sexta-feira, 28 de outubro de 2011

HARPA CRISTÃ HINO 187

PARTIDA





A morte de um filho
é uma gravidez às avessas.
Volta pra dentro da gente
para uma gestação eterna





Ainha-se aos poucos
buscando um espaço.



Por isso dói o corpo
por isso, o cansaço.

E como numa gestação ao contrário
a dor do parto é a da partida
de volta ao corpo pra acolhida
reviravolta na sua vida!

E já começa te chutando, tirando o sono
mexendo os órgãos, lembrando o dono
que está presente, te bagunçando o pensamento
te vazando de lágrimas e disparando o coração.

A morte de um filho é essa gravidez ao contrário
mas com o tempo, vai desinchando
até se transformar numa semente de amor
e que nunca mais sairá de dentro de ti.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PRECE PELOS DESENCARNADOS


Pai!... Ao longo da vida fui devolvendo à Ti muitos daqueles que amei...

Um a um, às vezes os mais idosos, as vezes os mais jovens, foram retornando para casa, deixando para trás saudades que até hoje me é difícil suportar; flores que trocastes de jardim, deixando em seu lugar o silêncio e a solidão...

Hoje quero pedir por eles, a todos que de uma forma ou outra estiveram ligados à mim nesta encarnação, para que os abençoe e guarde, a fim de que encontrem paz e serenidade no mundo espiritual.

Muitos deles, Senhor, não obstante o coração generoso, afastaram-se do corpo através de enfermidades dolorosas e incuráveis que lhes minaram as forças até o final, deixando na memória de todos o exemplo da coragem e da fé em Teus desígnios, sem esmorecimento...

Outros, Senhor, desiludidos com as provas que lhes cabiam na derradeira existência, não suportaram e sucumbiram, afastando-se da carne pelo suicídio ou pelas drogas, arcando assim com o agravamento dos débitos que lhes diziam respeito e por isso mesmo infinitamente mais infelizes que antes...

Outros, Pai, deixaram para trás os mais belos e santos laços desencarnando em pleno vigor juvenil, desfazendo-se assim de pesados grilhões passados e retornando com a leveza das aves para os ninhos Superiores, para descansar e prosseguir...

Outros ainda, Senhor, deixaram o corpo como quem abandona fardo inútil após cumprida a tarefa, enveredando-se pelos caminhos da felicidade engalanados de luzes e valores, conquistados pelo trabalho santo a que se dedicaram na Terra, em favor de todos os seus semelhantes...

Representaram muito para mim... Para alguns eu pude dizer "te amo", para outros não... No entanto, pela importância que tiveram em minha vida, o meu amor há de lhes ser carinho constante no além, porque acredito que nada se desfaz com a morte do corpo, pelo contrário, se fortalece...

Que hoje, eu possa levar a todos eles o meu pensamento de ternura e gratidão, para que saibam, estejam onde estiverem, que não estão esquecidos na Terra, habitando em minha lembrança e em meu coração com a mesma força e a mesma sinceridade de antes!

Assim seja!

Pablo Soares



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nomes Estranhos

Abaixo, estão relacionados alguns nomes estranhos de pessoas, registrados em cartórios de todo o Brasil. O objetivo não é de ridicularizar ninguém, mas sim de trazer uma pequena amostra da criatividade do povo brasileiro. Os nomes foram coletados a partir de listas públicas, como uma relação de segurados com nomes estranhos divulgada pelo extinto INPS na década de 80, e pesquisas em cartórios realizadas por autores de livros especializados. Vejamos os Nomes !

Abrilina Décima Nona Caçapavana Piratininga de Almeida
Acheropita Papazone
Adalgamir Marge
Adegesto Pataca
Adoração Arabites
Aeronauta Barata
Agrícola Beterraba Areia
Agrícola da Terra Fonseca
Alce Barbuda
Aldegunda Carames More
Aleluia Sarango
Alfredo Prazeirozo Texugueiro
Alma de Vera
Amado Amoroso
Amável Pinto
Amazonas Rio do Brasil Pimpão
América do Sul Brasil de Santana
Amin Amou Amado
Amor de Deus Rosales Brasil (feminino)
Anatalino Reguete
Antônio Americano do Brasil Mineiro
Antonio Buceta Agudim
Antonio Camisão
Antonio Dodói
Antonio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado
Antonio Melhorança
Antônio Morrendo das Dores
Antonio Noites e Dias
Antônio P. Testa
Antonio Pechincha
Antônio Querido Fracasso
Antonio Treze de Junho de Mil Novecentos e Dezessete
Antônio Veado Prematuro
Apurinã da Floresta Brasileira
Araci do Precioso Sangue
Argentino Argenta
Aricléia Café Chá
Armando Nascimento de Jesus
Arquiteclínio Petrocoquínio de Andrade
Asteróide Silverio
Ava Gina (em homenagem a Ava Gardner e Gina Lolobrigida)
Bananéia Oliveira de Deus
Bandeirante do Brasil Paulistano
Barrigudinha Seleida
Bende Sande Branquinho Maracajá
Benedito Autor da Purificação
Benedito Camurça Aveludado
Benedito Frôscolo Jovino de Almeida Aimbaré Militão de Souza
Baruel de Itaparica Boré Fomi de Tucunduvá
Benigna Jarra
Benvindo Viola
Bispo de Paris
Bizarro Assada
Boaventura Torrada
Bom Filho Persegonha
Brandamente Brasil
Brasil Washington C. A. Júnior
Brígida de Samora Mora
Belderagas Piruégas de
Alfim Cerqueira Borges Cabral
Bucetildes (chamada, pelos familiares, de Dona Tide)
Cafiaspirina Cruz
Capote Valente e Marimbondo da Trindade
Caius Marcius Africanus
Carabino Tiro Certo
Carlos Alberto Santíssimo Sacramento
Cantinho da Vila Alencar da Corte Real Sampaio
Carneiro de Souza e Faro
Caso Raro Yamada
Céu Azul do Sol Poente
Chananeco Vargas da Silva
Chevrolet da Silva Ford
Cincero do Nascimento
Cinconegue Washington Matos
Clarisbadeu Braz da Silva
Colapso Cardíaco da Silva
Comigo é Nove na Garrucha Trouxada
Confessoura Dornelles
Crisoprasso Compasso
Danúbio Tarada Duarte
Darcília Abraços
Carvalho Santinho
Deus Magda Silva
Deus É Infinitamente Misericordioso
Deusarina Venus de Milo
Dezêncio Feverêncio de Oitenta e Cinco
Dignatario da Ordem Imperial do Cruzeiro
Dilke de La Roque Pinho
Disney Chaplin Milhomem de Souza
Dolores Fuertes de Barriga
Dosolina Piroca Tazinasso
Drágica Broko
Ernesto Segundo da Família Lima
Esdras Esdron Eustaquio Obirapitanga
Esparadrapo Clemente de Sá
Espere em Deus Mateus
Estácio Ponta Fina Amolador
Éter Sulfúrico Amazonino Rios (socorro...)
Excelsa Teresinha do Menino Jesus da Costa e Silva
Faraó do Egito Sousa
Fedir Lenho
Felicidade do Lar Brasileiro
Finólila Piaubilina
Flávio Cavalcante Rei da Televisão
Francisco Notório Milhão
Francisco Zebedeu Sanguessuga
Francisoreia Doroteia Dorida
Fridundino Eulâmpio
Gigle Catabriga
Graciosa Rodela D'alho
Heubler Janota
Hidráulico Oliveira
Himineu Casamenticio das Dores Conjugais
Holofontina Fufucas
Homem Bom da Cunha Souto Maior
Horinando Pedroso Ramos
Hugo Madeira de Lei Aroeiro
Hypotenusa Pereira
Ilegível Inilegível
Inocêncio Coitadinho
Isabel Defensora de Jesus
Izabel Rainha de Portugal
Janeiro Fevereiro de Março Abril
João Bispo de Roma
João Cara de José
João Cólica
João da Mesma Data
João de Deus Fundador do Colto
João Meias de Golveias
João Pensa Bem
João Sem Sobrenome
Joaquim Pinto Molhadinho
José Amâncio e Seus Trinta e Nove
José Casou de Calças Curtas
José Catarrinho
José Machuca
José Maria Guardanapo
José Padre Nosso
José Teodoro Pinto Tapado
José Xixi
Jovelina Ó Rosa Cheirosa
Jotacá Dois Mil e Um Juana Mula
Júlio Santos Pé-Curto
Justiça Maria de Jesus
Lança Perfume Rodometálico de Andrade
Leão Rolando Pedreira
Leda Prazeres Amante
Letsgo Daqui (let's go)
Liberdade Igualdade
Fraternidade Nova York Rocha
Libertino Africano Nobre
Lindulfo Celidonio Calafange de Tefé
Lynildes Carapunfada Dores Fígado
Magnésia Bisurada do Patrocínio
Manganês Manganésfero Nacional
Manolo Porras y Porras
Manoel de Hora Pontual
Manoel Sovaco de Gambar
Manuel Sola de Sá Pato
Manuelina Terebentina
Capitulina de Jesus Amor Divino
Marciano Verdinho das Antenas Longas
Maria Constança Dores Pança
Maria Cristina do Pinto
Magro Maria da Cruz Rachadinho
Maria da Segunda Distração
Maria de Seu Pereira
Maria Felicidade
Maria Humilde
Maria Máquina
Maria Panela
Maria Passa Cantando
Maria Privada de Jesus
Maria Tributina Prostituta Cataerva
Maria-você-me-mata
Mário de Seu Pereira
Meirelaz Assunção
Mijardina Pinto
Mimaré Índio Brazileiro de Campos
Ministéio Salgado
Naida Navinda Navolta Pereira
Napoleão Estado do Pernambuco
Napoleão Sem Medo e Sem Mácula
Natal Carnaval
Natanael Gosmoguete de Souza
Necrotério Pereira da Silva
Novelo Fedelo
Oceano Atlântico Linhares
Olinda Barba de Jesus
Orlando Modesto Pinto
Orquerio Cassapietra
Otávio Bundasseca
Pacífico Armando Guerra
Padre Filho do Espírito Santo Amém
Pália Pélia Pólia Púlia dos Guimarães Peixoto
Paranahyba Pirapitinga Santana
Penha Pedrinha Bonitinha da Silva
Percilina Pretextata
Predileta Protestante
Peta Perpétua de Ceceta
Placenta Maricórnia da Letra Pi
Plácido e Seus Companheiros
Pombinha Guerreira Martins
Primeira Delícia Figueiredo Azevedo
Primavera Verão Outono Inverno
Produto do Amor Conjugal de Marichá e Maribel
Protestado Felix Correa
Radigunda Cercená Vicensi
Remédio Amargo
Renato Pordeus Furtado
Ressurgente Monte Santos
Restos Mortais de Catarina
Rita Marciana Arrotéia
Rocambole Simionato
Rolando Caio da Rocha
Rolando Escadabaixo
Rômulo Reme Remido Rodó
Safira Azul Esverdeada
Sansão Vagina
Sebastião Salgado Doce
Segundo Avelino Peito
Sete Chagas de Jesus e Salve Pátria
Simplício Simplório da Simplicidade Simples
Soraiadite das Duas a Primeira
Telesforo Veras
Tropicão de Almeida
Última Delícia do Casal Carvalho
Último Vaqueiro
Um Dois Três de Oliveira Quatro
Um Mesmo de Almeida
Universo Cândido
Valdir Tirado Grosso
Veneza Americana do Recife
Vicente Mais ou Menos de Souza
Vitória Carne e Osso
Vitimado José de Araújo
Vitor Hugo Tocagaita
Vivelinda Cabrita
Voltaire Rebelado de França
Wanslívia Heitor de Paula
Zélia Tocafundo Pinto


Os irmãos Epílogo, Verso, Estrofe, Poesia e Pessoína Campos.
As irmãs Xerox, Autenticada e Fotocópia
Os irmãos Cedilha, Vírgula, Cifra e Ponto
As irmãs Defuntina e Finadina.
As irmãs Dialinda e Noitelinda.
Os irmãos Rebostiana e Euscolástico.
Os irmãos Creio Em Deus Pai Kramer e Espírito Santo Riograndense Kramer.
O caso do pai Fredolino e do filho Merdolino.
O flamenguista fanático que batizou seus filhos com nomes do tipo: Flamena e Zicomengo.
Sem falar numa família inteira, no Sul do Brasil, cujo sobrenome é Cachorroski.
E tem o caso dos dois irmãos chamados Zalboeno e Zauxijoane. "Zalboeno" foi montado através de combinações com o nome do Balboeno, ex-jogador de futebol da Argentina. E "Zauxijoane" é: Za (de Zalboeno), Auxi (Auxiliadora, a mãe), Joa (João, o pai) e Ne (Nordeste, a região onde nasceu).

Combinações estranhas são comuns. Exemplos: Kêmula Katrine, Liney Lindsay, Reimar Rainier...
E também combinações entre nomes de irmãos: Zigfrid, Zigfrida, Zingrid.

Nomes de personalidades também costumam batizar diversas pessoas pelo Brasil afora. Exemplos:

Adolpho Hitler de Oliveira
Anjo Gabriel Rodrigues Santos
Charles Chaplin Ribeiro
Elvis Presley da Silva
Hericlapiton da Silva
Ludwig van Beethoven Silva
Maicon Jakisson de Oliveira
Marili Monrói
Marlon Brando Benedito da Silva
Sherlock Holmes da Silva

Na época do seriado Dallas, eram comuns nomes como: Pâmela, Suelen, Jotaerre, Biull...

Mas os próprios artistas não ficam atrás. Os filhos da cantora Baby do Brasil (antigamente conhecida como Baby Consuelo) se chamam: Sarah Sheeva, Zabelê, Nana Shara, Kriptus Rá Baby, Krishna Babye e Pedro Baby.


E há os clássicos erros de cartório ou mesmo dos pais, que não sabe como se escreve o nome...
Por exemplo, uma pessoa chamada Merco (era para ser Américo...).
E tem uma mulher chamada Jafa Lei. O diálogo no cartório:
- "Qual o nome?"
- "Já falei..."
E como é difícil acertar o nome Washington. Tem Uoston, Woxingtone, Oazinguito...
E tem o caso de uma empregada doméstica, daquelas bem simples, deu à filha o nome de Madeinusa. Quando uma pessoa da casa foi perguntá-la o motivo do nome, ela respondeu inocentemente: É que eu estava pegando suas roupas para lavar e li na etiqueta de sua camiseta a palavra "Made in USA", eu achei tão lindo...



Ainda não acabou !!!...

Há também o casal Robeto Grosso e Patricia Pinto
A moça ficou com o nome de casada: Patricia Pinto Grosso
os irmãos: Epílogo, Verso, Estrofe, Poesia e Pessoína Campos;
os irmãos: Xerox, Autenticada e Fotocópia;
os irmãos: Zigfrid, Zigfrida, Zingrid, Ingrid;
os irmãos: Orlaneide Araújo Silva e Orlanílson Araújo Silva,
os irmãos: Phebo Lux Rochester (em homenagem aos sabonetes e ao laboratório) e Godson ("filho de Deus", em inglês)

Sem falar numa família inteira, no Sul do Brasil, cujo sobrenome é Cachorroski.

No Rio Grande do Norte, há uma família cujos nomes dos filhos são os números em francês, na ordem de nascimento:
Un Rosado, Deux Rosado, Trois Rosado, Quatre Rosado, Cinq Rosado etc.
Nossa fonte não sabe ao certo quantos são, mas tem conhecimento de um Vingt Un Rosado (21)...

E tem o caso do flamenguista fanático que batizou seus filhos com nomes do tipo: Flamena e Zicomengo.

E há os clássicos erros de cartório ou mesmo dos pais, que não sabem como se escreve o nome...
Há, por exemplo, uma pessoa chamada Merco (era para ser Américo...).
E tem uma mulher chamada Jafa Lei. O diálogo no cartório: "Qual o nome?" "Já falei..."
E como é difícil acertar o nome Washington. Tem Uoston, Woxington e Oazinguiton...

Casamentos costumam render belos sobrenomes.
Uma moça da família Rego casou-se com um rapaz cujo sobrenome de família era "Barbudo".
Não deu outra: o sobrenome da moça ficou "do Rego Barbudo".
Tem um casal de nomes Adolfo Penteado e Elizabeth Rego, portanto os filhos são legítimos "Rego Penteado".
E há o caso de uma mulher que, depois de casado, ficou com o nome Cármem Melo Pinto.
Um outro casal, mais discreto, preferiu manter os nomes de solteiro, mesmo após o casamento. Ele se chama José Francisco Pinto e ela, Maria José Brochado.

Na cidade de Mogi das Cruzes, uma das maiores colônias japonesas do Brasil, um casamento entre duas famílias tradicionais acabou se tornando em motivo de piada.
A moça se chamava Mitiko Kudo e o seu noivo, Jorge Endo.
Na euforia do casamento, esqueceram que o nome que seria adotado pela futura Sra. Endo traria sérios dissabores para a mesma. Esqueceram e o nome da moça acabou ficando assim: Mitiko Kudo Endo.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Você Pode

André Luiz

Carregando nos próprios ombros as aflições que fustigam a Terra, o Senhor acreditou nas promessas de fidelidade que você lhe fez, enviando-lhe ao caminho aqueles irmãos necessitados de mais amor.
Chegam eles de todas as procedências...
É a esposa fatigada esperando carinho; é o companheiro abatido implorando, em silêncio, esperança e consolo.
De outras vezes, é o filho desorientado suplicando compreensão ou o parente, na hora difícil, aguardando braços fraternos.
Agora é o amigo transviado, esmolando compaixão e ternura, depois, talvez, será o vizinho atormentado em problemas esfogueantes, pedindo bondade e cooperação.
Isso acontece, porquanto você pode compartilhar com Ele a tarefa do auxílio.
Não desdenhe, desse modo, apoiar o bem.
Acendamos a luz, onde as trevas se adensem; articulemos tolerância, ao pé da agressividade; envolvamos as farpas da cólera em algodão de brandura; conduzamos a paz por fonte viva sobre a discórdia, toda vez que a discórdia se faça incêndio destruidor...
Deixe que Ele, o Mestre, se revele por sua palavra e por suas mãos.

Não impeça a divina presença, através de seu passo, no amparo às humanas dores.
E, nessa estrada bendita, depois da luta cotidiana, sentirá você no imo da própria alma, o sol da alegria perfeita repetindo, de coração erguido à verdadeira felicidade.
- Obrigado Jesus, porque na força de Tua bênção, consegui esquecer-me, procurando servir.

ANDRÉ LUIZ


Mensagem "Você Pode"
(Do livro Ideal Espírita, cap. 07, F.C.X., edição CEC)

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quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Umbanda



IRMÃOS DO CONTRA



Fácil, realmente, encontrar aqueles que se opõem à marcha natural dos trabalhos de fraternidade - os irmãos do contra.
Não nos reportaremos, no entanto, a eles como quem abre comportas às sugestões de fracasso, mas sim para analisar o pessimismo e as conseqüências graves que lhe dizem respeito, ao modo de quem examina o perigo de doença determinada no comportamento de enfermos que a manifestam.


Surgem por adversários potenciais de tudo e de todos.
Prematuros na opinião, revelam-se tardos na ação.
Revoltam-se ante a conformidade produtiva e resignam-se à frente dos excessos que destroem a existência.
Não fazem sacrifícios, mas sacrificam a si próprios, sacrificando os outros.
Esquecem o lado bom do passado para se acomodarem ao lado pior das próprias recordações.
Afligem os aflitos, desajudando os semelhantes necessitados e exigem que os Mensageiros das Esferas Superiores se lhes façam servidores atentos.


Se admitem algo, freqüentemente admitem o inadmissível.
Normalmente contraditórios, contradizem qualquer projeto edificante.
Com idéias preconcebidas, impugnam as idéias novas.
Crônicos no desânimo, respiram em regime deficitário seja qual seja a direção que adotam nos caminhos da experiência.


Exibem vozes acariciantes tão-somente quando embalam ruínas...
Não vêem a noite que se esvai quando nasce o dia, mas salientam as primeiras nuvens que tisnam o alvorecer...
Vigilantes no personalismo negativo, invertem atitudes e intenções das pessoas, qual se confundissem deliberadamente os frutos das árvores.


Pela infertilidade no bem, ornam-se férteis no mal.
E apenas coerentes com a própria incoerência, cuidam do corpo, descuidam do espírito e, vezes e vezes, renascem de novo para morrerem sob velhos enganos.
Estudemos nossas vidas para verificar, por nós mesmos, quando nos identificamos com eles e quando nos situamos junto deles, prejudicando o curso das boas obras.


E, observando construtivamente nossos irmãos do contra sistemático, por hospedeiros do pessimismo que ousaremos classificar qual ameaçadora virose mental, imunizemo-nos no cultivo da paciência invariável, oferecendo a todos eles o concurso da oração silenciosa por apoio invisível e o serviço incessante por remédio oportuno, na farmácia do bem.



Abraços fraternos, com votos sinceros de paz e luz .

O Que Faz o Amor Acabar ?



Até onde podemos supor, quem começa um relacionamento espera que ele não termine tão cedo. Especialmente no início, quando mostramos o melhor de nós na intenção de conquistar a pessoa amada, nossas expectativas sempre rondam a ideia – ainda que fantasiosa – do “e foram felizes para sempre”.

Sim, estamos cansados de ouvir que o sempre não existe, que nada é eterno e que o tempo transforma as relações em algo bem diferente do que era quando começou – lembrando que “diferente”, em princípio, não quer dizer nem pior e nem melhor. Mas o fato é que acreditar no amanhã é imprescindível. É esta esperança e esta significativa aposta no amor que o faz ganhar em profundidade. Ou seja, é preciso investir para ganhar, seja qual for o compromisso.

Porém, o maior equívoco na conquista e, principalmente, na manutenção das relações, tem sido o foco. Apesar de ser essencial acreditar no futuro, é absolutamente indispensável vivenciar o hoje, o agora, este dia!

Por isso, se você quer saber o que faz o amor acabar, a resposta é apenas uma: começar a acreditar que hoje pode ser ruim porque depois você poderá consertar. Talvez até possa, mas deixar para fazer o amor valer a pena somente amanhã é a maior e mais perigosa armadilha que os casais constroem para si mesmos sem se dar conta!

Em outras palavras: nada pode garantir que o amor entre você e a pessoa com quem você se relaciona jamais vai acabar. Isso não existe. É imprevisível e incontrolável. Entretanto, se você quer fazer o que está ao seu alcance, se quer fazer o que é possível, então minha sugestão é para que você viva um “amor de um dia”.

Isso mesmo: Ame como se este amor fosse acabar ao final deste dia. Como se você tivesse apenas hoje para namorar, beijar, abraçar, falar, ouvir, ouvir bastante, considerar, perdoar, pedir perdão, ceder, reconhecer o que o outro faz de bom, reconhecer o que você faz que não é muito legal... Enfim, apenas hoje, apenas agora...

Claro que isso não significa que se você não puder aproveitar o hoje, estará tudo acabado. Mas esteja certo de que se você se relacionar na maior parte do tempo sempre esperando pelo amanhã para que seja bom, então está fadado ao fim! Pode ser oficial ou camuflado, mas o fim será inevitável!

Portanto, não perca mais tempo! Quanto antes você começar, mais fácil será instaurar esta dinâmica no seu relacionamento. Mais eficiente e mais prazeroso será praticar o “amor por um dia”!

Afinal de contas, é fácil compreender o quão mais possível é viver um grande amor por 15 ou 20 horas do que por 15 ou 20 anos... E na mesma medida, por 15 ou 20 minutos do que por 15 ou 20 horas. Então, que tal uma ligação carinhosa, um convite picante, uma flor sem motivos aparentes, um elogio despretensioso?

Nada de mais para quem quer viver uma linda história de amor, não acha?

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Olodumare (Deus Supremo)

Na mitologia Yoruba, Olodumare (Edumare ou Oloddumare) é um deus que se apresenta como uma força criativa que estabeleceu a existência e o Universo. Em algumas nações acredita-se que este é o verdadeiro criador do mundo, ser supremo somente abaixo de Olorum.




Deus possui muitos nomes, sendo o mais antigo Olodumare ou Edumare.


A palavra Olodumare constitui contração de 0% dumare (maré), o que significa Olo senhor da parte principal líder absoluto, chefe, autoridade Odu = muito grande, recipiente profundo, muito extenso pleno, maré = aquele que permanece aquele quem sempre é maré, aquele que é absolutamente perfeito, o supremo em qualidades.


Alguns outros nomes de Olodumare Deus são:




Olorun – o senhor do céu.


Orise – contração do ori (cabeça).


Olofin Orun – rei do céu.
São atributos do ser supremo único, criado rei onipotente, transcendente Juiz e eterno;


É considerado Oyigiyigi ato aiku o poderoso durável inalterável rocha que nunca morre, Não recebe cultos diretamente, porém sempre que uma divindade é cultuada a oração inicia por axé, para que Deus aceite o pedido.



Olodumare é infinito


Assim olodumare é infinito, ou seja, tem todas as perfeições em sumo e ilimitado grau.
A natureza é um conjunto indivisível no qual tudo está contido- a totalidade do universo está presente em todas as partes e em todos os tempos que possam ser considerados. Sem dúvida alguma, existe uma interação completa e misteriosa entre todos os elementos do universo e essa interação une o universo numa única totalidade.
Tudo que ocorre em nosso pequeno mundo está em relação com a imensidão cósmica, como se cada parte de qualquer mundo considerado contivesse em si a totalidade do universo. Conclui-se que todo e a parte são uma única e mesma coisa.
- Tudo reflete todo resto. Cada região do espaço, por menor que seja contém a configuração completa do conjunto. O que quer que aconteça na terra é ditado por todas as hierarquias das estruturas do universo.

Lenda do Obi

Olodunmare chama os homens para retornarem ao seu lar, porém nem mesmo a morte é capaz de apagar as lembranças os feitos de grandes homens.

Obi é um elemento muito importante no culto de Vodun, Orisa e Nkise. A noz de cola, Obi, é o símbolo da oração no céu.

É um alimento básico, e toda vez que é oferecido, o seu consumo é sempre precedido por preces.

Foi Orunmila quem revelou como a noz de cola foi criada.

Quando Olodunmare descobriu que as divindades estavam lutando umas contra as outras, antes de ficar claro que Esu era o responsável por isso, Ele decidiu convidar as quatro mais moderadas divindades (Paz, a Prosperidade, a Concórdia e Aiye, a única divindade feminina presente), para entrarem em acordo sobre a situação.

Eles deliberaram longamente sobre o motivo de os mais jovens não mais respeitarem os mais velhos, como ordenado pelo Deus Supremo.

Todos começaram então a rezar pelo retorno da unanimidade e equilíbrio. Enquanto estavam rezando pela restauração da harmonia, Olodunmare abriu e fechou sua mão direita apanhando o ar.

Em seguida abriu e fechou sua mão esquerda, de novo apanhando o ar.

Após isso, Ele foi para fora, mantendo Suas mãos fechadas e plantou o conteúdo das duas mãos no chão.

Suas mãos haviam apanhado no ar as orações e Ele as plantou. No dia seguinte, uma árvore havia crescido no lugar onde Deus havia plantado as orações que Ele apanhara no ar.

Ela rapidamente cresceu, floresceu e deu frutos.

Quando as frutas amadureceram para colheita, começaram a cair no solo.

Aiye pegou-as e as levou para Olodunmare,e Ele disse a ela para que fosse e preparasse as frutas do jeito que mais lhe agradasse.

Primeiro, ela tostou as frutas, e elas mudaram sua textura, o que as deixou com gosto ruim.

No outro dia, Ela pegou mais frutas e as cozinhou, e elas mudaram de cor e não podiam ser comidas. Enquanto isso, outros foram fazendo tentativas, no entanto todas foram mal sucedidas.

Foram então até Olodunmare para dizer que a missão de descobrir como preparar as nozes era impossível.

Quando ninguém sabia o que fazer, Elenini, a divindade do Obstáculo, se apresentou como voluntária para guardar as frutas.

Todas as frutas colhidas foram então dadas a ela. Elenini então partiu a cápsula, limpou e lavou as nozes e as guardou com as folhas para que ficassem frescas por catorze dias.

Depois, ela começou a comer as nozes cruas.

Ela esperou mais catorze dias e depois disso percebeu que as nozes estavam vigorosas e frescas.

Após isso, ela levou as frutas para Olodunmare e disse a todos que o produto das preces, Obi, podia ser ingerido cru sem nenhum perigo.

Deus então decretou que, já que tinha sido Elenini, a mais velha divindade em Sua casa quem conseguiu descodificar o segredo do produto das orações, as nozes deveriam ser dali por diante, não somente um alimento do céu, mas também, onde fossem apresentadas, deveriam ser sempre oferecidas primeiro ao mais velho sentado no meio do grupo, e seu consumo deveria ser sempre precedido por preces.

Olodunmare também proclamou que, como um símbolo da prece, a árvore somente cresceria em lugares onde as pessoas respeitassem os mais velhos.

Naquela reunião do Conselho Divino, a primeira noz de cola foi partida pelo Próprio Olodunmare e tinha duas peças.

Ele pegou uma e deu a outra para Elenini, a mais antiga divindade presente. A próxima noz de cola tinha três peças, as quais representavam as três divindades masculinas que disseram as orações que fizeram nascer a árvore da noz de cola.

A próxima tinha quatro peças e incluía assim Aiye, a única mulher que estava presente na cerimónia.

A próxima tinha cinco peças e incluiu Orisa-Nla.

A próxima tinha seis peças representando a harmonia, o desejo das orações divinas.

A noz de cola com seis peças foi então dividida e distribuída entre todos no Conselho.

Aiye então levou a noz de cola para a Terra, onde sua presença é marcada por preces e onde ela só germina e floresce em comunidades humanas onde existe respeito pelos mais velhos, pelos ancestrais e onde a tradição é glorificada.

Amamente se Bebê

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Perispírito




Origem do termo

O termo perispírito foi cunhado por Allan Kardec, e encontra seu primeiro uso no comentário que segue o item 93 de O Livro dos Espíritos:

O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer?
“Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.”
Segue-se a esse trecho o seguinte comentário de Kardec: "Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma; do mesmo modo, uma substância que, por comparação, se pode chamar perispírito, serve de envoltório ao Espírito propriamente dito".

A partir daí Kardec se ocupou de buscar fundamentação para essa hipótese, estudando as propriedades daquilo que à época recebia o nome de "fluidos" (eletricidade, magnetismo, calor), e ampliando a pesquisa para o que chamou de "fluidos psíquicos" ou "espirituais". Concluiu que o perispírito seria um corpo fluídico que envolve o espírito na condição de ente "semimaterial". Mais "grosseiro" que o espírito e mais "sutil" que o corpo, seria o responsável, entre outras funções, pela transmissão da vontade daquele para este e das sensações do corpo para o espírito. Seria constituído a partir de modificações particulares do "Fluido Cósmico Universal", que Kardec defendia ser a matéria primordial de que se compõe o universo

Outras concepções

Conservando a nomenclatura original, muitos adeptos da Doutrina Espírita definem hoje o perispírito como um "corpo" dotado de "centros de força", adotando para estes praticamente as mesmas definições que a Teosofia e outras doutrinas baseadas nos ensinamentos orientais elaboraram para o Corpo Astral e os Chakras.

O perispírito teria, assim, a função de "modelar" o corpo físico (chamado de soma), de forma que cada centro de força corresponderia a uma glândula e estaria intimamente ligado ao sistema nervoso, através do qual conduziria ao corpo as deliberações do espírito, e a este transportaria as impressões sensoriais.

Desempenharia, também, o importante papel de elo entre o espírito comunicante e o espírito encarnado nos fenômenos mediúnicos.

O perispírito emitiria ainda, segundo alguns, "vibrações", transformando os "fluidos semi-materiais", de acordo com os pensamentos: poderia, assim, variar da "luminosidade mais elevada" até aspectos mais "repugnantes", consoante a "qualidade" de quem os emite

O Perispírito, os Fluidos e os Passes



O que é o Perispírito

Perispírito é o nome dado por Allan Kardec ao elo de ligação entre o Espírito e o corpo físico. Quando o Espírito está desencarnado, é o perispírito que lhe serve como meio de manifestação. É o que o Apóstolo Paulo chamava de corpo espiritual (I Coríntios, XV,44).

Há no homem alguma outra coisa além da alma e do corpo?

“Há o laço que liga a alma ao corpo.”

a) - De que natureza é esse laço?

“Semimaterial, isto é, de natureza intermédia entre o Espírito e o corpo. É preciso que seja assim para que os dois se possam comunicar um com o outro. Por meio desse laço é que o Espírito atua sobre a matéria e reciprocamente.”

O homem é, portanto, formado de três partes essenciais:

1º - o corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;

2º - a alma, Espírito encarnado que tem no corpo a sua habitação;

3º - o princípio intermediário, ou perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo. Tais, num fruto, o gérmen, o perisperma e a casca.

O Livro dos Espíritos



Do que é feito

Havendo no universo três elementos básicos: Deus, Espírito e Matéria, a Doutrina Espírita denomina de Fluido Universal a matéria elementar que serve para a criação de todas as outras. Tanto a matéria que conhecemos na Terra (pedra, ar, água, nossos corpos e tudo o que existe), quanto a matéria do Plano Espiritual (que forma as cidades, colônias, o perispírito, o fluido que emitimos pelo passe) são feitos de Fluido Universal. Essa única matéria básica transforma-se em todas as outras conforme atua nela o pensamento divino ou dos próprios Espíritos.

Um exemplo para compreendermos essas transformações é o fato de um único elemento químico, o Carbono, transformar-se em diamante ou carvão, que são duas coisas completamente diferentes, apenas alterando-se as ligações moleculares entre os átomos de carbono.

Assim, o perispírito é feito de uma das transformações do Fluido Universal que existe em torno do planeta onde o Espírito deve encarnar.

De onde tira o Espírito o seu invólucro semimaterial?

“Do fluido universal de cada globo, razão por que não é idêntico em todos os mundos. Passando de um mundo a outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa.”

a) - Assim, quando os Espíritos que habitam mundos superiores vêm ao nosso meio, tomam um perispírito mais grosseiro?

“É necessário que se revistam da vossa matéria, já o dissemos.”

O Livro dos Espíritos


Haverá mundos onde o Espírito, deixando de revestir corpos materiais, só tenha por envoltório o perispírito?

“Há e mesmo esse envoltório se torna tão etéreo que para vós é como se não existisse. Esse o estado dos Espíritos puros.”

a) - Parece resultar daí que, entre o estado correspondente às últimas encarnações e o de Espírito puro, não há linha divisória perfeitamente demarcada; não?

“Semelhante demarcação não existe. A diferença entre um e outro estado se vai apagando pouco a pouco e acaba por ser imperceptível, tal qual se dá com a noite às primeiras claridades do alvorecer.”

A substância do perispírito é a mesma em todos os mundos?

“Não; é mais ou menos etérea. Passando de um mundo a outro, o Espírito se reveste da matéria própria desse outro, operando-se, porém, essa mudança com a rapidez do relâmpago.”

O Livro dos Espíritos


- A camada de fluidos espirituais que cerca a Terra se pode comparar às camadas inferiores da atmosfera, mais pesadas, mais compactas, menos puras, do que as camadas superiores. Não são homogêneos esses fluidos; são uma mistura de moléculas de diversas qualidades, entre as quais necessariamente se encontram. as moléculas elementares que lhes formam a base, porém mais ou menos alteradas. Os efeitos que esses fluidos produzem estarão na razão da soma das partes puras que eles encerram. Tal, por comparação, o álcool retificado, ou misturado, em diferentes proporções, com água ou outras substâncias: seu peso específico aumenta, por efeito dessa mistura, ao mesmo tempo que sua força e sua inflamabilidade diminuem, embora no todo continue a haver álcool puro.

Os Espíritos chamados a viver naquele meio tiram dele seus perispíritos; porém, conforme seja mais ou menos depurado o Espírito, seu perispírito se formará das partes mais puras ou das mais grosseiras do fluido peculiar ao mundo onde ele encarna. O Espírito produz aí, sempre por comparação e não por assimilação, o efeito de um reativo químico que atrai a si as moléculas que a sua natureza pode assimilar.

Resulta disso este fato capital: a constituição íntima do perispírito não é idêntica em todos os Espíritos encarnados ou desencarnados que povoam a Terra ou o espaço que a circunda. O mesmo já não se dá com o corpo carnal, que, como foi demonstrado, se forma dos mesmos elementos, qualquer que seja a superioridade ou a inferioridade do Espírito. Por isso, em todos, são os mesmos os efeitos que o corpo produz, semelhantes as necessidades, ao passo que diferem em tudo o que respeita ao perispírito.

Também resulta que: o envoltório perispirítico de um Espírito se modifica com o progresso moral que este realiza em cada encarnação, embora ele encarne no mesmo meio; que os Espíritos superiores, encarnando excepcionalmente, em missão, num mundo inferior, têm perispírito menos grosseiro do que o dos indígenas desse mundo.

A Gênese, Capítulo XIV


Ele tem a forma humana e, quando nos aparece, é geralmente com a que revestia o Espírito na condição de encarnado. Daí se poderia supor que o perispírito, separado de todas as partes do corpo, se modela, de certa maneira, por este e lhe conserva o tipo; entretanto, não parece que seja assim. Com pequenas diferenças quanto às particularidades e exceção feita das modificações orgânicas exigidas pelo meio em o qual o ser tem que viver, a forma humana se nos depara entre os habitantes de todos os globos. Pelo menos, é o que dizem os Espíritos. Essa igualmente a forma de todos os Espíritos não encarnados, que só têm o perispírito; a com que, em todos os tempos, se representaram os anjos, ou Espíritos puros. Devemos concluir de tudo isto que a forma humana é a forma tipo de todos os seres humanos, seja qual for o grau de evolução em que se achem. Mas a matéria sutil do perispírito não possui a tenacidade, nem a rigidez da matéria compacta do corpo; é, se assim nos podemos exprimir, flexível e expansível, donde resulta que a forma que toma, conquanto decalcada na do corpo, não é absoluta, amolga-se à vontade do Espírito, que lhe pode dar a aparência que entenda, ao passo que o invólucro sólido lhe oferece invencível resistência.

Livre desse obstáculo que o comprimia, o perispírito se dilata ou contrai, se transforma: presta-se, numa palavra, a todas as metamorfoses, de acordo com a vontade que sobre ele atua. Por efeito dessa propriedade do seu envoltório fluídico, é que o Espírito que quer dar-se a conhecer pode, em sendo necessário, tomar a aparência exata que tinha quando vivo, até mesmo com os acidentes corporais que possam constituir sinais para o reconhecerem.

O Livro dos Médiuns



Para que serve


Quando o Espírito está encarnado, o perispírito serve como elo de ligação entre o Espírito e o corpo. Desencarnado, o perispírito faz o papel de corpo com o qual o Espírito se manifesta.

Como podem os Espíritos, não tendo corpo, comprovar suas individualidades e distinguir-se dos outros seres espirituais que os rodeiam?

“Comprovam suas individualidades pelo perispírito, que os torna distinguíveis uns dos outros, como faz o corpo entre os homens.”

O Livro dos Espíritos

Em qualquer caso, é através do perispírito que o Espírito, ser imaterial, recebe as sensações do ambiente ou nele atua.

Durante a vida, o corpo recebe impressões exteriores e as transmite ao Espírito por intermédio do perispírito, que constitui, provavelmente, o que se chama fluido nervoso. Uma vez morto, o corpo nada mais sente, por já não haver nele Espírito, nem perispírito. Este, desprendido do corpo, experimenta a sensação, porém, como já não lhe chega por um conduto limitado, ela se lhe torna geral. Ora, não sendo o perispírito, realmente, mais do que simples agente de transmissão, pois que no Espírito é que está a consciência, lógico será deduzir-se que, se pudesse existir perispírito sem Espírito, aquele nada sentiria, exatamente como um corpo que morreu. Do mesmo modo, se o Espírito não tivesse perispírito, seria inacessível a toda e qualquer sensação dolorosa. É o que se dá com os Espíritos completamente purificados. Sabemos que quanto mais eles se purificam, tanto mais etérea se torna a essência do perispírito, donde se segue que a influência material diminui à medida que o Espírito progride, isto é, à medida que o próprio perispírito se torna menos grosseiro.

Parte da questão 257 de O Livro dos Espíritos, Ensaio teórico da sensação nos Espíritos




Ainda na questão 257, Allan Kardec nos explica que, quando encarnados, percebemos o mundo através de nossos sentidos, que estão circunscritos em alguns órgãos: a visão pelos olhos, a audição pelos ouvidos, o tato pela pele e assim por diante. Os Espíritos ainda apegados à matéria, ao desencarnarem, continuam percebendo o plano espiritual pelos órgãos do perispírito, não por necessidade, mas por condicionamento. À medida em que evoluem, podem perceber tudo ao redor de si por todo o seu perispírito, sem precisarem de um órgão, e pelo mesmo motivo podem ver e ouvir a qualquer distância ou ler os pensamentos, conforme a sua vontade.

O perispírito é ainda a chave para a compreensão dos fenômenos mediúnicos, especialmente os chamados de efeitos físicos, como os de materializações (quando o perispírito dos mortos pode tornar-se visível ou tangível), de bicorporeidade (quando um indivíduo encarnado parece estar em dois lugares ao mesmo tempo), de transporte de objetos, de transfiguração (um médium toma a aparência do espírito que se comunica) e de curas.



Transporte e materialização de objetos


13ª Como trazes o objeto? Será segurando-o com as mãos?

"Não; envolvo-o em mim mesmo."

NOTA DE ERASTO. A resposta não explica de modo claro a operação. Ele não envolve o objeto com a sua própria personalidade; mas, como o seu fluido pessoal é dilatável, combina uma parte desse fluido com o fluido animalizado do médium e é nesta combinação que oculta e transporta o objeto que escolheu para transportar. Ele, pois, não exprime com justeza o fato, dizendo que envolve em si o objeto.

14ª Trazes com a mesma facilidade um objeto de peso considerável, de 50 quilos por exemplo?

"O peso nada é para nós. Trazemos flores, porque agrada mais do que um volume pesado."

NOTA DE ERASTO. É exato. Pode trazer objetos de cem ou duzentos quilos, por isso que a gravidade, existente para vós, é anulada para os Espíritos. Mas, ainda aqui, ele não percebe bem o que se passa, A massa dos fluidos combinados é proporcional à dos objetos. Numa palavra, a força deve estar em proporção com a resistência; donde se segue que, se o Espírito apenas traz uma flor ou um objeto leve, é muitas vezes porque não encontra no médium, ou em si mesmo, os elementos necessários para um esforço mais considerável.

18ª Como conseguiste outro dia introduzir aqueles objetos, estando fechado o aposento?

"Fi-los entrar comigo, envoltos, por assim dizer, na minha substância. Nada mais posso dizer, por não ser explicável o fato."

19ª Como fizeste para tornar visíveis estes objetos que, um momento antes, eram invisíveis?

"Tirei a matéria que os envolvia."

NOTA DE ERASTO. O que os envolve não é matéria propriamente dita, mas um fluido tirado, metade, do perispírito do médium e, metade, do Espírito que opera.

20ª (A Erasto) Pode um objeto ser trazido a um lugar inteiramente fechado?

Numa palavra: pode o Espírito espiritualizar um objeto material, de maneira que se torne capaz de penetrar a matéria?

"É complexa esta questão. O Espírito pode tornar invisíveis, porém, não penetráveis, os objetos que ele transporte; não pode quebrar a agregação da matéria, porque seria a destruição do objeto. Tornando este invisível, o Espírito o pode transportar quando queira e não o libertar senão no momento oportuno, para fazê-lo aparecer. De modo diverso se passam as coisas, com relação aos que compomos. Como nestes só introduzimos os elementos da matéria, como esses elementos são essencialmente penetráveis e, ainda, como nós mesmos penetramos e atravessamos os corpos mais condensados, com a mesma facilidade com que os raios sol ares atravessam uma placa de vidro, podemos perfeitamente dizer que introduzimos o objeto num lugar que esteja hermeticamente fechado, mas isso somente neste caso.

Itens da questão 99 de O Livro dos Médiuns


Materialização de Espíritos


Por sua natureza e em seu estado normal, o perispírito é invisível e tem isto de comum com uma imensidade de fluidos que sabemos existir, sem que, entretanto, jamais os tenhamos visto. Mas, também, do mesmo modo que alguns desses fluidos, pode ele sofrer modificações que o tornem perceptível à vista, quer por meio de uma espécie de condensação, quer por meio de uma mudança na disposição de suas moléculas. Aparece-nos então sob uma forma vaporosa.

A condensação (preciso é que não se tome esta palavra na sua significação literal; empregamo-la apenas por falta de outra e a título de comparação), a condensação, dizemos, pode ser tal que o perispírito adquira as propriedades de um corpo sólido e tangível, conservando, porém, a possibilidade de retomar instantaneamente seu estado etéreo e invisível. Podemos apreender esse efeito, atentando no vapor, que passa do de invisibilidade ao estado brumoso, depois ao estado líquido, em seguida ao sólido e vice-versa.

Esses diferentes estados do perispírito resultam da vontade do Espírito e não de uma causa física exterior, como se dá com os nossos gases. Quando o Espírito nos aparece, é que pôs o seu perispírito no estado próprio a torná-lo visível. Mas, para isso, não basta a sua vontade, porquanto a modificação do perispírito se opera mediante sua combinação com o fluido peculiar ao médium. Ora, esta combinação nem sempre é possível, o que explica não ser generalizada a visibilidade dos Espíritos. Assim, não basta que o Espírito queira mostrar-se; não basta tão pouco que uma pessoa queira vêlo; é necessário que os dois fluidos possam combinar-se, que entre eles haja uma espécie de afinidade e também, porventura, que a emissão do fluido da pessoa seja suficientemente abundante para operar a transformação do perispírito e, provavelmente, que se verifiquem ainda outras condições que desconhecemos. E necessário, enfim, que o Espírito tenha a permissão de se fazer visível a tal pessoa, o que nem sempre lhe é concedido, ou só o é em certas circunstâncias, por motivos que não podemos apreciar.

O Livro dos Médiuns


Bicorporeidade


Isolado do corpo, o Espírito de um vivo pode, como o de um morto, mostrar-se com todas as aparências da realidade. Demais, pelas mesmas causas que temos exposto, pode adquirir momentânea tangibilidade. Este fenômeno, conhecido pelo nome de bicorporeidade, foi que deu início às histórias de homens duplos, isto é, de indivíduos cuja presença simultânea em dois lugares diferentes se chegou a comprovar.

O Livro dos Médiuns


Transfiguração


A transfiguração, em certos casos, pode originar-se de uma simples contração muscular, capaz de dar à fisionomia expressão muito diferente da habitual, ao ponto de tornar quase irreconhecível a pessoa. Temo-lo observado freqüentemente com alguns sonâmbulos; mas, nesse caso, a transformação não é radical. Uma mulher poderá parecer jovem ou velha, bela ou feia, mas será sempre uma mulher e, sobretudo, seu peso não aumentará, nem diminuirá. No fenômeno com que nos ocupamos, há mais alguma coisa. A teoria do perispírito nos vai esclarecer.

Está, em princípio, admitido que o Espírito pode dar ao seu perispírito todas as aparências; que, mediante uma modificação na disposição molecular, pode dar-lhe a visibilidade, a tangibilidade e, conseguintemente, a opacidade; que o perispírito de uma pessoa viva, isolado do corpo, é passível das mesmas transformações; que essa mudança de estado se opera pela combinação dos fluidos. Figuremos agora o perispírito de uma pessoa viva, não isolado, mas irradiando-se em volta do corpo, de maneira a envolvê-lo numa espécie de vapor. Nesse estado, passível se torna das mesmas modificações de que o seria, se o corpo estivesse separado. Perdendo ele a sua transparência, o corpo pode desaparecer, tornar-se invisível, ficar velado, como se mergulhado numa bruma. Poderá então o perispírito mudar de aspecto, fazer-se brilhante, se tal for a vontade do Espírito e se este dispuser de poder para tanto. Um outro Espírito, combinando seus fluidos com os do primeiro, poderá, a essa combinação de fluidos, imprimir a aparência que lhe é própria, de tal sorte, que o corpo real desapareça sob o envoltório fluídico exterior, cuja aparência pode variar à vontade do Espírito. Esta parece ser a verdadeira causa do estranho fenômeno e raro, cumpra se diga, da transfiguração.

Quanto à diferença de peso, explica-se da mesma maneira por que se explica com relação aos corpos inertes. O peso intrínseco do corpo não variou, pois que não aumentou nele a quantidade de matéria. Sofreu, porém, a influência de um agente exterior, que lhe pode aumentar ou diminuir o peso relativo, conforme explicamos nas questões 78 e seguintes. Provável é, portanto, que, se a transformação se produzir, tomando a pessoa o aspecto de uma criança, o peso diminua proporcionalmente.

O Livro dos Médiuns


Os Passes



O pensamento do encarnado atua sobre os fluidos espirituais, como o dos desencarnados, e se transmite de Espírito a Espírito pelas mesmas vias e, conforme seja bom ou mau, saneia ou vicia os fluidos ambientes.

Desde que estes se modificam pela projeção dos pensamentos do Espírito, seu invólucro perispirítico, que é parte constituinte do seu ser e que recebe de modo direto e permanente a impressão de seus pensamentos, há de, ainda mais, guardar a de suas qualidades boas ou más. Os fluidos viciados pelos eflúvios dos maus Espíritos podem depurar-se pelo afastamento destes, cujos perispíritos, porém, serão sempre os mesmos, enquanto o Espírito não se modificar por si próprio.

Sendo o perispírito dos encarnados de natureza idêntica à dos fluidos espirituais, ele os assimila com facilidade, como uma esponja se embebe de um líquido. Esses fluidos exercem sobre o perispírito uma ação tanto mais direta, quanto, por sua expansão e sua irradiação, o perispírito com eles se confunde.

Atuando esses fluidos sobre o perispírito, este, a seu turno, reage sobre o organismo material com que se acha em contato molecular. Se os fluidos são de boa natureza, o corpo ressente uma impressão salutar; se são maus, a impressão é penosa. Se são permanentes e enérgicos, os fluidos maus podem ocasionar desordens físicas; não é outra a causa de certas enfermidades.

Os meios onde superabundam os maus Espíritos são, pois, impregnados de maus fluidos que o encarnado absorve pelos poros perispiríticos, como absorve pelos poros do corpo os miasmas pestilenciais.

Parte da questão 18 de A Gênese, capítulo XIV



Os “poros perispiríticos” acima citados também são chamados no movimento espírita de “chacras” ou “centros de força”, sendo um total de sete. São eles:


- Coronário: situado no topo da cabeça, voltado para cima como uma coroa, está associado com o cérebro e o sistema nervoso. Liga-se também com a glândula pineal e é bastante usado para absorver os fluidos;

- Frontal: situa-se no meio da testa, entre as sobrancelhas. É o chamado terceiro olho, terceira visão e está estreitamente ligado à vontade, ao animismo, à clarividência, clariaudiência;

- Laringo: na região da garganta. Atua no processo de comunicação das pessoas, controla a garganta o pescoço, os braços e as mãos e liga-se à glândula tireóide;

- Cardio: vitaliza o coração os pulmões, plexo cardíaco e sistema circulatório. Influi na emotividade da pessoa;

- Esplênico: encontra-se na área do baço, sua função é selecionar e distribuir as energias vitalizadoras pelos órgãos do corpo;

- Umbilico: na região umbilical, ligado ao pâncreas, intestino, estômago e fígado;

- Sexo: entre o ânus e os órgão sexuais, recebe as energias através dos chacras plantares (na sola dos pés).


Os comentários sobre estes “centros” estão em obras acessórias, escritas, por exemplo, pelo espírito André Luiz.

- Como se há visto, o fluido universal é o elemento primitivo do corpo carnal e do perispírito, os quais são simples transformações dele. Pela identidade da sua natureza, esse fluido, condensado no perispírito, pode fornecer princípios reparadores ao corpo; o Espírito, encarnado ou desencarnado, é o agente propulsor que infiltra num corpo deteriorado uma parte da substância do seu envoltório fluídico. A cura se opera mediante a substituição de uma molécula malsã por uma molécula sã. O poder curativo estará, pois, na razão direta da pureza da substância inoculada; mas, depende também da energia da vontade que, quanto maior for, tanto mais abundante emissão fluídica provocará e tanto maior força de penetração dará ao fluido. Depende ainda das intenções daquele que deseje realizar a cura, seja homem ou Espírito. Os fluidos que emanam de uma fonte impura são quais substâncias medicamentosas alteradas.

. - São extremamente variados os efeitos da ação fluídica sobre os doentes, de acordo com as circunstâncias. Algumas vezes é lenta e reclama tratamento prolongado, como no magnetismo ordinário; doutras vezes é rápida, como uma corrente elétrica. Há pessoas dotadas de tal poder, que operam curas instantâneas nalguns doentes, por meio apenas da imposição das mãos, ou, até, exclusivamente por ato da vontade Entre os dois pólos extremos dessa faculdade, há infinitos matizes. Todas as curas desse gênero são variedades do magnetismo e só diferem pela intensidade e pela rapidez da ação. O princípio é sempre o mesmo: o fluido, a desempenhar o papel de agente terapêutico e cujo efeito se acha subordinado à sua qualidade e a circunstâncias especiais.

- A ação magnética pode produzir-se de muitas maneiras:

1º pelo próprio fluido do magnetizador; é o magnetismo propriamente dito, ou magnetismo humano, cuja ação se acha adstrita à força e, sobretudo, à qualidade do fluido;

2º pelo fluido dos Espíritos, atuando diretamente e sem intermediário sobre um encarnado, seja para o curar ou acalmar um sofrimento, seja para provocar o sono sonambúlico espontâneo, seja para exercer sobre o indivíduo uma influência física ou moral qualquer. É o magnetismo espiritual, cuja qualidade está na razão direta das qualidades do Espírito;

3º pelos fluidos que os Espíritos derramam sobre o magnetizador, que serve de veículo para esse derramamento. É o magnetismo misto, semiespiritual, ou, se o preferirem, humano-espiritual. Combinado com o fluido humano, o fluido espiritual lhe imprime qualidades de que ele carece. Em tais circunstâncias, o concurso dos Espíritos é amiúde espontâneo, porém, no mais das vezes, provocado por um apelo do magnetizador.

- É muito comum a faculdade de curar pela influência fluídica e pode desenvolver-se por meio do exercício; mas, a de curar instantaneamente, pela imposição das mãos, essa é mais rara e o seu grau máximo se deve considerar excepcional. No entanto, em épocas diversas e no seio de quase todos os povos, surgiram indivíduos que a possuíam em grau eminente. Nestes últimos tempos, apareceram muitos exemplos notáveis, cuja autenticidade não sofre contestação. Uma vez que as curas desse gênero assentam num princípio natural e que o poder de operá-las não constitui privilégio, o que se segue é que elas não se operam fora da Natureza e que só são miraculosas na aparência.

A Gênese, capítulo XIV

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Campanha à Favor da Amamentação



CREIO ...

Creio em Deus pai todo poderoso criador do céu e da terra, creio em Jesus Cristo seu direto filho nosso Senhor e redentor.

Creio que a igreja foi constituida por ele para ensinar a sua santa doutrina e que é assistida pelo Espírito Santo nesse santíssimo mistério.

Creio na comunhão dos santos, na ressurreição da carne, na vida eterna.

Não creio na lenda de anjos decaídos por que crer nisso valeria por negar a unipotência e uniciência do Senhor.

Não creio que o mal possa vencer o bem eternizando-se como este no reino de Satanás.

Não creio que o espírito criado pelo Senhor possa fazer-lhe frente resisitir-lhe e destruir os planos e ver que o Senhor permita isso, servindo-se do rebelde para castigar o rebelde,
porque nesse caso Deus não criou o homem para o bem e felicidade.

Não creio em penas eternas por que Deus é pai.

Não creio na infalibilidade do Papa porque assim teríamos um Deus no céu e outro na terra,
e a comunhão dos santos significa para mim a comunhão dos espíritos.

Eis o meu Credo e digo-lhe que tenho fé viva e esperançosa; esperança firme de subir com Ele à sociedade de Deus na eternidade.

Pouco nós resta de vida, a mim e a você, pouco nos falta para nos encontrarmos quando livres da obsessão da carne possamos conhecer se tenho ou não razão.

Paz e amor em Jesus Cristo nosso Senhor
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quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Contra Violência



BORI




Da fusão da palavra Bó, que em Ioruba significa oferenda, com Ori, que quer dizer cabeça, surge o termo Bori, que literalmente traduzido significa “ Oferenda à Cabeça”.


Do ponto de vista da interpretação do ritual, pode-se afirmar que o Bori é uma iniciação à religião, na realidade, a grande iniciação, sem a qual nenhum noviço pode passar pelos rituais de raspagem, ou seja, pela iniciação ao sacerdócio.


Sendo assim, quem deu Bori é (Iésè órìsà).

Cada pessoa, antes de nascer escolhe o seu Ori, o seu princípio individual, a sua cabeça. Ele revela que cada ser humano é único, tendo escolhido as suas próprias potencialidades.


Odú é o caminho pelo qual se chega à plena realização de Orí, portanto não se pode cobiçar as conquistas dos outros.


Cada um, como ensina Orunmilá – Ifá, deve ser grande no seu próprio caminho, pois, embora se escolha o Orí antes de nascer na Terra, os caminhos vão sendo traçados ao longo da vida.

Exú, por exemplo, mostra-nos a encruzilhada, ou seja, revela que temos vários caminhos a escolher.


Ponderar e escolher a trajectória mais adequada é a tarefa que cabe a cada Orí, por isso, o equilíbrio e a clareza são fundamentais na hora da decisão e é por intermédio do Bori que tudo é adquirido.

Os mais antigos souberam que Ajalá é o Orixá funfun responsável pela criação de Orí.

Desta forma, ensinaram-nos que Oxalá deve ser sempre evocado na cerimónia de Bori.




Iemanjá é a mãe da individualidade, e por essa razão está directamente relacionada com Orí, sendo imprescindível a sua participação no ritual.

A própria cabeça é a síntese dos caminhos entrecruzados.

A individualidade e a iniciação (que são únicas e acabam, muitas vezes, configurando-se como sinónimos) começam no Orí, que ao mesmo tempo aponta para as quatro direcções.

OJUORI – A TESTA

ICOCO ORI – A NUCA

OPA OTUM – O LADO DIREITO

OPA OSSI – O LADO ESQUERDO

Desta mesma forma, a Terra também é dividida em quatro pontos: norte, sul, este e oeste; o centro é a referencia, logo, todas as pessoas se devem colocar como o centro do mundo, tendo à sua volta os quatro pontos cardeais: os caminhos a escolher e a seguir.


A cabeça é uma síntese do mundo, com todas as possibilidades e contradições.
Em África, Orí é considerado um Deus, aliás, o primeiro que deve ser cultuado, mas é também, juntamente com o sopro da vida (emi) e o organismo (ese), um conceito fundamental para compreender os rituais relacionados com a vida, como o Axexê (asesé).

Nota-se a importância destes elementos, sobretudo o Orí, pelos Orikis com que são invocados.

O Bori prepara a cabeça para que o Orixá se possa manifestar plenamente. Entre as oferendas que são feitas ao Orí algumas merecem menção especial.

É o caso da galinha de Angola, chamada Etun ou Konkém no Candomblé; ela é o maior símbolo de individualização e representa a própria iniciação.

A Etun é adoxu (adosú), ou seja, é feita nos mistérios do Orixá.



Ela já nasce com Exú, por isso se relaciona com o começo e com o fim, com a vida e a morte, por isso está no Bori e no Axexê.

O peixe representa as potencialidades, pois a imensidão do oceano é a sua casa e a liberdade o seu próprio caminho.


As comidas brancas, principalmente os grãos, evocam fertilidade e fartura. Flores, que aguardam a germinação, e frutas, os produtos da flor germinada, simbolizam a fartura e a riqueza.

O pombo branco é o maior símbolo do poder criador, portanto não pode faltar.



A noz cola, isto é, o obi é sempre o primeiro alimento oferecido a Ori; é a boa semente que se planta e se espera que dê bons frutos.

Todos os elementos que constituem a oferenda à cabeça exprimem desejos comuns a todas as pessoas: paz, tranquilidade, saúde, prosperidade, riqueza, boa sorte, amor, longevidade, mas cabe ao Orí de cada um eleger as prioridades e, uma vez cultuado como deve ser, proporciona-as aos seus filhos.

Nunca se esqueça: Orixá começa com Orí.










Todos Juntos Contra Violência Infantil



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Discursão Saudavel - Qual é a sua verdade







Será que Deus está nesta cabana?

É incrível a facilidade com que muitos cristãos se deleitam com produtos da cultura mundana, sem se dar conta do risco a que se expõem. Não são apenas os alimentos físicos que podem conter impurezas ou substâncias nocivas à saúde.








Lu diz : A cultura de massa, através dos meios de comunicação e da arte, produz diariamente uma avalanche de produtos destinados ao consumo popular, e todos eles possuem um conteúdo ideológico, seja ele religioso ou filosófico, político ou econômico. Estes conteúdos são como alimentos mentais e podem ser saudáveis ou não, para a saúde espiritual.

O conteúdo destes produtos culturais pode estar implícito ou explícito e é tanto mais perigoso quanto menos explícito for. A maioria das pessoas acredita, inclusive cristãos, que é possível separar o conteúdo ideológico destes produtos de sua forma exterior, sem prejuízo para a mente ou o espírito. Segundo esta crença, seria possível assim a um cristão praticar Ioga ou Tai-chi-chuan; utilizar os preceitos do Feng-shui na vida diária; assim como assistir O Senhor dos Anéis e Matrix, ou ler Harry Potter ou Crepúsculo, sem se deixar contaminar por nenhuma ideia ou filosofia em que essas práticas ou obras artísticas possam estar baseadas.

Não digo que isto não seja possível a um cristão maduro, com senso crítico apurado, bom nível cultural e bom conhecimento bíblico. Entretanto, a maioria dos cristãos não se enquadra neste perfil e portanto, sem se dar conta, o indivíduo assimila de forma inconsciente muito do conteúdo destes produtos; o que pode trazer como resultado futuro uma formação espiritual confusa e inconsistente, que é na verdade o resultado desta promiscuidade cultural a que se expôs.

Em certos casos, a separação entre a forma e o conteúdo é impossível até mesmo para um cristão maduro e atento, como no caso das práticas orientais da Ioga, de algumas lutas marciais, do Feng-shui e outras, cujo conteúdo é indissociável da sua prática exterior.

Não me espantei portanto, ao ouvir de uma irmã em minha igreja copiosos elogios à obra A Cabana, de William P. Young que ela acabara de ler e recomendava às suas amigas. Trata-se de uma obra de ficção de bom nível de qualidade literária, com fundamento aparentemente cristão, e que já chegou a ser comparada a clássicos da literatura cristã como O Peregrino de John Bunyan. A obra já vendeu mais de um milhão de exemplares, tendo recebido inúmeros elogios da crítica especializada e deve ser provavelmente levada para o cinema. Young se sentiu frustrado com o que aprendeu em seu seminário teológico, e resolveu criar sua própria teologia, a partir de uma “conversa” que teve com Deus e de outras conversas com seus familiares e amigos.

Qual a razão de tamanha aceitação desta obra? Além de seu bem elaborado conteúdo literário, A Cabana chama a atenção por tratar de um tema bastante comum, mas que poucas pessoas, inclusive cristãos, parece compreender satisfatoriamente, que é a questão da relação entre Deus e o mal existente no mundo. Muitos se recusam a crer na existência de Deus e muitos cristãos sentem sua fé se abalar, após passarem por tragédias pessoais dolorosas; como a perda de um ente querido, como é o caso do episódio central desta obra. Young usa este tema como pano de fundo para expor uma teologia que em momento algum é explicita, mas que contraria em vários aspectos os fundamentos básicos do cristianismo. Adepto do chamado Universalismo Cristão, doutrina professada pela igreja Unitariana-Universalista, Young apresenta a todos um Deus que nada mais é que fruto de um romantismo espiritual desbragado. O Deus de Young pouco ou nada tem a ver com o verdadeiro Deus bíblico, sendo concebido como um ser permissivo, totalmente destituído de qualquer senso de justiça, movido por um amor absoluto. Um Deus que reconhece a todos os homens como seus verdadeiros filhos, que não gosta da igreja nem da Bíblia e que receberá a todos no céu independentemente de sua conduta ou da sua fé.

Deus declarou por meio de Oséias que "o meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento." Este conhecimento a que Deus se referia não era o conhecimento científico, mas o conhecimento da sua lei. Ao desprezar a verdade, o cristão despreza o próprio Deus e assim pois condena a si mesmo, pois conforme diz ainda o Senhor pela boca de Oséias, "visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos."

Relaciono a seguir alguns dos diálogos em A Cabana que contradizem frontalmente a Palavra de Deus:

1) Deus Pai foi crucificado com Jesus. (pg. 53-54).

- “Papai não respondeu, apenas olhou para as mãos dos dois. O olhar de Mack seguiu o dela, e pela primeira vez ele notou as cicatrizes nos punhos da negra, como as que agora presumia que Jesus também tinha nos dele.

- “Jamais pense que o que meu filho optou por fazer não nos custou caro. O amor sempre deixa uma marca significativa - ela declarou, baixinho e gentilmente. - Nós estávamos lá, juntos.
Mack ficou surpreso.

- “Na cruz?”

A manifestação de Deus através dos personagens Papai (o Pai); Jesus (o Filho) e Sarayu (o Espírito Santo) revela uma noção modalista da Trindade cristã. O modalismo (ou sabelianismo), é uma antiga heresia que a igreja combateu no século três. Basicamente, esta ideia confunde as três pessoas da Trindade em uma só pessoa que age em modos diferentes em diferentes tempos. Algumas vezes Ele age como o Pai, às vezes o Filho, e às vezes como o Espírito Santo.

Embora Young tente demonstrar, através de seus personagens, que compartilha a mesma visão ortodoxa da trindade cristã “— Não somos três deuses e não estamos falando de um deus com três atitudes, como um homem que é marido, pai e trabalhador. Sou um só Deus e sou três pessoas, e cada uma das três é total e inteiramente o um.” (p.100); o que sua representação da trindade denota na verdade é que a unidade de Deus em sua obra não provém de uma mesma essência ou natureza, como afirma a concepção ortodoxa cristã, mas de uma união social ou de um relacionamento de três pessoas separadas. A Trindade divina não é composta por três pessoas separadas, mas por três pessoas distintas, que compartilham a mesma natureza divina, como os três vértices de um triângulo.

Além disso, ao subverter o caráter masculino de Deus Pai, quando o representa através de uma mulher (Young deixa claro em sua obra que prefere a autoridade feminina à masculina), ele está na verdade não protestando contra um suposto ranço histórico de autoritarismo machista, mas subvertendo mais um princípio bíblico. O principio da primordialidade e da soberania divinas é expresso na realidade física através do principio da masculinidade.

Ao concluir a Criação, Deus criou o ser humano e deu a ele prevalência e domínio sobre todo o restante da criação, através da Adão (Gênesis 2:15). A sexualidade de Adão foi assim uma manifestação biológica de um princípio espiritual, cujos atributos permaneceram inalterados mesmo após a criação de Eva, que foi criada de forma a complementar a sexualidade humana (Gênesis 2:18).

2) Existe em A Cabana uma subjugação da justiça de Deus ao seu amor – um princípio central ao Universalismo.

O credo universalista de 1899 afirmava que “existe um Deus cuja natureza é o amor”. Young diz que Deus “não pode agir independentemente do amor” (p. 102), e que “Deus tem sempre o propósito de expressar Seu amor em tudo o que faz” (p. 191). O credo de 1878 afirma que o atributo da justiça de Deus “nasce do amor e é limitado pelo amor”. Young afirma que Deus escolheu “o caminho da cruz onde a misericórdia triunfa sobre a justiça por causa do amor”, e que esta maneira é melhor do que se Deus tivesse que exercer justiça (pp. 164-65).

Na verdade, Deus sempre exerce plenamente o seu amor, mas também exerce plenamente a sua justiça. O sacrifício de Cristo na cruz não foi uma vitória do amor sobre a justiça. Conforme Romanos 5:8-9; através de Jesus, Deus revelou ao mundo o seu amor; mas cumpriu através de sua morte o seu juízo sobre o pecado, pois pelo seu sangue fomos justificados.

3) Não existe punição eterna para o pecado. O credo de 1899 novamente afirma que Deus “finalmente restaurará toda a família humana à santidade e à alegria”. Semelhantemente, Young nega que Deus “derrame ira e lance as pessoas” no inferno. Deus não pune por causa do pecado; é a alegria dele “curar o pecado” (p. 120). Papai “redime” o julgamento final (p. 127). Deus não “condenará a maioria a uma eternidade de tormento, distante de Sua presença e separada de Seu amor” (p. 162).

Tomemos a seguinte parábola: Um jovem tem uma forte desavença com o pai, por se recusar a obedecê-lo. O pai deste jovem não tem outra alternativa a não ser expulsá-lo de casa. O jovem rouba todo o dinheiro que ele tem guardado e foge de casa para um país distante. Seu pai no entanto decide perdoá-lo e envia um advogado para encontrá-lo, pois sabe que o país para onde ele fugiu está em guerra e o seu filho corre grande perigo. Ao encontrar o fugitivo, o advogado lhe diz que o seu pai o perdoou e que está disposto a aceitá-lo de volta. Entretanto, o jovem diz ao advogado que não acredita que o seu pai realmente o perdoou e que portanto não voltará para casa. O advogado comunica então este fato ao pai do jovem o que ouviu dele, mas ele ordena ao advogado que volte a procurar o jovem. Neste segundo encontro, o jovem afirma, numa explosão de raiva, que não precisa da piedade de seu pai. Dias depois, o jovem é capturado por uma das facções em luta naquele país e feito prisioneiro, passando o resto de seus dias em cativeiro.

Esta história, bastante simples, ilustra bem entretanto o princípio cristão da salvação espiritual. Creio que é bastante fácil nesta história identificar o pai como sendo Deus, o filho desobediente como sendo o homem e o advogado como sendo o Espírito Santo, enviado por Deus ao mundo para convencer o homem do pecado. Neste caso, como podia este pai salvar o seu filho, se ele se recusar a crer em seu perdão ou se ele recusa até mesmo a misericórdia do seu pai? Quem condena a quem a uma vida de tormentos senão o próprio filho, ao recusar a mão que seu pai amorosamente lhe estende? Deus deseja realmente resgatar o homem da sua própria condenação, mas não pode obrigá-lo a aceitar a sua salvação.

4) Há uma representação incompleta da enormidade do pecado e do mal. Satanás, como o grande enganador e instigador da tentação ao pecado, deixa de ser mencionado na discussão de Young sobre a queda (pp. 134-137).

“Mas — continuou Mack, insatisfeito — então por que tantas coisas 'boas' ficaram 'ruins'?

“Agora Sarayu parou antes de responder.

“Vocês, humanos, são verdadeiramente cegos em relação ao seu lugar na Criação. Escolheram o caminho devastado da independência e não compreendem que estão arrastando toda a Criação com vocês.”

5) Existe um erro grave na maneira como Young retrata a Trindade. Ele afirma que toda a Trindade encarnou como o Filho de Deus, e que a Trindade toda foi crucificada (p. 99). Ambos, Jesus e Papai (Deus) levam as marcas da crucificação em suas mãos (contrariamente a Isaías 53.4-10).

O erro de Young leva, como já foi dito, ao modalismo, ou seja, que Deus é único e às vezes assume as diferentes modalidades de Pai, Filho e Espírito Santo, uma heresia condenada pela igreja primitiva. Como se não bastasse, sugere uma concepção panteísta de Deus (p.112):

“Deus, que é a base de todo o ser, mora dentro, em volta e através de todas as coisas, e emerge em última instância como o real.”

E afirma ainda que Jesus vive fisicamente no mundo (p.99):

“Ainda que por natureza Jesus seja totalmente Deus, ele é totalmente humano e vive como tal.Ainda que jamais tenha perdido sua capacidade inata de voar, ele opta, momento a momento, por ficar no chão.”

A Bíblia afirma que Jesus ressuscitou e subiu aos céus (Lucas 24:51; Atos 1:9), onde está assentado à direita do Pai (Mateus 26:64). Quem está no mundo é o Espírito de Deus enviado por Jesus para nos consolar (João 14:16-18) e através dele Jesus está espiritualmente entre nós.

6) A reconciliação é efetiva para todos sem necessidade de exercerem a fé. Papai afirma que ele está reconciliado com o mundo todo, não apenas com aqueles que creem (p. 192). Os credos do Universalismo, tanto o de 1878 quanto o de 1899, nunca mencionaram a necessidade da fé ou do arrependimento como condição para a salvação.

- “Em Jesus eu perdoei todos os humanos por seus pecados contra mim, mas só alguns escolheram relacionar-se comigo (...) Quando você perdoa alguém, certamente liberta essa pessoa do julgamento, mas, se não houver uma verdadeira mudança, não pode ser estabelecido nenhum relacionamento verdadeiro”. (página 135).

Na verdade, a reconciliação entre o homem e Deus é realmente uma via de mão dupla, como afirma Young, e por isso mesmo, requer antes de tudo o arrependimento do homem, que é a manifestação de sua decisão de conversão de vida (Lucas 13:3; 2Pedro 3:9). Jesus afirma claramente que o perdão requer o arrependimento: “se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.” (Lucas 17:3) No início de seu ministério, Pedro exortava: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados” (Atos 2:38); e também “arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados” (Atos 3:19). Se não há conversão de vida, não apenas “não pode ser estabelecido nenhum relacionamento verdadeiro” como diz Young. Mais que isto, não pode haver salvação.

O evangelho de João afirma em 3:16 que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Paulo também afirma em Romanos 5:1 que “tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”.

7) Não existe um julgamento futuro. Deus nunca imporá Sua vontade sobre as pessoas, mesmo em Sua capacidade de julgar, pois isso seria contrário ao amor (p. 145). Deus se submete aos humanos e os humanos se submetem a Deus em um “círculo de relacionamentos”.

Moisés afirma em Gênesis: “Não agirá com justiça o juiz de toda a terra? (18:25) ” O autor de Hebreus fala de “Deus, juiz de todos os homens” (12:23) Deus é o juiz supremo de sua criação e julgará a cada um conforme as suas obras (Romanos 2:6), pois ele não pode agir fora de sua justiça. Se Deus não discernisse o bem e o mal, não seria perfeito e sua criação seria também imperfeita. Mas quando Deus conclui a obra da criação e a contempla, vê que tudo “era muito bom” (Gênesis 1:31).É Paulo que afirma ainda:

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.” (Romanos 3:23-26)

8) Todos são igualmente filhos de Deus e igualmente amados por ele (pp. 155-56). Numa futura revolução de “amor e bondade”, todas as pessoas, por causa do amor, confessarão a Jesus como Senhor (p. 248):

"— Os que me amam estão em todos os sistemas que existem. São budistas ou mórmons, batistas ou muçulmanos, democratas, republicanos e muitos que não votam nem fazem parte de qualquer instituição religiosa. Tenho seguidores que foram assassinos e muitos que eram hipócritas. Há banqueiros, jogadores, americanos e iraquianos, judeus e palestinos.."

A salvação é oferecida por Deus a todos os homens, sem acepção de pessoas. Entretanto, Young não deixa claro em sua obra que existe apenas um caminho que conduz a esta salvação, que é Cristo, segundo as suas próprias palavras: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”(João 14:6).

9) A instituição da Igreja é rejeitada como sendo perniciosa. Jesus afirma que Ele “nunca criou e nunca criará” instituições (p. 178).

A igreja de Cristo, enquanto entidade espiritual, ou o corpo de Cristo no mundo é, na prática, inseparável da instituição humana da igreja. A igreja de Cristo no mundo não está imune às fraquezas e vicissitudes humanas, conforme demonstra a sua história, mas como afirmou Jesus, as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Apesar de existirem várias instituições cristãs que não são dignas de serem chamadas de cristãs, Deus realiza eficazmente a sua obra através de sua verdadeira igreja no mundo; aquela que apesar de todas as perseguições e influências nefastas humanas, permanece fiel à sua missão original e não perdeu a sua identidade.

Paulo afirmou acerca da igreja:

“E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Efésios 4:11-12)

O autor de Hebreus também admoestou a comunidade cristã acerca da igreja:

“Consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns.” (Hebreus 10:24-25)

10) Estruturas hierárquicas; estejam na igreja ou no governo, são ruins. (p. 122):

— “Os humanos estão tão perdidos e estragados que para vocês é quase incompreensível que as pessoas possam trabalhar ou viver juntas sem que alguém esteja no comando.
— “Mas qualquer instituição humana, desde as políticas até as empresariais, até mesmo o casamento, é governada por esse tipo de pensamento. É a trama do nosso tecido social — declarou Mack.
— “Que desperdício! — disse Papai, pegando o prato vazio e indo para a cozinha.
— “Esse é um dos motivos pelos quais é tão difícil para vocês experimentar o verdadeiro relacionamento — acrescentou Jesus. — Assim que montam uma hierarquia, vocês precisam de regras para protegê-la e administrá-la, e então precisam de leis e da aplicação das leis, e acabam criando algum tipo de cadeia de comando que destrói o relacionamento, em vez de promovê-lo.”

Esta posição subverte novamente o conceito da trindade cristã, segundo o qual existe uma hierarquia inerente, pela qual o Pai exerce sua vontade soberana e o Filho e o Espírito obedecem ao Pai (Mateus 26:39; João 14:16). Os apóstolos também nos ensinam que devemos sujeitar-nos a toda autoridade instituída (1Pedro 2:13-14;18), seja ela constituída por governantes, patrões ou mesmo no lar, os filhos aos pais e a esposa a seu marido (1Pedro 3:1; Colossenses 3:18-22). Mesmo do ponto de vista humano, seria impossível conceber a sociedade sem alguma forma de organização hierárquica ou institucional.

11) A Cabana subverte também o papel básico da Bíblia, para “ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (2Timóteo 3:16):

— “Mackenzie! — Seu tom era de censura, as palavras voando com afeto. — A Bíblia não lhe diz para seguir regras. Ela é uma imagem de Jesus. Ainda que as palavras possam lhe dizer como Deus é e o que Ele pode querer de você, é impossível fazer isso sozinho. A vida está Nele e em mais ninguém. Minha nossa, será possível que você se ache capaz de viver a retidão de Deus sozinho?
— “Bom, acho que sim, mais ou menos... — disse ele sem graça. — Mas você tem de admitir que as regras e os princípios são mais simples do que os relacionamentos.
“É verdade que os relacionamentos são muito mais complicados do que as regras, mas as regras nunca vão lhe dar as respostas para as questões profundas do coração. E nunca irão amar você.”

Embora seja verdade que a Bíblia não se reduz a um punhado de regras ou preceitos, é necessário sabedoria para notar que é unicamente através dos princípios espirituais que ela ensina que somos edificados para que possamos estabelecer um relacionamento real com Deus. Isto não quer dizer que Deus não possa falar diretamente ao nosso coração por meio do seu Espírito, mas quando o faz, ele reitera sempre aqueles princípios fundamentais que nos ensinou através de sua Palavra. Ou, nas palavras de Paulo:

“Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.” (Romanos 15:4)

Os princípios bíblicos são eternos e abrangentes, transmitem a Verdade, revelam a natureza de Deus e orientam quanto ao verdadeiro sentido da vida. A Bíblia não é uma obra construída apenas de palavras ou narrativas; mas possui uma profundidade que vai muito além do aspecto literário.

A Bíblia não é porém um livro mágico ou milagroso, cuja posse ou leitura por si só possua algum poder sobrenatural. Ela aponta, do início ao fim, para o Cristo Jesus e sua missão redentora e reveladora de Deus e da eternidade da vida espiritual, demonstrada por sua ressurreição. Foi para ele que ela foi escrita, e é somente quando encontramos o Senhor Jesus através da Bíblia, é que podemos ser espiritualmente transformados e receber a herança da vida eterna.

William Young trocou a igreja e a Bíblia que está em seu altar por uma cabana onde há três mestres espirituais que ensinam o seu próprio caminho para Deus. Na igreja de Cristo sabemos que encontraremos realmente a Deus, mas na cabana de Young há apenas um pouco da vã e presunçosa sabedoria humana.






Lu Diz : LEIAM A BIBLIA




Beth Dias Diz : Vc leu? Estas palavras são suas? Lu vc está muito neurótica. Eu li A Cabana a 2 anos atrás e isso não alterou minha fé.




Milhões de livros vendidos e será que todas essas pessoas estão todas perdidas religiosamente!!! Não julgue para não ser julgada, até pq quem somos nós para nos acharmos superior aos outros, independente de cor, raça ou religião!!!






Lu diz: Não li ainda...pretendo ler só pra poder combater mais uma Doutrina falsa. Uma das matérias que tenho estudado no seminário Teológico.
Este tema que eu li, foi de um site muito importante Portas Abertas e que tem uma função muito linda ( Missões ), eles dão suas vidas literalmente pela Obra de Deus e propagação do EVANGELHO que é Jesus Cristo !!! Eles são perseguidos por pregar o Evangelho enquanto muitos(as) se dizem cristãos e estão em sua "zona de conforto"...Afinal , uma alma vale mais que o mundo todo!
Não fui eu quem elaborei este texto não Beth, mais faço dele minhas palavras, tanto concordo, pois eu publiquei aqui neste espaço!
Quando eu ler este livro, pode ter certeza que também farei comentários e tudo que influencia no lado esperitual e pode fazer com que uma alma (pessoa) se perca do ÚNICO caminho que é JESUS CRISTO e foge da bíblia, pra mim é heresia . E vou combater sim!
Beth crer até o Diabo crer, não estou subjulgando aqui a "fé" de ninguém, cada um tem "fé" no que quiser, mais pode ter certeza que vou sempre falar e comentar o que foge da Bíblia, pois não to nem ai pra religião, to preocupada com o que pode ou não confundir e levar alguém a condenação eterna. O inferno existe também, pode ser pouco falado, mais existe e Satanás está cirandando e doido pra tragar muitas almas Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. (Efésios 6:11) Racismo, Cor e muito menos religião...até então vc não me disse nada.

Sou mais negra que muitos negros. Tenho muitoas parentes e amigos que são negros. Minha cor é branca sim, devido a ter menos melanina...Mais o que está em questão aqui é é Salvação!!! To nem ai pra religião, não sou religiosa. Religião não salva ninguém, SÓ JESUS CURA, LIBERTA E SALVA.

O que me importa é mostar , desmacarar o inimigo, que está transvestido de cordeiro, mais é um lobo voraz, louco pra atacar.

Só faço o meu papel, IDE por todo mundo e pregai o evangelho de Deus. Você já leu a bíblia ??? Deve saber então que Jesus cansou de desmacarar os falsos e mentirosos. seguem algumas passagens bíblicas, medite nelas, se desejar :

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. (Mateus 23 . 25 )

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. (Mateus 23 . 27)

Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno? (Mateus 23.33)

Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade; (Mateus 23 . 34).

Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor. (Mateus 23.39)


Tarcilla Diz : Quem não tem visão Espiritual nenhuma, jamais irá enxergar as coisas, tudo é normal, tudo é certo.... Não, li ainda o livro, mais pelo pouco que li falando sobre o livro, que todos dizem que é bom e tal, e tudo uma heresias.... Algumas passagens do livro (e meus questionamentos) para você julgar. Lembre-se de que, no livro, quem estaria dizendo essas coisas seria Deus, apresentado ali como três pessoas diferentes, o Pai (uma mulher negra e gorda), o Filho (um carpinteiro do Oriente Médio) e o Espírito Santo (uma mulher oriental):
“Os que me amam estão em todos os sistemas que existem. São budistas ou mórmons, batistas ou muçulmanos, democratas, republicanos e muitos que não votam nem fazem parte de qualquer instituição religiosa. Tenho seguidores que foram assassinos e muitos que eram hipócritas. Há banqueiros, jogadores, americanos e iraquianos, judeus e palestinos. Não tenho desejo de torná-los cristãos, mas quero me juntar a eles em seu processo para se transformarem em filhos e filhas do Papai, em irmãos e irmãs, em meus amados”. (Aqueles que negam a Deus, que desprezam a divindade de Jesus, que rejeitam o evangelho? As pessoas são transformadas em filhos de Deus através de um processo? Deus não quer que um budista se torne cristão?)






“Em Jesus eu perdoei todos os humanos por seus pecados contra mim, mas só alguns escolheram relacionar-se comigo (...) Quando você perdoa alguém, certamente liberta essa pessoa do julgamento, mas, se não houver uma verdadeira mudança, não pode ser estabelecido nenhum relacionamento verdadeiro”. (Todos já estão perdoados e libertos do juízo?)

“Quando nós três penetramos na existência humana sob a forma do Filho de Deus, nos tornamos totalmente humanos”. (O Pai, o Filho e o Espírito Santo se tornaram humanos? Tornar-se "totalmente" humanos significa abrir mão da divindade?)
o pai não respondeu, apenas olhou para as mãos dos dois. O olhar de Mack seguiu o dela, e pela primeira vez ele notou as cicatrizes nos punhos da negra, como as que agora presumia que Jesus também tinha nos dele.
- Jamais pense que o que meu filho optou por fazer não nos custou caro. O amor sempre deixa uma marca significativa - ela declarou, baixinho e gentilmente. - Nós estávamos lá, juntos.
Mack ficou surpreso.
- Na cruz?" (Jesus se enganou ao clamar "Deus meu, por que me abandonaste"? O Pai tem as marcas dos cravos nas mãos, nos pés e no lado? Foi o sangue do Pai que também foi derramado na cruz?)
Não vou nem continuar, pois apenas isso basta.....

Em relação a salvação a biblia diz: "Sereis odiado de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo". Estas são as próprias palavras de Jesus.

"Em seguida, dirigiu-se a todos: "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me..." (Lucas 9,23-24)









LU Diz : Beth, A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. (João 7 . 16)
Mais Jesus permite ao Justo e servo Fiel que :
Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça. (João 7. 24).

Tarcilla Diz : Aleluiaaaaaaaaaa..... Glória ao Senhor Jesus.

Lu Diz : Eu sei que a VERDADE de Deus encomoda. Mais eu não posso ir contra ao Evangelho , ao Deus maravilhoso que deu seu Único filho pra morrer na cruz por NÓS!

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apocalipse 3:22)

Jesus te ama Beth e eu também!
Obs: Obrigada pelo eleogio "Neuorótica" : Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. (1 Coríntios 1:18)
Agoro vejo que cada vez mais to no caminho certo (JESUS).

E uma vez salvo, pra sempre salvo, nunca... Pois se não estiver em santidade, nunca será salvo...

Pois sem santidade, ninguém verá o Senhor .







Beth Dias Diz : Não foi um elogio, foi uma observação, aposto que muitos querem te falar isto mas não tem coragem (só amigos fazem essas coisas). Não tenho o hábito de julgar as pessoas pela doutrina ou religião (tanto faz)que elas seguem. Não as classifico como certas ou erradas, e por isso mesmo não dou o direito de me julgarem. Gosto das pessoas pelo que elas são e não fico tentando levá-las para minha igreja ou doutrina ou religião...Cada um deve ter consciência de suas atitutes e fazer o bem independente da palavra do padre, pastor, mentor, guias e outros. Do que adianta ir ao culto ou missa e continuar com o coração cheio de rancor e preconceito???? É amiga esta é a última vez que te escrevo sobre isso, até pq não tem lógica ficar me expondo por conta disso.

Tarcilla Diz : O problema é que ninguém gosta de ouvir a verdade... E ninguém ta senguindo a pastor nenhum, e sim a verdade que eh a biblia.. a verdade de cristo...E conhecerei a verdade e a verdade vos libertará... só eh liberta do mundo, das coisas que não são de Deus, aqueles que conheceram a verdade realmente!!

Carla Diz : Filha continue falando a verdade !! No que você falou não existe nenhum preconceito,e nem julgamento..não somos o juiz pra julgar!! Quem julga é o Altíssimo Senhor!Mais pela reta justiça podemos mensionar, sim....Este livro não edifica vida nenhuma!!E você sempre foi de falar a verdade...nunca fou de falsidades!! E rancor..."rancor" Não entendi???ou é outro assunto??...mesmo assim não existe lugar pra nada diso em nossos corações, mais sempre a verdade tem que ser dita, custo o que custar...mesmo se algumas pessoas se afastarem de nós!!Amém! JESUS é contigo sempre!

Beth Dias Diz : Nossa, td isso por causa de um livro que vcs nem leram!!!! Tá bom, entendi o recado. Não faço mais parte do grupo de amigos pq penso diferente....lamentável pois pensei a minha amizade fosse além disso!!!

Sheila Diz : Não queria me meter nesse assunto pq religião e crença não se discute... Lamento muito... Não quero impôr minha opinião a ninguém e respeito a opinião de todos... Se for por isso, então, terão que cortar relações comigo também pq concordo com a Beth Dias. Eu li A Cabana e não foge ao que diz na Bíblia. Este livro fala do enorme amor de Deus e Jesus Cristo por nós...O livro que vai contra as palavras da Bíblia é "O Código da Vinci" .

Tarcilla Diz : amadas ,vocês estão fazendo como crianças ,quando um pai corrige um filho e fica de birra ,simplesmente Jesus disse quem não aceita repreensão do pai não está apto de ir ao céu !deixa eu perguntar algo para vocês.muitos dizem que conhecem a Cristo,correto?eu poderia dizer que conheço a Lu , mais na verdade conheço só de ouvir falar não de andar com ela ,ou de ver,isso fui uma suposição!da mesma forma quem não tem intimidade com Jesus não o conhecem.poderia dizer também sendo uma moradora de rua assim: posso morar na sua casa ? tenho certeza que ninguém ira deixar,da mesma forma quem não obedece e conhece a Jesus entrara no céu. leia a bíblia e a igreja católica não poderá enganar vocês.pois tem enganado a mais de 2000 anos .obs : maria teve vários filhos ,pedro não poderia ser papa (sig:pai, papai ) porque era casado e etc...se quiser eu ensino mais da igreja católica ou eclésia se vocês preferirem!detalhe somos amigas e isso é besteira!

Sheila Diz : Ok, querida...Sem debates, não vou fazer isso. Não sou advogada de Jesus, Ele sabe o que preciso e o que mereço de bom ou de ruim...Não vou mesmo continuar sobre esse assunto,tá? Que Deus continue abençoando a Todos.

Tarcilla Diz : Ok amada!!! Tenha uma abençoada noite...Que o Senhor te abençoe sempre...Fique com Jesus...Beijos

Carla Diz : Aqui ninguém tá excluindo ninguém...só que misturou os assuntos!? Não tem nada haver com rancor o livro que a Lu cita!!Não entendi o "rancor" querida!!...Somos maiores e só estamos dando as nossas opiniões,livremente como somos todos nós!TE amamos em Cristo JESUS!! E temos muito apreço por sua amizade! fica com JESUS e beijos!

Ana S Diz : Estou de total acordo com a Beth Dias e a Sheila Severo. Eu LI o livro e achei renovador. Uma deliciosa maneira de falar sobre uma fé que estava adormecida no peito de muitos. Uma fé imposta por instituições. Uma fé que julga, que discrimina ,que proibe.
Acho que muitos sentiram reacender uma chama que estava quase apagando. Muitos voltaram a acreditar que fé não é não poder beber, comer doce de São Cosme & Damião ou não poder usar camisinha,etc. Fé nada mais é do que acreditar no imenso amor de Cristo por nós e devolver esse amor da maneira mais sincera possível.E o livro passa essa mensagem muito bem, na minha opinião. Afinal quem somos nós para julgar o que é ou não heresia?

Copiar e Colar um texto é muito fácil, assim como falar que milhões são influenciados ao ler um livro. Mas pare e veja no espelho: será que você tbm não é um ser influenciado? Sera que essa sua "verdade" não vem de ideais e valores construidos e pregados ? Afinal venhamos e convenhamos é sabido por todos que muitos pastores pregam, não por amor a Deus e sim por amor ao bolso deles. A propagação desses valores,ideais e das verdades impostas não passam de uma simples forma de manipular uma gente que se encontrava desacreditada e viu na religião uma maneira de "se salvar".

Ou não é isso? Vamos parar e observar a quantidade de fiéis que buscam a igreja quando sua vida esta de cabeça para baixo ? Quantos, agora fiéis, já mataram,estruparam,roubaram ? E agora ? Agora que ajoelharam e aceitaram a Jesus tá tudo bem? Perdoar e esquecer é assim que funciona ?

Também acho que jogar tudo para cima da Biblia é a coisa mais idiota que muitas religiões fazem. Claro que existem muitas lições e exemplos escritos que servem para todos nós. Porém não foi Deus e nem Jesus que a escreveu e sim diversos homens ao longo de anos e anos baseados em experiencias religiosas de um povo. Ou seja, vamos ser sinceros? Não passa de um disse me disse. Há fatos verdadeiros ? Sim,claro. Mais também há um pouco de "verdade" de cada um que escreveu. E outra coisa, a Biblia foi escrita em diversos tipos de hebraico,a tradução pode ser interpretada de maneiras diferentes em diversos pontos no planeta! Já é do saber de todos nós que na Biblia é possivel encontrar mais de 4.000 contradições ! Fora que também é do saber de todos que a Igreja Católica esconde outros livros que também seriam parte da Biblia. Fora tudo isso eu sempre me questionei : Se ela é a única e total verdade, pq a Biblia dos Católicos é uma, a dos evangélicos é diferente, e assim vai ?

Minha opinião é que Deus não vê nada disso. A única coisa que ELE quer é que amemos uns aos outros, que cuidemos do nosso planeta, e que a gente aproveite o maior presente que ELE nos deu : A vida. E te pergunto , como vamos aproveitar a vida com nosso coração envolto de julgamentos,preconceitos,neuroses? Buscando em qualquer coisa um sinal de que aquilo é de Deus ou do Diabo.
Não é isso que ele desejaria né ? Aliás, acho que essa divisão de religiões é uma coisa que não deveria existir. O amor a Deus é a única coisa que deveria contar.
Não importa se você chama ele de Deus, a fulana chama de Jeová e eu de Oxalá. Não importa de se você só acredita nele, a sicrana acredita nele e também em Santo Antônio, São Jorge e Nossa Senhora e eu acredito nele, e em Iansã, Xangô , Oxum etc...

Existem diversos caminhos para chegar até ELE. Cada um tem o livre arbítrio para escolher o seu. O importante é ter ELE dentro do peito.

Para finalizar : Lu , acho que vc esta se tornando uma fanática. Eu não convivo ao seu redor , mais se vc agir da mesma maneira que age com as pessoas do seu convivio devo dizer que é possível que alguns amigos acabem se afastando . Divulgar a palavra do Senhor tudo bem,mais impor é diferente.
Ah, e não venha me dizer que vc entende do que fala pq faz comunicação (sim, já vi esse seu argumento aqui no debate) pq eu sou praticamente (falta 1 periodo) formada em jornalismo.


Carla Diz : Problema é seu se esta formada ou não querida!!!Aqui é livre para se falar o que se acha sem maltrarar ninguém ... Aqui em questão é o livro vou ler e não vou ver nada disso que esta se falando!! Por que tanta arrogância no seu falar....Não adianta ainda ficamos com a bíblia e aqueles que são mornos na palavra DEUS,DEUS os vômita!!

Ana S Diz : To vendo Deus dentro vc querida! A educação transborda pelos poros. Finalizo meus comentarios dizendo: Se irritou é pq tocou em algum ponto fraco ...


Carla Diz :Não irritou não se vc se acha tão sábia leia a bíblia e verá a verdade!! Só a verdade liberta querida!!Educação sua...?? Quem citou tantas bobeiras!! A verdade é maravilhosa, só cremos na Bíblia que é a palavra de DEUS.
Quem é esses santos que só vcs veem?? Só existe um Santo,JESUS.
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Amigos depois de tanta conversa , conclui que : Todos estão em busca de uma explicação sobre o inicio do mundo , Todos querem ser felizes , todos querem ser justos , todos querem estar certos e por fim todos querem ser absolvidos no dia do julgamento. Independente religião!




Portanto Viva as Diferenças e caminhemos juntos nesta Unimultiplicidade!





Revolução dos Cravos