É incrível a facilidade com que muitos cristãos se deleitam com produtos da cultura mundana, sem se dar conta do risco a que se expõem. Não são apenas os alimentos físicos que podem conter impurezas ou substâncias nocivas à saúde.
Lu diz : A cultura de massa, através dos meios de comunicação e da arte, produz diariamente uma avalanche de produtos destinados ao consumo popular, e todos eles possuem um conteúdo ideológico, seja ele religioso ou filosófico, político ou econômico. Estes conteúdos são como alimentos mentais e podem ser saudáveis ou não, para a saúde espiritual.
O conteúdo destes produtos culturais pode estar implícito ou explícito e é tanto mais perigoso quanto menos explícito for. A maioria das pessoas acredita, inclusive cristãos, que é possível separar o conteúdo ideológico destes produtos de sua forma exterior, sem prejuízo para a mente ou o espírito. Segundo esta crença, seria possível assim a um cristão praticar Ioga ou Tai-chi-chuan; utilizar os preceitos do Feng-shui na vida diária; assim como assistir O Senhor dos Anéis e Matrix, ou ler Harry Potter ou Crepúsculo, sem se deixar contaminar por nenhuma ideia ou filosofia em que essas práticas ou obras artísticas possam estar baseadas.
Não digo que isto não seja possível a um cristão maduro, com senso crítico apurado, bom nível cultural e bom conhecimento bíblico. Entretanto, a maioria dos cristãos não se enquadra neste perfil e portanto, sem se dar conta, o indivíduo assimila de forma inconsciente muito do conteúdo destes produtos; o que pode trazer como resultado futuro uma formação espiritual confusa e inconsistente, que é na verdade o resultado desta promiscuidade cultural a que se expôs.
Em certos casos, a separação entre a forma e o conteúdo é impossível até mesmo para um cristão maduro e atento, como no caso das práticas orientais da Ioga, de algumas lutas marciais, do Feng-shui e outras, cujo conteúdo é indissociável da sua prática exterior.
Não me espantei portanto, ao ouvir de uma irmã em minha igreja copiosos elogios à obra A Cabana, de William P. Young que ela acabara de ler e recomendava às suas amigas. Trata-se de uma obra de ficção de bom nível de qualidade literária, com fundamento aparentemente cristão, e que já chegou a ser comparada a clássicos da literatura cristã como O Peregrino de John Bunyan. A obra já vendeu mais de um milhão de exemplares, tendo recebido inúmeros elogios da crítica especializada e deve ser provavelmente levada para o cinema. Young se sentiu frustrado com o que aprendeu em seu seminário teológico, e resolveu criar sua própria teologia, a partir de uma “conversa” que teve com Deus e de outras conversas com seus familiares e amigos.
Qual a razão de tamanha aceitação desta obra? Além de seu bem elaborado conteúdo literário, A Cabana chama a atenção por tratar de um tema bastante comum, mas que poucas pessoas, inclusive cristãos, parece compreender satisfatoriamente, que é a questão da relação entre Deus e o mal existente no mundo. Muitos se recusam a crer na existência de Deus e muitos cristãos sentem sua fé se abalar, após passarem por tragédias pessoais dolorosas; como a perda de um ente querido, como é o caso do episódio central desta obra. Young usa este tema como pano de fundo para expor uma teologia que em momento algum é explicita, mas que contraria em vários aspectos os fundamentos básicos do cristianismo. Adepto do chamado Universalismo Cristão, doutrina professada pela igreja Unitariana-Universalista, Young apresenta a todos um Deus que nada mais é que fruto de um romantismo espiritual desbragado. O Deus de Young pouco ou nada tem a ver com o verdadeiro Deus bíblico, sendo concebido como um ser permissivo, totalmente destituído de qualquer senso de justiça, movido por um amor absoluto. Um Deus que reconhece a todos os homens como seus verdadeiros filhos, que não gosta da igreja nem da Bíblia e que receberá a todos no céu independentemente de sua conduta ou da sua fé.
Deus declarou por meio de Oséias que "o meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento." Este conhecimento a que Deus se referia não era o conhecimento científico, mas o conhecimento da sua lei. Ao desprezar a verdade, o cristão despreza o próprio Deus e assim pois condena a si mesmo, pois conforme diz ainda o Senhor pela boca de Oséias, "visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos."
Relaciono a seguir alguns dos diálogos em A Cabana que contradizem frontalmente a Palavra de Deus:
1) Deus Pai foi crucificado com Jesus. (pg. 53-54).
- “Papai não respondeu, apenas olhou para as mãos dos dois. O olhar de Mack seguiu o dela, e pela primeira vez ele notou as cicatrizes nos punhos da negra, como as que agora presumia que Jesus também tinha nos dele.
- “Jamais pense que o que meu filho optou por fazer não nos custou caro. O amor sempre deixa uma marca significativa - ela declarou, baixinho e gentilmente. - Nós estávamos lá, juntos.
Mack ficou surpreso.
- “Na cruz?”
A manifestação de Deus através dos personagens Papai (o Pai); Jesus (o Filho) e Sarayu (o Espírito Santo) revela uma noção modalista da Trindade cristã. O modalismo (ou sabelianismo), é uma antiga heresia que a igreja combateu no século três. Basicamente, esta ideia confunde as três pessoas da Trindade em uma só pessoa que age em modos diferentes em diferentes tempos. Algumas vezes Ele age como o Pai, às vezes o Filho, e às vezes como o Espírito Santo.
Embora Young tente demonstrar, através de seus personagens, que compartilha a mesma visão ortodoxa da trindade cristã “— Não somos três deuses e não estamos falando de um deus com três atitudes, como um homem que é marido, pai e trabalhador. Sou um só Deus e sou três pessoas, e cada uma das três é total e inteiramente o um.” (p.100); o que sua representação da trindade denota na verdade é que a unidade de Deus em sua obra não provém de uma mesma essência ou natureza, como afirma a concepção ortodoxa cristã, mas de uma união social ou de um relacionamento de três pessoas separadas. A Trindade divina não é composta por três pessoas separadas, mas por três pessoas distintas, que compartilham a mesma natureza divina, como os três vértices de um triângulo.
Além disso, ao subverter o caráter masculino de Deus Pai, quando o representa através de uma mulher (Young deixa claro em sua obra que prefere a autoridade feminina à masculina), ele está na verdade não protestando contra um suposto ranço histórico de autoritarismo machista, mas subvertendo mais um princípio bíblico. O principio da primordialidade e da soberania divinas é expresso na realidade física através do principio da masculinidade.
Ao concluir a Criação, Deus criou o ser humano e deu a ele prevalência e domínio sobre todo o restante da criação, através da Adão (Gênesis 2:15). A sexualidade de Adão foi assim uma manifestação biológica de um princípio espiritual, cujos atributos permaneceram inalterados mesmo após a criação de Eva, que foi criada de forma a complementar a sexualidade humana (Gênesis 2:18).
2) Existe em A Cabana uma subjugação da justiça de Deus ao seu amor – um princípio central ao Universalismo.
O credo universalista de 1899 afirmava que “existe um Deus cuja natureza é o amor”. Young diz que Deus “não pode agir independentemente do amor” (p. 102), e que “Deus tem sempre o propósito de expressar Seu amor em tudo o que faz” (p. 191). O credo de 1878 afirma que o atributo da justiça de Deus “nasce do amor e é limitado pelo amor”. Young afirma que Deus escolheu “o caminho da cruz onde a misericórdia triunfa sobre a justiça por causa do amor”, e que esta maneira é melhor do que se Deus tivesse que exercer justiça (pp. 164-65).
Na verdade, Deus sempre exerce plenamente o seu amor, mas também exerce plenamente a sua justiça. O sacrifício de Cristo na cruz não foi uma vitória do amor sobre a justiça. Conforme Romanos 5:8-9; através de Jesus, Deus revelou ao mundo o seu amor; mas cumpriu através de sua morte o seu juízo sobre o pecado, pois pelo seu sangue fomos justificados.
3) Não existe punição eterna para o pecado. O credo de 1899 novamente afirma que Deus “finalmente restaurará toda a família humana à santidade e à alegria”. Semelhantemente, Young nega que Deus “derrame ira e lance as pessoas” no inferno. Deus não pune por causa do pecado; é a alegria dele “curar o pecado” (p. 120). Papai “redime” o julgamento final (p. 127). Deus não “condenará a maioria a uma eternidade de tormento, distante de Sua presença e separada de Seu amor” (p. 162).
Tomemos a seguinte parábola: Um jovem tem uma forte desavença com o pai, por se recusar a obedecê-lo. O pai deste jovem não tem outra alternativa a não ser expulsá-lo de casa. O jovem rouba todo o dinheiro que ele tem guardado e foge de casa para um país distante. Seu pai no entanto decide perdoá-lo e envia um advogado para encontrá-lo, pois sabe que o país para onde ele fugiu está em guerra e o seu filho corre grande perigo. Ao encontrar o fugitivo, o advogado lhe diz que o seu pai o perdoou e que está disposto a aceitá-lo de volta. Entretanto, o jovem diz ao advogado que não acredita que o seu pai realmente o perdoou e que portanto não voltará para casa. O advogado comunica então este fato ao pai do jovem o que ouviu dele, mas ele ordena ao advogado que volte a procurar o jovem. Neste segundo encontro, o jovem afirma, numa explosão de raiva, que não precisa da piedade de seu pai. Dias depois, o jovem é capturado por uma das facções em luta naquele país e feito prisioneiro, passando o resto de seus dias em cativeiro.
Esta história, bastante simples, ilustra bem entretanto o princípio cristão da salvação espiritual. Creio que é bastante fácil nesta história identificar o pai como sendo Deus, o filho desobediente como sendo o homem e o advogado como sendo o Espírito Santo, enviado por Deus ao mundo para convencer o homem do pecado. Neste caso, como podia este pai salvar o seu filho, se ele se recusar a crer em seu perdão ou se ele recusa até mesmo a misericórdia do seu pai? Quem condena a quem a uma vida de tormentos senão o próprio filho, ao recusar a mão que seu pai amorosamente lhe estende? Deus deseja realmente resgatar o homem da sua própria condenação, mas não pode obrigá-lo a aceitar a sua salvação.
4) Há uma representação incompleta da enormidade do pecado e do mal. Satanás, como o grande enganador e instigador da tentação ao pecado, deixa de ser mencionado na discussão de Young sobre a queda (pp. 134-137).
“Mas — continuou Mack, insatisfeito — então por que tantas coisas 'boas' ficaram 'ruins'?
“Agora Sarayu parou antes de responder.
“Vocês, humanos, são verdadeiramente cegos em relação ao seu lugar na Criação. Escolheram o caminho devastado da independência e não compreendem que estão arrastando toda a Criação com vocês.”
5) Existe um erro grave na maneira como Young retrata a Trindade. Ele afirma que toda a Trindade encarnou como o Filho de Deus, e que a Trindade toda foi crucificada (p. 99). Ambos, Jesus e Papai (Deus) levam as marcas da crucificação em suas mãos (contrariamente a Isaías 53.4-10).
O erro de Young leva, como já foi dito, ao modalismo, ou seja, que Deus é único e às vezes assume as diferentes modalidades de Pai, Filho e Espírito Santo, uma heresia condenada pela igreja primitiva. Como se não bastasse, sugere uma concepção panteísta de Deus (p.112):
“Deus, que é a base de todo o ser, mora dentro, em volta e através de todas as coisas, e emerge em última instância como o real.”
E afirma ainda que Jesus vive fisicamente no mundo (p.99):
“Ainda que por natureza Jesus seja totalmente Deus, ele é totalmente humano e vive como tal.Ainda que jamais tenha perdido sua capacidade inata de voar, ele opta, momento a momento, por ficar no chão.”
A Bíblia afirma que Jesus ressuscitou e subiu aos céus (Lucas 24:51; Atos 1:9), onde está assentado à direita do Pai (Mateus 26:64). Quem está no mundo é o Espírito de Deus enviado por Jesus para nos consolar (João 14:16-18) e através dele Jesus está espiritualmente entre nós.
6) A reconciliação é efetiva para todos sem necessidade de exercerem a fé. Papai afirma que ele está reconciliado com o mundo todo, não apenas com aqueles que creem (p. 192). Os credos do Universalismo, tanto o de 1878 quanto o de 1899, nunca mencionaram a necessidade da fé ou do arrependimento como condição para a salvação.
- “Em Jesus eu perdoei todos os humanos por seus pecados contra mim, mas só alguns escolheram relacionar-se comigo (...) Quando você perdoa alguém, certamente liberta essa pessoa do julgamento, mas, se não houver uma verdadeira mudança, não pode ser estabelecido nenhum relacionamento verdadeiro”. (página 135).
Na verdade, a reconciliação entre o homem e Deus é realmente uma via de mão dupla, como afirma Young, e por isso mesmo, requer antes de tudo o arrependimento do homem, que é a manifestação de sua decisão de conversão de vida (Lucas 13:3; 2Pedro 3:9). Jesus afirma claramente que o perdão requer o arrependimento: “se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.” (Lucas 17:3) No início de seu ministério, Pedro exortava: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados” (Atos 2:38); e também “arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados” (Atos 3:19). Se não há conversão de vida, não apenas “não pode ser estabelecido nenhum relacionamento verdadeiro” como diz Young. Mais que isto, não pode haver salvação.
O evangelho de João afirma em 3:16 que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Paulo também afirma em Romanos 5:1 que “tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”.
7) Não existe um julgamento futuro. Deus nunca imporá Sua vontade sobre as pessoas, mesmo em Sua capacidade de julgar, pois isso seria contrário ao amor (p. 145). Deus se submete aos humanos e os humanos se submetem a Deus em um “círculo de relacionamentos”.
Moisés afirma em Gênesis: “Não agirá com justiça o juiz de toda a terra? (18:25) ” O autor de Hebreus fala de “Deus, juiz de todos os homens” (12:23) Deus é o juiz supremo de sua criação e julgará a cada um conforme as suas obras (Romanos 2:6), pois ele não pode agir fora de sua justiça. Se Deus não discernisse o bem e o mal, não seria perfeito e sua criação seria também imperfeita. Mas quando Deus conclui a obra da criação e a contempla, vê que tudo “era muito bom” (Gênesis 1:31).É Paulo que afirma ainda:
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.” (Romanos 3:23-26)
8) Todos são igualmente filhos de Deus e igualmente amados por ele (pp. 155-56). Numa futura revolução de “amor e bondade”, todas as pessoas, por causa do amor, confessarão a Jesus como Senhor (p. 248):
"— Os que me amam estão em todos os sistemas que existem. São budistas ou mórmons, batistas ou muçulmanos, democratas, republicanos e muitos que não votam nem fazem parte de qualquer instituição religiosa. Tenho seguidores que foram assassinos e muitos que eram hipócritas. Há banqueiros, jogadores, americanos e iraquianos, judeus e palestinos.."
A salvação é oferecida por Deus a todos os homens, sem acepção de pessoas. Entretanto, Young não deixa claro em sua obra que existe apenas um caminho que conduz a esta salvação, que é Cristo, segundo as suas próprias palavras: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”(João 14:6).
9) A instituição da Igreja é rejeitada como sendo perniciosa. Jesus afirma que Ele “nunca criou e nunca criará” instituições (p. 178).
A igreja de Cristo, enquanto entidade espiritual, ou o corpo de Cristo no mundo é, na prática, inseparável da instituição humana da igreja. A igreja de Cristo no mundo não está imune às fraquezas e vicissitudes humanas, conforme demonstra a sua história, mas como afirmou Jesus, as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Apesar de existirem várias instituições cristãs que não são dignas de serem chamadas de cristãs, Deus realiza eficazmente a sua obra através de sua verdadeira igreja no mundo; aquela que apesar de todas as perseguições e influências nefastas humanas, permanece fiel à sua missão original e não perdeu a sua identidade.
Paulo afirmou acerca da igreja:
“E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Efésios 4:11-12)
O autor de Hebreus também admoestou a comunidade cristã acerca da igreja:
“Consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns.” (Hebreus 10:24-25)
10) Estruturas hierárquicas; estejam na igreja ou no governo, são ruins. (p. 122):
— “Os humanos estão tão perdidos e estragados que para vocês é quase incompreensível que as pessoas possam trabalhar ou viver juntas sem que alguém esteja no comando.
— “Mas qualquer instituição humana, desde as políticas até as empresariais, até mesmo o casamento, é governada por esse tipo de pensamento. É a trama do nosso tecido social — declarou Mack.
— “Que desperdício! — disse Papai, pegando o prato vazio e indo para a cozinha.
— “Esse é um dos motivos pelos quais é tão difícil para vocês experimentar o verdadeiro relacionamento — acrescentou Jesus. — Assim que montam uma hierarquia, vocês precisam de regras para protegê-la e administrá-la, e então precisam de leis e da aplicação das leis, e acabam criando algum tipo de cadeia de comando que destrói o relacionamento, em vez de promovê-lo.”
Esta posição subverte novamente o conceito da trindade cristã, segundo o qual existe uma hierarquia inerente, pela qual o Pai exerce sua vontade soberana e o Filho e o Espírito obedecem ao Pai (Mateus 26:39; João 14:16). Os apóstolos também nos ensinam que devemos sujeitar-nos a toda autoridade instituída (1Pedro 2:13-14;18), seja ela constituída por governantes, patrões ou mesmo no lar, os filhos aos pais e a esposa a seu marido (1Pedro 3:1; Colossenses 3:18-22). Mesmo do ponto de vista humano, seria impossível conceber a sociedade sem alguma forma de organização hierárquica ou institucional.
11) A Cabana subverte também o papel básico da Bíblia, para “ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (2Timóteo 3:16):
— “Mackenzie! — Seu tom era de censura, as palavras voando com afeto. — A Bíblia não lhe diz para seguir regras. Ela é uma imagem de Jesus. Ainda que as palavras possam lhe dizer como Deus é e o que Ele pode querer de você, é impossível fazer isso sozinho. A vida está Nele e em mais ninguém. Minha nossa, será possível que você se ache capaz de viver a retidão de Deus sozinho?
— “Bom, acho que sim, mais ou menos... — disse ele sem graça. — Mas você tem de admitir que as regras e os princípios são mais simples do que os relacionamentos.
“É verdade que os relacionamentos são muito mais complicados do que as regras, mas as regras nunca vão lhe dar as respostas para as questões profundas do coração. E nunca irão amar você.”
Embora seja verdade que a Bíblia não se reduz a um punhado de regras ou preceitos, é necessário sabedoria para notar que é unicamente através dos princípios espirituais que ela ensina que somos edificados para que possamos estabelecer um relacionamento real com Deus. Isto não quer dizer que Deus não possa falar diretamente ao nosso coração por meio do seu Espírito, mas quando o faz, ele reitera sempre aqueles princípios fundamentais que nos ensinou através de sua Palavra. Ou, nas palavras de Paulo:
“Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.” (Romanos 15:4)
Os princípios bíblicos são eternos e abrangentes, transmitem a Verdade, revelam a natureza de Deus e orientam quanto ao verdadeiro sentido da vida. A Bíblia não é uma obra construída apenas de palavras ou narrativas; mas possui uma profundidade que vai muito além do aspecto literário.
A Bíblia não é porém um livro mágico ou milagroso, cuja posse ou leitura por si só possua algum poder sobrenatural. Ela aponta, do início ao fim, para o Cristo Jesus e sua missão redentora e reveladora de Deus e da eternidade da vida espiritual, demonstrada por sua ressurreição. Foi para ele que ela foi escrita, e é somente quando encontramos o Senhor Jesus através da Bíblia, é que podemos ser espiritualmente transformados e receber a herança da vida eterna.
William Young trocou a igreja e a Bíblia que está em seu altar por uma cabana onde há três mestres espirituais que ensinam o seu próprio caminho para Deus. Na igreja de Cristo sabemos que encontraremos realmente a Deus, mas na cabana de Young há apenas um pouco da vã e presunçosa sabedoria humana.
Lu Diz : LEIAM A BIBLIA
Beth Dias Diz : Vc leu? Estas palavras são suas? Lu vc está muito neurótica. Eu li A Cabana a 2 anos atrás e isso não alterou minha fé.
Milhões de livros vendidos e será que todas essas pessoas estão todas perdidas religiosamente!!! Não julgue para não ser julgada, até pq quem somos nós para nos acharmos superior aos outros, independente de cor, raça ou religião!!!
Lu diz: Não li ainda...pretendo ler só pra poder combater mais uma Doutrina falsa. Uma das matérias que tenho estudado no seminário Teológico.
Este tema que eu li, foi de um site muito importante Portas Abertas e que tem uma função muito linda ( Missões ), eles dão suas vidas literalmente pela Obra de Deus e propagação do EVANGELHO que é Jesus Cristo !!! Eles são perseguidos por pregar o Evangelho enquanto muitos(as) se dizem cristãos e estão em sua "zona de conforto"...Afinal , uma alma vale mais que o mundo todo!
Não fui eu quem elaborei este texto não Beth, mais faço dele minhas palavras, tanto concordo, pois eu publiquei aqui neste espaço!
Quando eu ler este livro, pode ter certeza que também farei comentários e tudo que influencia no lado esperitual e pode fazer com que uma alma (pessoa) se perca do ÚNICO caminho que é JESUS CRISTO e foge da bíblia, pra mim é heresia . E vou combater sim!
Beth crer até o Diabo crer, não estou subjulgando aqui a "fé" de ninguém, cada um tem "fé" no que quiser, mais pode ter certeza que vou sempre falar e comentar o que foge da Bíblia, pois não to nem ai pra religião, to preocupada com o que pode ou não confundir e levar alguém a condenação eterna. O inferno existe também, pode ser pouco falado, mais existe e Satanás está cirandando e doido pra tragar muitas almas Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. (Efésios 6:11) Racismo, Cor e muito menos religião...até então vc não me disse nada.
Sou mais negra que muitos negros. Tenho muitoas parentes e amigos que são negros. Minha cor é branca sim, devido a ter menos melanina...Mais o que está em questão aqui é é Salvação!!! To nem ai pra religião, não sou religiosa. Religião não salva ninguém, SÓ JESUS CURA, LIBERTA E SALVA.
O que me importa é mostar , desmacarar o inimigo, que está transvestido de cordeiro, mais é um lobo voraz, louco pra atacar.
Só faço o meu papel, IDE por todo mundo e pregai o evangelho de Deus. Você já leu a bíblia ??? Deve saber então que Jesus cansou de desmacarar os falsos e mentirosos. seguem algumas passagens bíblicas, medite nelas, se desejar :
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. (Mateus 23 . 25 )
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. (Mateus 23 . 27)
Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno? (Mateus 23.33)
Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade; (Mateus 23 . 34).
Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor. (Mateus 23.39)
Tarcilla Diz : Quem não tem visão Espiritual nenhuma, jamais irá enxergar as coisas, tudo é normal, tudo é certo.... Não, li ainda o livro, mais pelo pouco que li falando sobre o livro, que todos dizem que é bom e tal, e tudo uma heresias.... Algumas passagens do livro (e meus questionamentos) para você julgar. Lembre-se de que, no livro, quem estaria dizendo essas coisas seria Deus, apresentado ali como três pessoas diferentes, o Pai (uma mulher negra e gorda), o Filho (um carpinteiro do Oriente Médio) e o Espírito Santo (uma mulher oriental):
“Os que me amam estão em todos os sistemas que existem. São budistas ou mórmons, batistas ou muçulmanos, democratas, republicanos e muitos que não votam nem fazem parte de qualquer instituição religiosa. Tenho seguidores que foram assassinos e muitos que eram hipócritas. Há banqueiros, jogadores, americanos e iraquianos, judeus e palestinos. Não tenho desejo de torná-los cristãos, mas quero me juntar a eles em seu processo para se transformarem em filhos e filhas do Papai, em irmãos e irmãs, em meus amados”. (Aqueles que negam a Deus, que desprezam a divindade de Jesus, que rejeitam o evangelho? As pessoas são transformadas em filhos de Deus através de um processo? Deus não quer que um budista se torne cristão?)
“Em Jesus eu perdoei todos os humanos por seus pecados contra mim, mas só alguns escolheram relacionar-se comigo (...) Quando você perdoa alguém, certamente liberta essa pessoa do julgamento, mas, se não houver uma verdadeira mudança, não pode ser estabelecido nenhum relacionamento verdadeiro”. (Todos já estão perdoados e libertos do juízo?)
“Quando nós três penetramos na existência humana sob a forma do Filho de Deus, nos tornamos totalmente humanos”. (O Pai, o Filho e o Espírito Santo se tornaram humanos? Tornar-se "totalmente" humanos significa abrir mão da divindade?)
o pai não respondeu, apenas olhou para as mãos dos dois. O olhar de Mack seguiu o dela, e pela primeira vez ele notou as cicatrizes nos punhos da negra, como as que agora presumia que Jesus também tinha nos dele.
- Jamais pense que o que meu filho optou por fazer não nos custou caro. O amor sempre deixa uma marca significativa - ela declarou, baixinho e gentilmente. - Nós estávamos lá, juntos.
Mack ficou surpreso.
- Na cruz?" (Jesus se enganou ao clamar "Deus meu, por que me abandonaste"? O Pai tem as marcas dos cravos nas mãos, nos pés e no lado? Foi o sangue do Pai que também foi derramado na cruz?)
Não vou nem continuar, pois apenas isso basta.....
Em relação a salvação a biblia diz: "Sereis odiado de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo". Estas são as próprias palavras de Jesus.
"Em seguida, dirigiu-se a todos: "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me..." (Lucas 9,23-24)
LU Diz : Beth, A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. (João 7 . 16)
Mais Jesus permite ao Justo e servo Fiel que :
Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. (João 7. 24).
Tarcilla Diz : Aleluiaaaaaaaaaa..... Glória ao Senhor Jesus.
Lu Diz : Eu sei que a VERDADE de Deus encomoda. Mais eu não posso ir contra ao Evangelho , ao Deus maravilhoso que deu seu Único filho pra morrer na cruz por NÓS!
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apocalipse 3:22)
Jesus te ama Beth e eu também!
Obs: Obrigada pelo eleogio "Neuorótica" : Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. (1 Coríntios 1:18)
Agoro vejo que cada vez mais to no caminho certo (JESUS).
E uma vez salvo, pra sempre salvo, nunca... Pois se não estiver em santidade, nunca será salvo...
Pois sem santidade, ninguém verá o Senhor .
Beth Dias Diz : Não foi um elogio, foi uma observação, aposto que muitos querem te falar isto mas não tem coragem (só amigos fazem essas coisas). Não tenho o hábito de julgar as pessoas pela doutrina ou religião (tanto faz)que elas seguem. Não as classifico como certas ou erradas, e por isso mesmo não dou o direito de me julgarem. Gosto das pessoas pelo que elas são e não fico tentando levá-las para minha igreja ou doutrina ou religião...Cada um deve ter consciência de suas atitutes e fazer o bem independente da palavra do padre, pastor, mentor, guias e outros. Do que adianta ir ao culto ou missa e continuar com o coração cheio de rancor e preconceito???? É amiga esta é a última vez que te escrevo sobre isso, até pq não tem lógica ficar me expondo por conta disso.
Tarcilla Diz : O problema é que ninguém gosta de ouvir a verdade... E ninguém ta senguindo a pastor nenhum, e sim a verdade que eh a biblia.. a verdade de cristo...E conhecerei a verdade e a verdade vos libertará... só eh liberta do mundo, das coisas que não são de Deus, aqueles que conheceram a verdade realmente!!
Carla Diz : Filha continue falando a verdade !! No que você falou não existe nenhum preconceito,e nem julgamento..não somos o juiz pra julgar!! Quem julga é o Altíssimo Senhor!Mais pela reta justiça podemos mensionar, sim....Este livro não edifica vida nenhuma!!E você sempre foi de falar a verdade...nunca fou de falsidades!! E rancor..."rancor" Não entendi???ou é outro assunto??...mesmo assim não existe lugar pra nada diso em nossos corações, mais sempre a verdade tem que ser dita, custo o que custar...mesmo se algumas pessoas se afastarem de nós!!Amém! JESUS é contigo sempre!
Beth Dias Diz : Nossa, td isso por causa de um livro que vcs nem leram!!!! Tá bom, entendi o recado. Não faço mais parte do grupo de amigos pq penso diferente....lamentável pois pensei a minha amizade fosse além disso!!!
Sheila Diz : Não queria me meter nesse assunto pq religião e crença não se discute... Lamento muito... Não quero impôr minha opinião a ninguém e respeito a opinião de todos... Se for por isso, então, terão que cortar relações comigo também pq concordo com a Beth Dias. Eu li A Cabana e não foge ao que diz na Bíblia. Este livro fala do enorme amor de Deus e Jesus Cristo por nós...O livro que vai contra as palavras da Bíblia é "O Código da Vinci" .
Tarcilla Diz : amadas ,vocês estão fazendo como crianças ,quando um pai corrige um filho e fica de birra ,simplesmente Jesus disse quem não aceita repreensão do pai não está apto de ir ao céu !deixa eu perguntar algo para vocês.muitos dizem que conhecem a Cristo,correto?eu poderia dizer que conheço a Lu , mais na verdade conheço só de ouvir falar não de andar com ela ,ou de ver,isso fui uma suposição!da mesma forma quem não tem intimidade com Jesus não o conhecem.poderia dizer também sendo uma moradora de rua assim: posso morar na sua casa ? tenho certeza que ninguém ira deixar,da mesma forma quem não obedece e conhece a Jesus entrara no céu. leia a bíblia e a igreja católica não poderá enganar vocês.pois tem enganado a mais de 2000 anos .obs : maria teve vários filhos ,pedro não poderia ser papa (sig:pai, papai ) porque era casado e etc...se quiser eu ensino mais da igreja católica ou eclésia se vocês preferirem!detalhe somos amigas e isso é besteira!
Sheila Diz : Ok, querida...Sem debates, não vou fazer isso. Não sou advogada de Jesus, Ele sabe o que preciso e o que mereço de bom ou de ruim...Não vou mesmo continuar sobre esse assunto,tá? Que Deus continue abençoando a Todos.
Tarcilla Diz : Ok amada!!! Tenha uma abençoada noite...Que o Senhor te abençoe sempre...Fique com Jesus...Beijos
Carla Diz : Aqui ninguém tá excluindo ninguém...só que misturou os assuntos!? Não tem nada haver com rancor o livro que a Lu cita!!Não entendi o "rancor" querida!!...Somos maiores e só estamos dando as nossas opiniões,livremente como somos todos nós!TE amamos em Cristo JESUS!! E temos muito apreço por sua amizade! fica com JESUS e beijos!
Ana S Diz : Estou de total acordo com a Beth Dias e a Sheila Severo. Eu LI o livro e achei renovador. Uma deliciosa maneira de falar sobre uma fé que estava adormecida no peito de muitos. Uma fé imposta por instituições. Uma fé que julga, que discrimina ,que proibe.
Acho que muitos sentiram reacender uma chama que estava quase apagando. Muitos voltaram a acreditar que fé não é não poder beber, comer doce de São Cosme & Damião ou não poder usar camisinha,etc. Fé nada mais é do que acreditar no imenso amor de Cristo por nós e devolver esse amor da maneira mais sincera possível.E o livro passa essa mensagem muito bem, na minha opinião. Afinal quem somos nós para julgar o que é ou não heresia?
Copiar e Colar um texto é muito fácil, assim como falar que milhões são influenciados ao ler um livro. Mas pare e veja no espelho: será que você tbm não é um ser influenciado? Sera que essa sua "verdade" não vem de ideais e valores construidos e pregados ? Afinal venhamos e convenhamos é sabido por todos que muitos pastores pregam, não por amor a Deus e sim por amor ao bolso deles. A propagação desses valores,ideais e das verdades impostas não passam de uma simples forma de manipular uma gente que se encontrava desacreditada e viu na religião uma maneira de "se salvar".
Ou não é isso? Vamos parar e observar a quantidade de fiéis que buscam a igreja quando sua vida esta de cabeça para baixo ? Quantos, agora fiéis, já mataram,estruparam,roubaram ? E agora ? Agora que ajoelharam e aceitaram a Jesus tá tudo bem? Perdoar e esquecer é assim que funciona ?
Também acho que jogar tudo para cima da Biblia é a coisa mais idiota que muitas religiões fazem. Claro que existem muitas lições e exemplos escritos que servem para todos nós. Porém não foi Deus e nem Jesus que a escreveu e sim diversos homens ao longo de anos e anos baseados em experiencias religiosas de um povo. Ou seja, vamos ser sinceros? Não passa de um disse me disse. Há fatos verdadeiros ? Sim,claro. Mais também há um pouco de "verdade" de cada um que escreveu. E outra coisa, a Biblia foi escrita em diversos tipos de hebraico,a tradução pode ser interpretada de maneiras diferentes em diversos pontos no planeta! Já é do saber de todos nós que na Biblia é possivel encontrar mais de 4.000 contradições ! Fora que também é do saber de todos que a Igreja Católica esconde outros livros que também seriam parte da Biblia. Fora tudo isso eu sempre me questionei : Se ela é a única e total verdade, pq a Biblia dos Católicos é uma, a dos evangélicos é diferente, e assim vai ?
Minha opinião é que Deus não vê nada disso. A única coisa que ELE quer é que amemos uns aos outros, que cuidemos do nosso planeta, e que a gente aproveite o maior presente que ELE nos deu : A vida. E te pergunto , como vamos aproveitar a vida com nosso coração envolto de julgamentos,preconceitos,neuroses? Buscando em qualquer coisa um sinal de que aquilo é de Deus ou do Diabo.
Não é isso que ele desejaria né ? Aliás, acho que essa divisão de religiões é uma coisa que não deveria existir. O amor a Deus é a única coisa que deveria contar.
Não importa se você chama ele de Deus, a fulana chama de Jeová e eu de Oxalá. Não importa de se você só acredita nele, a sicrana acredita nele e também em Santo Antônio, São Jorge e Nossa Senhora e eu acredito nele, e em Iansã, Xangô , Oxum etc...
Existem diversos caminhos para chegar até ELE. Cada um tem o livre arbítrio para escolher o seu. O importante é ter ELE dentro do peito.
Para finalizar : Lu , acho que vc esta se tornando uma fanática. Eu não convivo ao seu redor , mais se vc agir da mesma maneira que age com as pessoas do seu convivio devo dizer que é possível que alguns amigos acabem se afastando . Divulgar a palavra do Senhor tudo bem,mais impor é diferente.
Ah, e não venha me dizer que vc entende do que fala pq faz comunicação (sim, já vi esse seu argumento aqui no debate) pq eu sou praticamente (falta 1 periodo) formada em jornalismo.
Carla Diz : Problema é seu se esta formada ou não querida!!!Aqui é livre para se falar o que se acha sem maltrarar ninguém ... Aqui em questão é o livro vou ler e não vou ver nada disso que esta se falando!! Por que tanta arrogância no seu falar....Não adianta ainda ficamos com a bíblia e aqueles que são mornos na palavra DEUS,DEUS os vômita!!
Ana S Diz : To vendo Deus dentro vc querida! A educação transborda pelos poros. Finalizo meus comentarios dizendo: Se irritou é pq tocou em algum ponto fraco ...
Carla Diz :Não irritou não se vc se acha tão sábia leia a bíblia e verá a verdade!! Só a verdade liberta querida!!Educação sua...?? Quem citou tantas bobeiras!! A verdade é maravilhosa, só cremos na Bíblia que é a palavra de DEUS.
Quem é esses santos que só vcs veem?? Só existe um Santo,JESUS.
__________________________________________________________________
Amigos depois de tanta conversa , conclui que : Todos estão em busca de uma explicação sobre o inicio do mundo , Todos querem ser felizes , todos querem ser justos , todos querem estar certos e por fim todos querem ser absolvidos no dia do julgamento. Independente religião!
Portanto Viva as Diferenças e caminhemos juntos nesta Unimultiplicidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário