sexta-feira, 16 de maio de 2014

A terrível história por trás dos quadros das crianças chorando

Você conhece a lenda do quadro do "menino chorando"?
Todo mundo gosta de histórias inexplicáveis, e o chamado “quadro do menino chorando”, pintado pelo italiano Giovanni Bragolin, acabou se transformando em lenda urbana durante a década de 80, justamente por estar envolto em uma aura de mistério. O artista, na verdade, se chamava Bruno Amadio, e ficou famoso por retratar uma série de meninos e meninas chorosos.
Como toda lenda que se preze, a do quadro de Amadio está recheada de contradições, eventos inexplicáveis, controvérsias e uma pitada de ocultismo. O artista chegou a frequentar uma academia de artes de Veneza — sua cidade natal — e uma das versões da lenda, que começou a circular na Inglaterra, conta que o quadro que acabou ganhando fama de “amaldiçoado” foi um retrato que Amadio fez do próprio filho.

Versão inglesa

O garotinho morria de medo do fogo e, para fazê-lo chorar para a pintura, Amadio segurava fósforos queimando diante de seu rostinho. Ainda de acordo com essa versão da lenda, o menino teria falecido algumas semanas após a obra ser finalizada, e o artista durante um incêndio terrível em sua casa — só para constar, segundo os registros, o italiano nasceu em 1911, e veio a falecer apenas em 1981.
A lenda acabou se consolidando depois que o retrato do menino passou a ser produzido em série na Inglaterra, e diversos incêndios registrados no país foram atribuídos à maldição do quadro, que era um dos poucos itens encontrados intactos após os incidentes. Um conhecido tabloide britânico chegou a publicar um extenso artigo sobre investigações relacionadas à pintura, e inclusive foram organizadas campanhas públicas para destruir as figuras.

Variações da lenda

Além da história que circulou — e foi consolidada pelo tabloide — na Inglaterra, também existem versões não menos interessantes, incluindo as demais crianças retratadas por Bragolin. Uma delas conta que o pintor, passando por dificuldades ao não conseguir vender seus quadros, decidiu fazer um pacto com om diabo. No entanto, em vez de oferecer a própria alma no “negócio”, o artista teria vendido as dos compradores de suas pinturas. Espertinho...
Outra versão conta que as pinturas contariam com várias mensagens subliminares, e algumas das crianças retratadas apareceriam com as pupilas dilatadas. O pintor inclusive teria confessado que a causa disso era que os pequenos estariam mortos, e que eram crianças reais que haviam sido abduzidas para serem entregues ao demônio.
Existe ainda a história de que Bragolin, depois de fugir da Itália para a Espanha durante a guerra, teria usado como “modelos” as crianças que viviam em um orfanato local que foi — adivinhe! — destruído algum tempo depois em um terrível incêndio. Dizem também que o pintor teria pedido a todos os que tivessem obras suas que se desfizessem delas, e que teria inclusive dado uma entrevista a um famoso programa de variedades aqui no Brasil!

novinha
Os quadros de crianças chorando, estão ligados á Giovanni Bragoin.
Ele já teve vários nomes, como Franchot Seviha, Bruno Amadio, Bragolin e J. Bragolin. Nunca foi um pintor muito reconhecido e por isso, dizem que resolveu fazer um pacto com o Diabo, para conseguir fama e vender suas pinturas. O pacto era algo catastrófico: Quem comprasse o quadro, sofreria destruição física e emocional. Dizem que algumas das crianças retratadas estão com as pupilas dilatadas pois estão mortas. Eram crianças reais desaparecidas, encomendadas por Satã.
Há ainda outra lenda, de que quando jogados ao fogo, os quadros não queimavam.
A crença é que os quadros são amaldiçoados. Várias pessoas alegam que seus vizinhos, e até elas mesmas tiveram problemas com os quadrinhos. Como no Jornal The Sun (conhecido por suas histórias sensacionalistas e irreais), onde pessoas tiveram suas casas incendiadas:
matéria  fearstears_01
Ao todos, existem ou existiram 27 pinturas. Algumas, dizem por aí, contém várias mensagens subliminares demonstrando que as crianças retratadas foram violentamente espancadas.
Na figura 1, parece que no pescoço da menina há uma mão enforcando-a.
Na 2, os olhos e a boca da criança estão inchados. Seu rosto está avermelhado de apenas um lado, e seu nariz está meio torto.
Na 3 há a especulação que a camisa que o menino veste, funciona como uma criatura que o engole. Outras pessoas vão mais longe e especulam que pode ser o próprio Demônio.
01_grande
04_grande
09_grande
Abaixo as coisas ficam mais mórbidas. O braço na pintura não parece ser o da personagem da pintura.
untitled
Abaixo o olho direito do menino, parece não existir. E não é questão de sombra nem nada do tipo, parece que ele está sem olho mesmo.
22_grande
E também rola por aí, a história de que o artista concedeu uma entrevista ao programa global Fantástico nos anos 80, implorando para que todos que possuíssem suas obras a destruíssem. Não há nada na internet com o vídeo ou maiores informações sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário