terça-feira, 25 de agosto de 2015

Alzheimer, depoimento LÚCIDO de um portador

Meu amigo Fran me mandou. Ele convive de perto com o Alzheimer em função de parentes. Eu também convivi, tendo acompanhado avô e tios-avós com o problema. O depoimento do Dr. Arthur Rivin é brilhante, por uma série de motivos.  Um deles é o fato de testemunhar um MILAGRE: O Dr. Rivin conseguiu resultados concretos contra a doença, após ter ficado bastante confuso pelo que dá entender. Como respondi ao meu amigo, estar preparado para uma eventualidade incapacitante é uma decisão sustentável sob todos os pontos de vista. Espero que o texto faça refletir, que sirva de alerta e alento a todos, e que nenhum de nós precise passar pelas dificuldades do Alzheimer, e passando, não passe pelo Alzheimer teimoso de uma personalidade endurecida demais para permitir ajuda.
Emocionada.

O Alzheimer, pelo paciente*

Arthur Rivin – O Estado de S.Paulo de 03/02/2010
Sou médico aposentado e professor de medicina. E tenho Alzheimer. Antes do meu diagnóstico, estava familiarizado com a doença, tratando pacientes com Alzheimer durante anos , Mas demorei para suspeitar da minha própria aflição.
Hoje, sabendo que tenho a doença, consegui determinar quando ela começou, há 10 anos, quando estava com 76. Eu presidia um programa mensal de palestras sobre ética médica e conhecia a maior parte dos oradores. Mas, de repente, precisei recorrer ao material que já estava preparado para fazer as apresentações. Comecei então a esquecer nomes, mas nunca as fisionomias. Esses lapsos são comuns em pessoas idosas, de modo que não me preocupei.
Nos anos seguintes, submeti-me a uma cirurgia das coronárias e mais tarde tive dois pequenos derrames cerebrais. Meu neurologista atribuiu os meus problemas a esses derrames, mas minha mente continuou a deteriorar. O golpe final foi há um ano, quando estava recebendo uma menção honrosa no hospital onde trabalhava. Levantei-me para agradecer e não consegui dizer uma palavra sequer.
Minha mulher insistiu para eu consultar um médico. Meu clínico-geral realizou uma série de testes de memória em seu consultório e pediu depois uma tomografia PET ,que diagnostica a doença com 95% de precisão. Comecei a ser medicado com Aricept,que tem muitos efeitos colaterais. 
Eu me ressenti de dois deles: diarreia e perda de apetite. Meu médico insistiu para eu continuar. Os efeitos colaterais desapareceram e comecei a tomar mais um medicamento, Namenda.
Esses remédios, em muitos pacientes, não surtem nenhum efeito. Fui um dos raros felizardos.
Em dois meses, senti-me muito melhor e hoje quase voltei ao normal. Demoramos muito tempo para compreender essa doença desde que Alois Alzheimer, médico alemão, estabeleceu os primeiros elos, no início do século 20, entre a demência e a presença de placas e emaranhados de material desconhecido.
Hoje sabemos que esse material é o acúmulo de uma proteína chamada beta-amiloide. A hipótese principal para o mecanismo da doença de Alzheimer é que essa proteína se acumula nas células do cérebro, provocando uma degeneração dos neurônios. Hoje, há alguns produtos farmacêuticos para limpar essa proteína das células.
No entanto, as placas de amiloide podem ser detectadas apenas numa autópsia, de modo que são associadas apenas com pessoas que desenvolveram plenamente a doença. Não sabemos se esses são os primeiros indicadores biológicos da doença.
Mas há muitas coisas que aprendemos. A partir da minha melhora, passei a fazer uma lista de insights que gostaria de compartilhar com outras pessoas que enfrentam problemas de memória: tenha sempre consigo um caderninho de notas e escreva o que deseja lembrar mais tarde.
Quando não conseguir lembrar de um nome, peça para que a pessoa o repita e então escreva. 
Leia livros.
Faça caminhadas.
Dedique-se ao desenho e à pintura.
Pratique jardinagem. 
Faça quebra-cabeças e jogos.
Experimente coisas novas. 
Organize o seu dia. 
Adote uma dieta saudável, que inclua peixe duas vezes por semana, frutas e legumes e vegetais, ácidos graxos ômega 3.
Não se afaste dos amigos e da sua família. 
É um conselho que aprendi a duras penas. Temendo que as pessoas se apiedassem de mim, procurei manter a minha doença em segredo e isso significou me afastar das pessoas que eu amava. Mas agora me sinto gratificado ao ver como as pessoas são tolerantes e como desejam ajudar.
A doença afeta 1 a cada 8 pessoas com mais de 65 anos e quase a metade dos que têm mais de 85. A previsão é de que o número de pessoas com Alzheimer nos EUA dobre até 2030.
Sei que, como qualquer outro ser humano, um dia vou morrer. Assim, certifiquei-me dos documentos que necessitava examinar e assinar enquanto ainda estou capaz e desperto, coisas como deixar recomendações por escrito ou uma ordem para desligar os aparelhos quando não houver chance de recuperação. Procurei assegurar que aqueles que amo saibam dos meus desejos. Quando não souber mais quem sou, não reconhecer mais as pessoas ou estiver incapacitado, sem nenhuma chance de melhora, quero apenas consolo e cuidados paliativos.

Construção

Durante a nossa vida causamos transtornos na
vida de muitas pessoas,
porque somos imperfeitos.

Nas esquinas da vida, pronunciamos palavras inadequadas,
falamos sem necessidade,
incomodamos.

Nas relações mais próximas, agredimos sem intenção ou intencionalmente.
Mas agredimos.

Não respeitamos o
tempo do outro,
a história do outro.

Parece que o mundo gira
em torno dos nossos desejos
e o outro é apenas
um detalhe.

E, assim, vamos causando transtornos.
Esses tantos transtornos mostram que não estamos prontos, mas em construção.
Tijolo a tijolo, o templo da nossa história vai ganhando forma.
O outro também está em construção e também causa transtornos.
E, às vezes,
um tijolo cai e nos machuca.
Outras vezes,
é o cal ou o cimento que suja nosso rosto.
E quando não é um,
é outro.
E o tempo todo nós temos que nos limpar e cuidar das feridas, assim como os outros que convivem conosco
também têm de fazer.

Os erros dos outros,
os meus erros.
Os meus erros,
os erros dos outros.

Esta é uma conclusão essencial:
todas as pessoas erram.
A partir dessa conclusão, chegamos a uma necessidade
humana e cristã:
o perdão.

Perdoar é cuidar das feridas e sujeiras.
É compreender que os
transtornos são muitas vezes involuntários.

Que os erros dos outros são
semelhantes aos meus erros e que,
como caminhantes de uma jornada,
é preciso olhar adiante.

Se nos preocupamos com
o que passou,
com a poeira,
com o tijolo caído,
o horizonte deixará de ser contemplado.
E será um desperdício.

O convite que faço é que você experimente a beleza
do perdão.
É um banho na alma!
Deixa leve!

Se eu errei,
se eu o magoei,
se eu o julguei mal,
desculpe-me por todos
esses transtornos…
Estou em construção!

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

10 ALIMENTOS QUE FUNCIONAM MELHOR DO QUE BOTOX

Uma pele bonita, lisinha e que demonstre menos as marcas dos anos é o desejo de grande parte das mulheres. Para este fim, todos os dias, centenas investem em novos tratamentos e procedimentos que garantam um aspecto mais jovem, tais como o conhecido botox. Entretanto, o que pouca gente sabe é que, por meio de uma alimentação adequada, é possível, além de reduzir os efeitos da idade, também adiar a recorrência a estes métodos evasivos para regenerar os tecidos.
A nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria, listou os 10 melhores alimentos com esta finalidade e que darão a você uma pele com muito menos marcas e a deixará bonita e jovem por muito mais tempo. Confira!
Cardápio rejuvenescedor

Tomate 
O licopeno, que dá a cor avermelhada à hortaliça, tem o poder de defender a pele contra os raios ultravioleta do sol. Ele protege as fibras de colágeno e contribui para a renovação celular. O ideal é saborear um tomate pequeno maduro, pelo menos três vezes por semana, com um pouco de azeite de oliva – importante para melhorar a absorção do licopeno.

Melão Cantaloupe
O tom alaranjado desta fruta indica que ela é rica em betacaroteno, outro nutriente que exerce a função fotoprotetiva. Além de barrar a ação negativa da radiação solar, a fruta é rica em vitamina A, que reforça as defesas cutâneas. Consuma uma fatia ao dia e alterne com uma cenoura, dois damascos secos ou duas colheres de abóbora cozida.

Iogurtes
Se você escolher aqueles abastecidos de lactobacilos, o intestino e a pele irão agradecer. Eles reforçam a imunidade da pele, evitando, por exemplo, a formação de manchas após uma exposição prolongada ao sol. O ideal é optar pelos iogurtes com lactocibacilos paracasei e johnsonii, uma porção duas vezes na semana basta.
Chá-verde
Os polifenóis, presentes em grande quantidade nas folhas deste chá, são famosos pela faxina que promovem no organismo, mandando embora as toxinas e os radicais livres. Como esses dois vilões costumam apagar a beleza da pele e abrir caminho para manchas e rugas é recomendado beber 3 a 4 xícaras por dia – ou 1 a 2 xícaras, no caso dos chás verdes enriquecidos com outras substâncias antienvelhecimento, como vitamina C, selênio e zinco.

Folhas verde-escuras
Espinafre, couve, brócolis e repolho também saem na frente no quesito ação antioxidante. Para evitar que as células fiquem, digamos, enferrujadas e a pele envelheça antes da hora, a dica é consumir dois pratos de sobremesa por dia. Na hora da compra, escolha o espinafre que estiver mais próximo da luz – segundo um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry as folhas iluminadas preservam mais as vitaminas C, K, E e folato.

Soja 
Com uma ação semelhante à do estrogênio, o hormônio produzido pelo corpo da mulher, as isoflavonas presentes na soja estimulam a renovação celular. O resultado é que as rugas demoram a aparecer, a pele fica mais hidratada, a textura melhora e ainda é possível prevenir manchas e ressecamento. A dica é consumir de 25 g de proteína de soja por dia, o equivalente a ½ xícara (chá). Vale também, segundo ela, incluir na dieta alimentos como quibe, tofu e missô, que são ricos nesse ingrediente.
Acerola 
Riquíssima em vitamina C, nutriente que contribui para a formação de dois aliados da beleza: o colágeno e a elastina. O primeiro mantém a firmeza da pele enquanto a elastina ajuda a pele a voltar à sua forma original depois de ela ter sido esticada. Como o corpo precisa de ambos, crie o hábito de degustar diariamente duas acerolas ou uma laranja. Os sucos devem ser consumidos assim que preparados, pois a vitamina C se degrada rapidamente.

Castanhas 
A protagonista da castanha-do-brasil é a vitamina E, outro nutriente que também tem um efeito antioxidante. Ela é capaz de manter a pele jovem e viçosa e, de quebra, ainda protege a saúde coração. Mas, como essa delícia é bastante calórica, a nutricionista aconselha moderação em seu consumo. Duas unidades por dia ou um mix formado por uma castanha, uma noz e uma amêndoa, que contam com o mesmo efeito benéfico, são suficientes.

Salmão 
Este peixe é rico em ômega-3, um ácido graxo capaz de evitar as marcas da ação danosa do sol. Ele é um antioxidante natural e, quando consumido, deixa a pele mais macia e luminosa. Inclua-o no prato três vezes por semana. Basta um filé médio, de 100 g, que pode ser alternado com sardinha ou anchova.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O que são mantras?


Conhecida por todo o Oriente a  palavra sânscrita mantra é formada de duas sílabas: MAN que significa mente, e TRA, proteger. O seu significado é, portanto, proteger a mente. Durante séculos, os mantras têm sido usados na prática espiritual para enfocar e transformar a energia sutil.


A prática de recitar mantras é especialmente valiosa nos dias de hoje, porque é simples e direta. Tudo o que precisamos fazer é relaxar o máximo possível enquanto repetimos ritmicamente as sílabas do mantra, em voz alta, silenciosamente ou em melodias musicais, conhecidas como bajhans – quando um mantra é cantado.



Simples de fazer é um ótimo aliado para “desestressar” mentes agitadas e cansadas. Um ótimo exercício para fazer em filas, no trânsito ou enquanto esperar para ser atendido em uma reunião ou consulta. A repetição das palavras o levará a um estado de relaxamento e consequentemente à meditação consciente. Sua mente merece esse SPA diário, não é mesmo? Se você acha que não, mais um ótimo motivo para começar a praticar!



Há uma infinidade de mantras para se recitar. Cada um com seu poder de ação, seja na saúde, como na sabedoria e na prosperidade. O importante é ter consciência que a força dos mantras está na pronúncia correta de suas sílabas, pois são elas que ressoam dentro do seu corpo agindo sobre alguma parte dele, ou da sua energia. A força do poder de cura de um mantra depende também da intenção que se coloca nele. 



Uma pessoa pode recitar mantras para adquirir bens materiais e poder pessoal, trabalhando a questão da afirmação e programando sua mente para transmutar sua realidade – o que estudos ocidentais chamam de PNL (Programação Neurolinguística) - no entanto, sua força será muito maior quando ela o recitar para desenvolver compaixão e amor, porque esta é a força original do mantra, a de purificação da mente. 



Os sinos tibetanos Dorje Small, produzidos em bronze e importados da India, são objetos de rituais que ajudam a manter os compromissos. Conhecido como dorjee ou vajra, é uma parte importante do ritual budista. A ressonância mística do sino invoca as bênçãos dos Buddhas e gera benefício para todos os seres vivos. Um ótimo aliado para suas meditações com mantras, já que eles podem te ajudar a marcar cada rodada de mantras e seu som auxilia na firmeza da presença.




Que tal alguns mantras para praticar?

OM SHANTI OM – Om significa eu sou. Shanti – paz. Logo, sua prática busca trazer a paz interior .


Gayatri Mantra

Om bhur bhuvaha svaha
Tat savitur varenyam
Bhargo devasya dhimahi
Dhiyo yonah prachodayat

O Gayatri Mantra é conhecido pelos hinduístas como mantra da iluminação, que age sobre toda a matéria e energia espiritual de quem o pratica. 


E você? Pratica algum? Compartilhe nos comentários e divida seu conhecimento com outros leitores!

Receitas indianas para o Natal



Que tal trazer o oriente para a sua ceia?

Com alguns toques da culinária indiana deixe sua ceia de Natal inesquecível com essa explosão de sabores, cheiros e cores.


Frango grelhado ao molho curry, servido com arroz de uva passas




Ingredientes

400 g de file de peito de frango
300 g de arroz já cozido
50g de uva passas
200 ml de creme de leite fresco (pode usar de caixinha)
05 g de curry
01 maçã
75 g de manteiga sem sal ou margarina
50 ml de azeite extra-virgem
Sal, pimenta e salsinha a gosto
½ cebola picadinha

Modo de Preparo

Tempere os files com sal, pimenta e azeite.
Esquente uma frigideira com azeite, quando estiver quente coloque o frango para grelhar.
Esquente uma panela pequena com duas colheres de sopa de azeite e derreta metade da manteiga, coloque a cebola e deixe dourar, acrescente as uvas passas, o arroz e duas colheres de sopa de creme de leite, finalize com a salsinha, sal e pimenta.
Corte a maça em julienne e fatie o frango, em um prato intercale a maça com o frango, ao lado coloque o arroz já finalizado.
Na mesma frigideira do frango acrescente o restante da manteiga, do creme de leite e o curry, tempere com sal e pimenta e deixe ferver por 3 minutos, finalize com salsinha e coloque o molho em cima do frango e sirva.

Rendimento 2 porções


Arroz Pullao



Ingredientes

150g de manteiga
3 cravos-da-índia
2 canelas em pau
2 folhas de louro
9 dentes de alho
Sal e pimenta-vermelha a gosto
1 copo de couve-flor cortado 
2 copos de vagem picada
2 copos de cenoura ralada
250 ml de leite de coco
1 colher (sopa) de gengibre ralado
5 grãos de cardamomo
2 cebolas picadas
2 colheres (sopa) de amêndoas
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de sementes de cominho
500 g de arroz branco lavado

Ervilhas frescas, açafrão e uvas passas para decorar (se quiser)

Modo de preparo
Coloque o óleo na panela e leve ao fogo alto. Junte o cravo, a canela, o louro e o cardamomo já amassado. Deixe tostar. Acrescente o alho amassado e, em seguida, a cebola picada. Adicione a manteiga e misture. Quando derreter, coloque o arroz. Em seguida, ponha a pimenta, o leite de coco, os demais temperos e o sal.
Despeje água quente na panela – para cada xícara de arroz, use três de água e deixe cozinhar um pouco. Quando a água secar pela metade, junte os legumes e misture. Tampe a panela e deixe em fogo baixo. Cozinhe até a água secar. Sirva em seguida. Se preferir, decore com ervilhas frescas, açafrão e passas.



Sobremesa  - Gulab Jamun





Um delicioso doce indiano, feito à base de leite e açúcar e embebido em calda perfumada com água de rosas e especiarias. É uma sobremesa muito popular no subcontinente indiano – Índia , Paquistão , Sri Lanka , Nepal e Bangladesh.


Ingredientes:

Massa:

1 xícara de leite em pó
1 xícara de farinha de trigo
½ colher (café) de canela em pó
1 colher (café) rasa de sal
½ colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de ghee (manteiga clarificada)
50 ml de iogurte

Água morna o suficiente

Calda:

1 colher (chá) de água-de-rosas
5 g de cardamomo
5 g de cravo-da-índia
1 pedaço pequeno de canela
1 kg de açúcar
½ litro de água

Modo de Preparo

Fora do fogo, misture a água e o açúcar da calda. Leve ao fogo e deixe ferver (sem mexer) por aproximadamente 20 minutos, até a calda encorpar. 
Retire do fogo e acrescente as especiarias e a água de rosas.
Para fazer os bolinhos, misture bem todos os ingredientes e acrescente aos poucos água morna , até dar o ponto de massa de pão. Faça as bolinhas e frite-as em óleo não muito quente. Escorra em papel absorvente e junte-as à calda.
O ideal é preparar esta sobremesa com pelo menos 4 horas de antecedência, para ser servida já fria, acompanhada de sorvete de creme ou chantilly.

Desejamos a todos uma deliciosa ceia!

Como Fazer o Chai Indiano

Produto encontrado em todas as lojas Espaço Til

Essa delícia típica conquista qualquer turista em território indiano. Conheça alguns truques para fazer um autêntio chai em casa.

INGREDIENTES:


 1,5L de água
- 200g de gengibre
- 160g açúcar (cristal ou refinado)
- 10 cravos
- 3 paus de canela (de 6cm)
- 10 sementes de cardamomo
- 100g leite em pó (sugestão Ninho)
- 8 saches de chá preto

MODO DE PREPARO:

Lave e rale o gengibre, na parte grossa do ralador, em seguida coloque o gengibre, o açúcar, o cravo e a canela em uma panela média em fogo médio-alto, mexendo de vez enquando.
Separe 200ml de água do total de 1,5L e dilua o leite em pó. Coloque o restante da água em uma outra panela em fogo alto para esquentar.
Tirar as sementes de cardamomo da casca e, em um pilão, amasse-as até que fiquem em pequenos pedaços, quase como farelo.
Quando o açúcar e o gengibre ficarem com uma textura de melado, levemente escuro, está na hora de adicionar o cardamomo e em seguida a água quente. Após alguns minutos adicione o leite em pó diluído e deixe no fogo até que ferva.
Quando ferver desligue o fogo e adicione os sachês de chá preto, e deixe descansar por 10 minutos. Pressione levemente com uma colher os sachês na lateral da panela, afim de liberar todo o sabor do chá preto, mas muito cuidado para não estourar os sachês.
Peneire uma vez em uma peneira grossa para remover as partículas grandes e a canela, e depois para transferir à uma garrafa térmica passe para uma peneira fina.
Sirva sempre quente. Pode ser armazenado na geladeira por 1 dia, lembrando que antes de servir, ferva ele por 1 minuto.

Bambu: o mestre Oriental da arquitetura


Ao olharmos distraidamente para esse material não reconhecemos seu real valor. Sua natureza é exemplar, nos ensina sobre inteireza, perfeição, fortaleza e suavidade, flexibilidade, perseverança, paciência, constância, modéstia, elevação e vacuidade. O bambu é aquele que, atingido pelo vento, não resiste e não quebra. Ele cede, acompanha o movimento.

Com tantos ensinamentos a nos passar não nos é estranho que seja um dos principais materiais de construção do Japão, na China, Tailândia e outros países do Oriente, aonde é utilizado há mais de 3 mil anos.

Selecionamos casas construídas por esse mestre da natureza para te inspirar a o trazer para sua companhia:






Fonte da foto: Pinterest
Namastê.

Revolução dos Cravos