Ele pode ficar totalmente sem gelo no verão de 2030
Fotos e Ilustrações: Shutterstock
Menor oceano entre os cinco existentes na Terra, o Ártico fica no extremo norte do planeta. Ele é diferente: quase todo esse oceano é formado por uma calota de gelo, feita de água salgada!
O que é Ártico?
Esse oceano está sob a constelação (conjunto de estrelas) da Ursa Menor. Daí vem o nome: em grego, a palavra arctos significa urso.
Por todos os lados
Os limites do Oceano Ártico são: o estreito de Bering (entre o Alasca e a Rússia); as ilhas ao norte do Canadá; a Groenlândia e o arquipélago de Svalbard; e a abertura para o Mar de Barents (entre Svalbard e a Noruega).
Mistério gelado
Até a década de 1890, achava-se que o Oceano Ártico tinha águas rasas e uma camada de gelo imóvel. Foi naquela época que o explorador norueguês Fridtjof Nansen comprovou que as águas do Ártico são profundas, com uma calota de gelo flutuante.
Quente demais para ele
Ao longo dos últimos 3 milhões de anos, o Ártico ficou coberto por gelo marinho, que aumenta e diminui de acordo com as estações (fica menor no verão e maior no inverno). No entanto, pesquisas recentes indicam que, por causa do aquecimento global, esse oceano pode ficar totalmente sem gelo durante o verão por volta do ano 2030!
Comportamento alterado
A diminuição do gelo marinho no Ártico causa vários problemas, especialmente para os animais. Sem as placas congeladas, ursos-polares, por exemplo, não têm onde se apoiar para ir atrás de focas, uma das presas prediletas deles. Assim, atacam filhotes de morsas, animais que normalmente não caçam. Isso gera um desequilíbrio e coloca os ursos-polares em risco – durante esse tipo de caça, eles podem ser atacados por morsas adultas.
Fria, mas nem tanto
Apesar de, fora da água, a temperatura no Ártico chegar a 60 graus Celsius negativos, a calota de gelo mantém a temperatura da água em torno de 0 grau Celsius, com pouca variação.
Você sabia que a cobertura de gelo do Ártico vem diminuindo nos últimos 30 anos? Tudo por causa do aumento da temperatura média do planeta.
Números do Oceano Ártico:
- 14 milhões: Área do oceano Ártico em quilômetros quadrados (cerca de oito vezes a área do alasca)
- 987 metros: Profundidade média das águas do Ártico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário