Esta epístola faz parte do Novo Testamento e foi escrita por volta de 65 DC, destinada a cristãos que eram judeus de nascença, por isso recebe o nome de epistola ao Hebreus “Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo”(Hb 1,1:2).
Na época eles estavam sendo perseguidos e havia grande pressão para que abandonassem a fé cristã e voltar para a região de seus antepassados. Embora não esteja explícita a autoria, e não apresente a saudação de graça e paz característica do apóstolo Paulo, há possibilidade de que seja de sua autoria. Alguns estudiosos creditam esta epístola a Lucas, outros indicam Apolo, Barnabé, Silas, Felipe, ou mesmo o casal cristão Áquila e Priscila.
Ao longo de treze capítulos, este livro é direcionado aos que seguiam a Cristo, aos que eram incrédulos porém tinham conhecimento e alguma aceitação da doutrina e ainda, ao grupo de incrédulos que tinham sido chamados a entregar suas vidas a Cristo mas optaram por rejeita-lo “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?A qual tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor,foi nos depois confirmada pelos que a ouviram” (Hb 2:3)
O autor desta epístola menciona a superioridade de Cristo, sendo citado desde os registros do Antigo Testamento, indicando até mesmo por meio de rituais e cerimônias do seu povo que, mesmo simbolicamente, anunciavam a vinda do Messias “Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade” (Hb 4,14:16).
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