aplicado.







NOTAS:

1 - CORPO ESPIRITUAL – É o corpo beatitude de Paulo. O corpo espiritual de que Paulo fala é o mesmo Corpo Causal dos esotéricos, é a tríade superior do Espírito. É composto de três partes separáveis. É o aspecto tríplice do Espírito encausado na criatura humana. Compõe-se do CVMa, CVB e CVA.
2 - CVEt - Campo vibratório etérico. É o conhecido e denominado Duplo Etérico. É formado por partículas do fóton.
3 - CORPO ANIMAL - É a estrutura quaternária dos esoteristas. É o corpo físico dos católicos e espíritas. Compõe-se do CORPO FÍSICO, CVEt, CVE, CVMc, formando com eles a PERSONALIDADE ou EGO.
4 - PRANA - É a energia proveniente da Segunda Trindade . É a vivificação dos átomos primordiais do plano físico pela Segunda Emanação da Trindade , que fornece uma energia suplementar da mais nobre natureza e que incorpora a capacidade de se combinarem mutuamente, ficando esse energia integrada ao átomo inicial que mais tarde se integra ao próprio átomo simples ( resultante dos átomos primordiais ) que irá se combinar para formar moléculas . É a energia vital (4 a ) É a mesma energia orgônica (4 b) de W. Reich. É o fóton.
4 a - ENERGIA VITAL – A Energia Vital é o que os japoneses chamam de Ki, os chineses de Chi, os indianos de Prana, os hebreus de Ruach (tem tantas designações como as civilizações que já existiram), e entender que o equilíbrio e a harmonia dessa energia ilimitada que vem da Fonte Suprema) é que gera a vida e a saúde.
4 b - ENERGIA ORGÔNICA - O Orgônio (ou energia orgônica) pode ser considerado literalmente como "Força Vital", também conhecida como "Prana", "Chi", "Energia Universal". A existência desta energia ainda não foi comprovada pela comunidade científica internacional. Tudo o que se sabe sobre o orgônio baseia-se em conhecimentos ancestrais de diversas culturas e nos trabalhos de Reich, fundador da Orgonomia (4 b 1).
4 b 1 - ORGONOMIA - A orgonomia é a ciência que estuda o orgon - uma energia cósmica universal - desde sua influência no bem- estar do homem até o seu papel na construção do universo. Todas as energia constantes no Universo são o resultado das combinações dessa energia primitiva.
5- CVE - Campo vibratório emocional. É o campo das emoções, o Corpo dos Desejos dos esoteristas Assemelha-se ao que chamam de Corpo Astral. No espiritismo é denominado e conhecido como perispírito. Em nosso estudo, pertence ao campo vibratório do âmbito da Personalidade ou Ego. Esse campo vibratório está intimamente ligado ao Registro Akáshico dos esoteristas. No processo da Regressão de Memória é o nível de consciência que os pacientes de Terapias Regressivas (quando entram em estado alpha) acessam, para chegar as subpersonalidades (5 a).
5 a - SUBPERSONALIDADES – São representações autônomas inconscientes que agem independentemente da vontade da pessoa, criando divisões internas que passam a lutar umas contra as outras, permitindo fragmentações da personalidade atual.
6 - PERSONALIDADE – ou Ego. Composto pelo CORPO FÍSICO e pelos campos vibratórios seguintes: CVEt, CVE, CVMc.
7- CHAKRA VERDE - É o chakra do coração . Está associado ao campo vibratório emocional superior (CVEs) que representa o plano consciencial das emoções mais refinadas.
8- CVM - Campo vibratório mental, ou Corpo Mental dos esoteristas. No espiritismo, esse campo mental pertence ainda ao perispírito.
9- SUPERSINTONIZADOR - A consciência em si mesma. O Espírito. O SELF.
10 - SINTONIZADOR - O campo vibratório mental.
11- ALMA – O que entendemos por alma é constituída por três campos vibratórios, ou veículos de expressão superior , os veículos da alma: o campo vibratório mental superior (CVMs) ou corpo causal , o corpo búdico ou campo vibratório intuicional (CVI) e o campo vibratório átmico (CVAt). Esses campos vibratórios constituem a individualidade e são a irradiação de uma centelha , poderiamos assim dizer , de uma essência divina , o Espírito, que é revestida, tanto de matéria divina, como de matéria monádica, mas que se expressa como alma, nos planos átmico, búdico e causal. Essa ALMA , por sua vez , emite uma irradiação para os planos inferiores e com as matérias dos planos mental , astral ou físico , constitui a personalidade , ou seja , a pessoa humana tal como a conhecemos neste mundo físico em que vivemos.
12 - LEI DA ENCARNAÇÃO - É a polarização e expressão do SER no mundo formal por meio de corpos materiais durante um período determinado .
13 - CARMA - É a aplicação de Lei de Causa e Efeito .
14 - A CONSCIÊNCIA é a psique , a consciência mais profunda , ou seja , a mente abstrata . Está associada ao chakra do coração . É o campo vibratório mental superior, o campo do pensamento . É o inconsciente , o subconsciente, o consciente e o superconsciente . É a parte maior e desarticulada da mente . Permanece inconsciente para a nossa mente comum e parece envolvida em trevas .
É a essa parte da mente , que levamos à luz e a tornamos nossa. É o verdadeiro ESPÍRITO, não condicionado, que existe além de Deus e da alma individual, que transcende todos os seres e todos os mundos . É o puro eu sou ou eu-sou-aquilo-que-sou , ou o eu-em-si-mesmo desprovido de objetividade . O ESPÍRITO está acima de todas as formas e condições mentais e físicas , sempre desapegado , livre , alerta . É a consciência nuclear .

A terceira divisão do corpo espiritual também é relatada por Paulo em II Coríntios 12 : 2 – 4 quando assim disse: “ foi arrebatado até o terceiro céu “ , onde ouviu segredos e mistérios que o homem não deve revelar.

Revolução dos Cravos