terça-feira, 1 de outubro de 2013

Índice de Massa Corporal (IMC)


"Calculei meu IMC e o resultado foi que meu peso está saudável, mas eu tenho muitas gorduras localizadas e me considero muito acima do peso. Pq isso acontece?" 



Bom, primeiro de tudo... O que é o IMC?
O IMC é o Índice de Massa Corporal. Através de uma continha simples, é possível chegar a um resultado aproximado da massa corpórea de uma pessoa.
Para calcular o IMC a continha é a seguinte:

IMC = ______Peso_____
              Altura x Altura

Você pode calcular o seu de forma mais simples no site do Dráuzio Varella, clicando AQUI.
Para interpretar o resultado, você pega o valor que obteve na sua conta, e localiza-o nos parâmetros abaixo:

Abaixo de 18,5 = Subnutrição/Baixo peso
Entre 18,6 e 24,9 = Peso saudável/normal
Entre 25 e 29,9 = Sobrepeso
Entre 30 e 34,9 = Obesidade I
Entre 35 e 39,9 = Obesidade II
Acima de 40 =  Obesidade III/mórbida
 Agora, é importante lembrar que estes valores e o cálculo do IMC são apenas parâmetros para nortear o atendimento, não se trata de um resultado exato e 100% confiável, pois ele não fornece informações sobre a composição corporal e a distribuição da gordura corporal.

Um estudo mostrou que mais de 30% das pessoas que são classificadas como normal/peso saudável pelo IMC, apresentam excesso de gordura corporal.

Um outro problema na aplicação do IMC é o uso em atletas ou praticantes de atividade física. Uma pessoa que tem grande quantidade de massa muscular pode ser classificada como obesa, apenas utilizando os critérios de IMC, pois ele não distingue músculos de gordura.

É por isso que uma avaliação antropométrica completa é tão importante, utilizando outros parâmetros como dobras cutâneas e circunferências para quantificar a quantidade de gordura corporal existente em cada um.

Procure um Nutricionista para uma avaliação completa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário