quarta-feira, 26 de março de 2014

10 alimentos antioxidantes

Inclua antioxidantes no seu cardápio e ganhe saúde

10 alimentos antioxidantes
Os efeitos dos antioxidantes em relação a prevenção de doenças crônicas tem sido estudado há alguns anos. Pesquisas mostram os benefícios dos antioxidantes nas doenças cardiovasculares, em numerosos tipos de câncer e em processos associados ao envelhecimento.
A função destes alimentos é combater os chamados radicais livres, que afetam negativamente o organismo e são produzidos naturalmente pela respiração e produção de energia, por exemplo.
De acordo com a nutricionista Thais Souza, da rede Mundo Verde, quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidante, ocorre o chamado "estresse oxidativo". Os radicais livres podem ser originados não só de processos endógenos, mas também por fatores exógenos, como poluição, hábito de fumar, ingestão de bebidas alcoólicas, ou ainda, por uma nutrição inadequada. O excesso de radicais livres no organismo é combatido por antioxidantes, que podem ser obtidos através da alimentação.
Segundo a especialista, os alimentos antioxidantes não podem faltar na dieta. A especialista ainda aponta 10 alimentos antioxidantes importantes:
Cacau - presente em grandes quantidades no chocolate amargo. Rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas a saúde do coração e para circulação.
Cenoura - fonte de betacaroteno um pigmento natural, também conhecido como pró-vitamina A. Atua no retardo do envelhecimento precoce. O betacaroteno pode ser encontrado na forma de cápsulas.
Chá verde - preparado através da infusão da planta Camellia sinensis, é fonte de catequinas que apresentam importante ação antioxidante. Evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.
Cúrcuma - também chamada de açafrão. Fonte de curcumina, de ação antioxidante, protege contra doenças cardiovasculares e também contra iniciação e desenvolvimento de tumores.
Frutas cítricas - como laranja, limão e tangerina, são fontes de vitamina C que atua no retardo do envelhecimento precoce.
Linhaça - fonte de ômega 3 que apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, que previne doenças cardiovasculares.
Oleaginosas - fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e combatem o envelhecimento precoce.
Óleo de coco - rico em vitamina E, que atua na diminuição do processo de envelhecimento das células, e na proteção das doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares.
Suco de uva integral - fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva. Atua "varrendo" os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.
Tomate - fonte de licopeno, um antioxidante da família da vitamina A. Seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas.

Olhos vivos no diabetes!

Estudo mostra que 80% dos tratamentos para doenças da retina são originados pelo diabetes não controlado

Olhos vivos no diabetes
Tetra Images/Corbis
O diabetes quando não controlado vira doença crônica.
Caso o paciente ainda tenha dificuldades de enxergar, nem faz ideia de que a visão pode estar comprometida por causa da doença.
Essa ausência de controle da doença por parte da população acontece especialmente devido à diabetes não ter sintomas. E o paciente só procura ajuda médica quando aparecem sinais que, aparentemente, não têm ligação com a doença.
Para se ter uma ideia, um levantamento realizado pelo Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, na capital paulista, constatou que cerca de 80% dos tratamentos para doenças da retina tratados no local são originados pelo diabetes não controlado.
A retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira no mundo, assim como o glaucoma, entre outras doenças degenerativas da visão. Como a retina é um tecido do olho responsável pela formação das imagens e objetos visualizados, o diabetes mal controlado pode causar alterações na retina com complicações que levam à cegueira temporária ou permanente.
Quando o diabetes esta descompensado, ocorrem os edemas maculares, popularmente conhecidos como inchaço da retina. Especialistas enfatizam que, mesmo após cirurgias e tratamentos, a doença pode voltar mais agressiva, caso o diabético não adote hábitos saudáveis de vida e não controle seu níveis glicêmicos.
Saiba como controlar o diabetes ou prevenir a doença.
• Mantenha o peso normal
• Não fume
• Controle a pressão arterial
• Evite medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas
• Pratique atividade física regular

Cuide do coração!

Se ele vai mal, tudo fica comprometido

Cuide do coração
Sung-Il Kim/Corbis
Pode prestar atenção.
O ritmo dos batimentos cardíacos dizem muito a respeito do nosso coração, um dos órgãos vitais do nosso organismo. Se ele vai mal, tudo fica comprometido.
O normal para um adulto em repouso é o coração bater entre 60 e 100 vezes por minuto. Mais que isso a medicina considera taquicardia, comum quando a pessoa pratica exercícios físicos ou passa por uma situação de estresse e nervosismo. Quando o batimento acelera sem essas atividades ou ainda durante o sono, ai sim é preciso investigar.
Há ainda quem tenham bombeamentos do coração abaixo do 60, que representa uma bradicardia, espécie e arritmia. Embora seja comum em pessoas em boa forma física e atletas, na maior parte dos casos, essa condição indica problemas na condução do estímulo elétrico, problema que também requer atenção médica.
No entanto, há variação de batimentos cardíacos é comum, garantem especialistas. Ela está relacionada a uma série de distúrbios, como estresse, depressão, diabetes, insônia, doenças do coração e funciona como catalisadora e sinalizadora de enfermidades.
Imagine que seus batimentos cardíacos (a quantidade de vezes que o órgão bombeia sangue por minuto) são como o compasso de uma música. A variação da frequência cardíaca é o ritmo que faz a canção acelerar ou desacelerar, mudando o tempo entre as batidas.
É fácil medir os batimentos cardíacos. Com a palma da mão virada para cima, coloque dois dedos no lado do polegar do seu pulso - ou coloque o seu indicador e três dedos no seu pescoço ao lado da sua traqueia. Quando sentir os seus batimentos, conte o número de batidas em 10 segundos. Marque o tempo com um cronômetro ou um relógio. Multiplique esse número por 6 para determinar quantas vezes o seu coração bate em um minuto.
A variabilidade de frequência cardíaca baixa pode sinalizar que algo vai mal antes que outros sintomas se manifestem. Por isso a importância de ficar atento e fugir de qualquer problema. Praticar exercícios físicos e alimentar-se bem são boas dicas.
Saiba outras dicas para cuidar do coração.
• Exercite-se regularmente.
• Respire longa e profundamente. A prática acalma o sistema nervoso e eleva a variabilidade.
• Evite a poluição do ar. Tente não circular perto de avenidas movimentadas e proteja o seu coração.
• Aumente o consumo de vitamina B12, encontrada especialmente na carne bovina e ovos.

Atitude simples! Dormir sem calcinha traz benefícios à saúde íntima da mulher

O hábito melhora a circulação, ajuda a arejar a área feminina, além de diminuir o excesso de suor e corrimentos

Atitude simples Dormir sem calcinha traz benefício
Um estudo recente envolvendo o Ibope e a marca Dermacyd avaliou os hábitos das mulheres na hora de dormir. Das entrevistadas nas capitais brasileiras, apenas 17% afirmou ter o costume de deitar sem calcinha.
Preocupada com o número pequeno, a gerente da marca, Deborah Goldkorn, disse: "Nos surpreendemos com o fato de muitas delas não terem o hábito de dormir sem calcinha, uma atitude simples que faz diferença para a saúde íntima ".
Isso porque dormir sem calcinha melhora a circulação, ajuda a arejar a área feminina, além de diminuir o excesso de suor e corrimentos. Tudo isso poderia ser facilmente solucionado se não houvesse tanto tabu e dúvidas sobre o tema.
É bom saber que se a região da vagina fica muito abafada, como ocorre durante a noite, tende a criar um acúmulo de secreções, o que desequilibra a flora vaginal. Sem falar que favorece a proliferação de bactérias que não toleram oxigênio. Portanto, o simples gesto de ficar sem a peça íntima durante o sono é uma excelente atitude.
Interessante notar que a pesquisa deixa clara a falta de informação e confusão em torno do assunto. Isso porque 19% das brasileiras consideram dormir sem calcinha ruim para a região íntima ou um hábito não higiênico. Outras 86% passariam a dormir sem calcinha ou aumentariam a frequência dessa atitude, se soubessem que isso é bom para a região íntima.
Sobre os resultados, Deborah ainda acrescenta: "A pesquisa mostrou também que 49% delas passariam a ter o costume, se recebessem informações relevantes e confiáveis; 36% se recebessem orientação médica, e 13%, se o (a) parceiro (a) incentivasse esse hábito. Por isso a importância de ampliarmos a discussão sobre o assunto entre as consumidoras, médicos e familiares".
Foi justamente pensando nisso, que a Dermacyd criou a campanha #DurmoSemCalcinha, um trabalho de conscientização das mulheres sobre a importância do cuidado com a região íntima.
"Queremos gerar ainda mais informação e conhecimento, de forma leve e descontraída, sem deixar de lado a seriedade. Dermacyd é um aliado das mulheres no cuidado diário com a saúde íntima", destaca Deborah.
Para aderir ao movimento, acompanhe a fanpage do projeto no Facebook e receba dicas de higiene íntima com uma abordagem divertida. Ah, e não se esqueça de tirar a calcinha para dormir!

sábado, 15 de março de 2014

TODO FILHO É PAI DA MORTE DE SEU PAI


" Há uma quebra na história familiar onde as idades se acumulam e se sobrepõem e a ordem natural não tem sentido: é quando o filho se torna pai de seu pai.
É quando o pai envelhece e começa a trotear como se estivesse dentro de uma névoa. Lento, devagar, impreciso.
É quando aquele pai que segurava com força nossa mão já não tem como se levantar sozinho. É quando aquele pai, outrora firme e intransponível, enfraquece de vez e demora o dobro da respiração para sair de seu lugar.
É quando aquele pai, que antigamente mandava e ordenava, hoje só suspira, só geme, só procura onde é a porta e onde é a janela - tudo é corredor, tudo é longe.
É quando aquele pai, antes disposto e trabalhador, fracassa ao tirar sua própria roupa e não lembrará de seus remédios.
E nós, como filhos, não faremos outra coisa senão trocar de papel e aceitar que somos responsáveis por aquela vida. Aquela vida que nos gerou depende de nossa vida para morrer em paz.
Todo filho é pai da morte de seu pai.
Ou, quem sabe, a velhice do pai e da mãe seja curiosamente nossa última gravidez. Nosso último ensinamento. Fase para devolver os cuidados que nos foram confiados ao longo de décadas, de retribuir o amor com a amizade da escolta.
E assim como mudamos a casa para atender nossos bebês, tapando tomadas e colocando cercadinhos, vamos alterar a rotina dos móveis para criar os nossos pais.
Uma das primeiras transformações acontece no banheiro.
Seremos pais de nossos pais na hora de pôr uma barra no box do chuveiro.
A barra é emblemática. A barra é simbólica. A barra é inaugurar um cotovelo das águas.
Porque o chuveiro, simples e refrescante, agora é um temporal para os pés idosos de nossos protetores. Não podemos abandoná-los em nenhum momento, inventaremos nossos braços nas paredes.
A casa de quem cuida dos pais tem braços dos filhos pelas paredes. Nossos braços estarão espalhados, sob a forma de corrimões.
Pois envelhecer é andar de mãos dadas com os objetos, envelhecer é subir escada mesmo sem degraus.
Seremos estranhos em nossa residência. Observaremos cada detalhe com pavor e desconhecimento, com dúvida e preocupação. Seremos arquitetos, decoradores, engenheiros frustrados. Como não previmos que os pais adoecem e precisariam da gente?
Nos arrependeremos dos sofás, das estátuas e do acesso caracol, nos arrependeremos de cada obstáculo e tapete.
E feliz do filho que é pai de seu pai antes da morte, e triste do filho que aparece somente no enterro e não se despede um pouco por dia.
Meu amigo José Klein acompanhou o pai até seus derradeiros minutos.
No hospital, a enfermeira fazia a manobra da cama para a maca, buscando repor os lençóis, quando Zé gritou de sua cadeira:e
— Deixa que eu ajudo.
Reuniu suas forças e pegou pela primeira vez seu pai no colo.
Colocou o rosto de seu pai contra seu peito.
Ajeitou em seus ombros o pai consumido pelo câncer: pequeno, enrugado, frágil, tremendo.
Ficou segurando um bom tempo, um tempo equivalente à sua infância, um tempo equivalente à sua adolescência, um bom tempo, um tempo interminável.
Embalou o pai de um lado para o outro.
Aninhou o pai.
Acalmou o pai.
E apenas dizia, sussurrado:
— Estou aqui, estou aqui, pai!
O que um pai quer apenas ouvir no fim de sua vida é que seu filho está ali. "

quinta-feira, 13 de março de 2014

Cinco aplicativos para mães modernas

Mães são pessoas ocupadas, pois têm de dividir o seu tempo com trabalho, cuidar dos filhos, do marido, dos pais, limpar, gerir as finanças e, por vezes, se tiverem sorte, tentar encontrar um pouco de tempo para si. É por isso que as mais modernas estão se familiarizando com o uso dos smartphones, como forma de solução para os seus cotidianos.
Alguns aplicativos podem ajudar a organizar horários, simplificar a vida e, até mesmo, fornecer um pouco de entretenimento, tanto para elas, quanto para seus filhos. Conheça eles.
1. Baby Connect
Cinco aplicativos para mães modernas
Manter o controle de um bebê recém-nascido quanto à alimentação, sono, humor e higiene podem sobrecarregar uma mãe. Pensando nisso, o app Baby Connect permite acompanhar as informações diárias sobre o bebê. O melhor de tudo, é que é possível adicionar usuários autorizados, como babás, avós ou amigas.
2. Spinning Meals Smart Meal Planner
Cinco aplicativos para mães modernas
O aplicativo é um planejador inteligente de sugestões para as refeições, ideal para quando a sua mãe estiver sem ideia do que servir no jantar. Com ele, é possível checar o orçamento dos mantimentos, pratos corretos para o tipo de alimento ou mesmo o tempo que você tem para preparar a refeição. Além de dar opções de cardápio, que são simples para cozinhar em casa, dá para aprender algumas receitas.
3. Lose it!
Cinco aplicativos para mães modernas
Este aplicativo é perfeito para as mães que estão tentando perder alguns quilinhos. Ele ajuda a estabelecer metas de calorias, a cria de planos de refeição e mantém o controle dos resultados. Sua mãe conseguirá definir uma meta e um cronograma para chegar ao objetivo, de uma forma divertida e inteligente.
4. Mom Maps
Cinco aplicativos para mães modernas
Enquanto o Google Maps app é certamente útil, o Mom Maps app é ainda melhor para as mães. O aplicativo ajuda as mães a encontrarem lugares recreativos para irem com seus filhos pequenos, como parques, restaurantes e parques infantis. Dá também para ler as opiniões de outras mães, compartilhar os próprios pensamentos e ler dicas de blogueiros e especialistas em viagens com a família.
5. Instagram
Cinco aplicativos para mães modernas
Sua mãe também pode virar fã do aplicativo de fotos para smartphones. Ainda mais quando descobrir as diversas formas possíveis de registrar os eventos familiares, as crianças correndo pelo parque, o jantar especial que ela preparou noite passada… E por ai vai. E não se assuste quando ela postar uma foto engraçada sua, que na verdade ela acha fofa, no Facebook e te marcar para aparecer no seu perfil.

Série fotográfica retrata orixás do candomblé em imagens impressionantes

Orixás como Iemanjá e Ogum são retratados em série de imagens do fotógrafo James C. Lewis.

Orixás

Apesar do Brasil viver intensamente o sincretismo religioso (que Jorge Amado retratou tão bem) e todos estarmos familiarizados com alguns dos principais orixás – de Iemanjá a Xangô – ainda são poucos os conhecimentos da maioria dos brasileiros sobre a mitologia yorubá e as divindades que compõem o panteão do candomblé. Para adaptar-se à nova realidade no Brasil, os escravos que cultuavam essas divindades acabaram identificando alguns dos orixás com santos católicos, e dessa forma Ogum acabou se misturando com São Jorge e os gêmeos infantis Ibeji com Cosme e Damião.
Uma série fotográfica com imagens bem impressionantes é uma oportunidade legal de se familiarizar um pouco mais com os orixás, e conhecer mais sobre essa rica mitologia que tão comumente é colocada de lado. A série Yoruba African Orishas foi criado pelo fotógrafo estadunidense James C. Lewis (da Noire 3000 Studios) para representar 20 dos mais de 400 deuses do yorubá, que deu origem ao candomblé e à umbanda.
Veja aqui algumas das imagens, e aproveite para conhecer um pouco mais sobre cada um desses orixás:


Iemanjá
Iemanjá: identificada como a “rainha do mar”, é uma das que goza de maior popularidade no Brasil. Essa divindade é tida como a deusa-mãe da humanidade (o que torna comum que haja sincretismo com Nossa Senhora), sendo associada com as cores branco e azul.

Xangô
Xangô: atrevido e viril, é o deus do fogo, dos raios e trovões e da justiça, castigando os mentirosos e os ladrões. Filho de Oranian com Iemanjá, toma três deusas como esposas: Oyá, Oxum e Obá. Representa também a masculinidade e a sexualidade masculina. Na santeria (religião cubana derivada do yorubá, como o nosso candomblé) houve sincretismo de Xangô com Santo Antônio.

Ogum
Ogum: o orixá ferreiro, que forjava suas próprias armas, é também um grande guerreiro, deus da caça, da agricultura e da guerra. Foi um dos primeiros deuses a ser cultuado no yorubá, e acredita-se que ele tenha sido um dos primeiros a descer doOrun (Céu) para o Aiye (Terra). No Brasil, é comum que ele seja identificado com São Jorge.

Oyá
Oyá: também conhecida como Iansã, é a deusa guerreira dos ventos e dos furacões. Geralmente, a recebe como oferenda o acarajé, sua comida favorita, e é identificada pelas cores rosa, tons de roxo e marrom. Trata-se de uma das orixás femininas mais imponentes e poderosas.

Oxum
Oxum: a deusa da beleza, da fertilidade, do amor e das águas doces dos rios. Oxum seria uma das esposas de Xangô, e segundo a mitologia yorubá teria desavenças com outra de suas esposas, Obá.

Obá
Obá: deusa do casamento e da vida doméstica, essa filha de Iemanjá seria muito poderosa, e temida por diversos dos outros orixás. Foi a primeira esposa de Xangô, e cortou a orelha para provar seu amor pelo marido (ainda que haja versões em que foi enganada a fazer isso por Oxum). Também é a deusa dos rios, mas das águas revoltosas: pororocas e cachoeiras são o seu domínio.

Ibeji
Ibeji: os gêmeos sagrados são orixás crianças, um menino e uma menina, que teriam os nomes de Kehinde e Taiwo. São os deuses da juventude e da vitalidade. Segundo a mitologia yorubá, os gêmeos Ibeji são filhos abandonados por Oyá, que os teria jogado na água depois do parto, sendo então criados por Oxum como seus próprios filhos. No Brasil, é comum que sejam sincretizado com os santos Cosme e Damião.

Omolu
Omolu: conhecido também como Obaluaiyê, é o orixá da varíola e das doenças contagiosas, e portanto também muito ligado à morte. Porém, assim como Omolu traz a doença, também tem o poder de afastá-la, e é atribuído a ele muitas curas milagrosas. Muitas vezes é sincretizado como São Lázaro.

Exu
Exu: orixá da comunicação, o mensageiro entre o mundo material e espiritual, e também protetor das aldeias, das casas e das encruzilhadas. É irreverente, provocador e brincalhão, e por esse motivo foi erroneamente identificado com o diabo pelos colonizadores da África.

Oxalá
Oxalá: no Brasil, todos vários orixás funfun (do branco), entre os quais Obatalá e Orixalá, acabaram recebendo o nome genérico de Oxalá e sendo agrupados sob uma mesma imagem. Esse é o deus da humanidade, descendente direto de Olorum (o orixá criador). É uma divindade mais rígida, e muitas vezes opõe-se à natureza irreverente de Exu. No Brasil, houve sincretismo com o Senhor do Bomfim da Bahia.

Oxumaré
Oxumaré: essa complexa figura é protetor das crianças e dos cordões umbilicais, divindade da mobilidade e do arco-íris. Na Bahia costuma ser sincretizado com São Bartolomeu. Curiosamente, tanto por seu símbolo ser o arco-íris quanto por muitos acreditarem que esse orixá é ao mesmo tempo homem e mulher, ele é tido por algumas pessoas como o protetor dos homossexuais.

Olokum
Olokum: senhor dos mares profundos e dos abismos – e, por consequência, do conhecimento profundo que será sempre um mistério. Esse orixá é metade homem, metade peixe, e tem um temperamento misterioso e violento.

Muito interessantes as imagens e o projeto como um todo, não acha? Você pode conferir todas as imagens no site da Noire 3000.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Chá de gengibre com limão é diurético e acelera a queima de calorias

"Sequei 33 kg com o chá de gengibre com limão. Troquei o refrigerante por essa bebida geladinha e conquistei um novo corpo em apenas 6 meses!", conta Ana Carla Piron


Ana Carla Cerqueira Leite Piron, 24 anos, estudante, Indaiatuba, SP
Foto: Alan Teixeira
"Eu já não aguentava mais as reclamações da minha mãe para eu sair de casa e ir caminhar. Em uma manhã de agosto de 2012 botei o tênis e fui andar. Depois de três quarteirões, achei que fosse morrer! Senti um formigamento forte no pé direito. Ele perdeu a sensibilidade e os movimentos. Desesperada, sentei no meio-fio e me lembrei do histórico de saúde da minha família, cheio de casos de trombose.
Me levantei, liguei para a minha mãe e pedi para ser resgatada. "Filha, isso foi um aviso! Você precisa cuidar da sua saúde, acorde enquanto é tempo!", aconselhou minha mãe, tão assustada quanto eu. Graças a Deus, meu caso não era de trombose, mas de má circulação por causa do meu peso - mais de 90 kg - e do sedentarismo. Só então enxerguei que minha vida e minha saúde estavam em risco!”
"Quem me ama que me aceite!"
Sofri uma avalanche de emoções no começo de 2007: tive uma briga com meu pai, vivia sob pressão para o vestibular e meu namorado terminou comigo de repente. Me  tranquei em casa e compensei minhas angústias na comida. Meu único consolo era o pote de sorvete. E assim segui nos cinco anos seguintes. Nesse período, passei na faculdade, encontrei um novo amor e fiz as pazes com meu pai. Mas desencanei de cuidar de mim.
Eu saía de casa sem me olhar no espelho, com a roupa que mais escondesse o meu corpo. Minha mãe pagou academia, nutricionistas, endocrinologistas, tratamentos estéticos e fez de tudo para me motivar a emagrecer. Mas eu só queria comer e ficar em paz! E ainda tinha uma rotina péssima: quando ia para a faculdade, chegava em casa e assaltava a geladeira. Acordava tarde e passava o dia no sofá ou no computador, estudando e comendo. Nessa, cheguei aos 91 kg!
Lá no fundinho, eu sabia que estava me boicotando. Por isso, decidi mudar drasticamente meu cardápio, cortando 100% de frituras, refrigerantes, farinha branca e doces. Decidi que comeria tudo integral, muitas frutas, legumes e verduras. E foi para substituir minha loucura por refrigerante que criei meu grande parceiro de dieta: o chá de gengibre com suco de limão! Bebia 1 litro ao longo do dia, sempre bem geladinho. A bebida acelerou o meu emagrecimento, reduziu o inchaço e ainda acabou com minha ansiedade! Ao mesmo tempo, criei dois hábitos importantíssimos: caminhar pelo menos uma hora todos os dias e anotar tudo que eu comia ao longo do dia, como se fosse um diário. Minha transformação durou seis meses. Perdi 33 kg!"
Foto: Getty Images

A dieta do chá de gengibre com suco de limão

O chá de gengibre com suco de limão é uma aposta certeira para quem quer emagrecer! "O gengibre é termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do organismo e acelera a queima de calorias. Já o limão é um rico antioxidante e tem propriedades digestivas. A combinação é um potente diurético natural!", explica a nutricionista Roseli Ueno. O especialista Gabriel Cairo enfatiza: "Use o limão com a casca para aproveitar as fibras da fruta e potencializar o efeito de saciedade. Ao consumir o chá ao longo do dia, a gula e a ansiedade ficam controladas". Os especialistas recomendam substituir a água por chá verde ou chá-mate, que também são termogênicos e diuréticos e intensificam ainda mais a queima de gordura! A recomendação de consumo é de 1 litro ao longo do dia.

Receita do chá

Ingredientes: ½ litro de água quente + 2 colheres (sopa) de raiz de gengibre ralada + ½ limão com casca
Modo de fazer: Aqueça a água e coloque o gengibre. Espere cinco minutos, acrescente o limão e bata tudo no liquidificador.
- Dica da nutricionista: Depois de bater, coloque gelo e beba em seguida, pois a casca do limão pode deixar um gosto amargo.

O cardápio da dieta

- Café da manhã: 1 fatia de pão integral + 1 fatia de queijo branco + 1 fatia de peito de peru + 1 iogurte desnatado light + 1 colher (sopa) de granola sem açúcar + 1 copo de suco de melancia //Dica da nutricionista: Prefira comer a fruta em vez de beber o suco.
- Lanche da manhã: 1 fruta // Dica da nutricionista: Alterne com uma barra de cereal ou um iogurte light.
- Almoço: 100 g de filé de frango grelhado + 2 colheres (sopa) de arroz integral + 2 colheres (sopa) de ervilha + Salada de legumes e alface à vontade
- Lanche da tarde: Salada de frutas com ½ colher (sopa) de mel + 5 amêndoas picadas // Dica da nutricionista: Se não gostar de amêndoas, opte por três nozes picadas e inclua uma castanha-do-pará para deixar o lanche mais rico em antioxidantes.
- Lanche pós-treino: 1 barrinha de proteína // Dica da nutricionista: Alterne com uma barra de cereal ou uma fruta.
- Jantar: 1 sanduíche natural com peito de frango desfiado + 2 fatias de pão integral + 1 colher (sopa) de cottage + 1 colher (sopa) de cenoura ralada + 2 azeitonas picadas + pedacinhos de salsão // Dica da nutricionista: No lugar do frango, use também atum.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Exercícios sobre substantivos com as respostas

Exercícios sobre substantivos com as respostas


1. Separe, das frases abaixo, os substantivos próprios e os comuns, escrevendo-os no quadro.
1.      O motorista do ônibus era Antônio.
2.      O Jornal do Brasil deu a notícia do assalto.      
3.      Os legumes caíram no chão.
4.      Benito, Iara e Marli já leram o texto em Recife.
5.      Era sempre festa quando o professor Celso chamava os sobrinhos e os netos para contar-lhes histórias.
6.      Cláudia, Helena, José e Joaquim atendiam ao avô, com muita alegria.
7.      Eles gostavam de ouvir as mesmas lendas: Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio.
8.      As lendas de índios e as histórias fantásticas dos escravos trazidos da África eram as histórias preferidas.

Substantivos próprios
Substantivos comuns
Antonio, Jornal do Brasil, Benito, Iara, Marli, Recife, Celso, Cláudia, Helena, José, Joaquim, Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio, África,
Motorista, ônibus, notícia, assalto, legumes, chão, texto, festa, professor, sobrinhos, netos, histórias, avô, alegria, lendas, índios, escravos,


2. Leia com atenção as frases abaixo e sublinhe todos os substantivos que encontrar. Depois os separe colocando-os na coluna em que se classificam.
a. Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
b. A paz é fruto da justiça.
c. Os passarinhos formam seus ninhos com palha e gravetos.


Substantivos concretos
Substantivos abstratos
coruja, águia, fruto, passarinho, ninho, palha, gravetos
                     briga, pazes, paz, justiça.


3. Identifique os substantivos existentes nas frases e classifique-os em próprios ou comuns, concretos ou abstratos:
a) Alberto é engenheiro e ele construiu uma barragem na represa.
b) A saudade, a alegria, a tristeza e o medo são emoções.
c) Mário examinou o telhado e substituiu as telhas quebradas.
d) Fernando foi de navio para Portugal.
a)  Alberto – substantivo próprio, concreto; engenheiro, barragem, represa – substantivo comum concreto
b) saudade, alegria, tristeza, medo – substantivo comum abstrato
c) Mário – substantivo próprio concreto; telhado, telhas – substantivo comum concreto
d) Fernando, Portugal – substantivo próprio concreto; navio  – substantivo comum concreto

4. Derive substantivos abstratos a partir dos adjetivos e verbos abaixo:

ADJETIVOS
Rápido- rapidez
VERBOS
Reter- retenção
Triste- tristeza
Difícil- dificuldade
Pensar- pensamento
Adquirir- aquisição
Mole- moleza
Veloz- velocidade
Fingir- fingimento
Decepcionar- decepção
Grande- grandeza
Bela- beleza
Lamentar- lamento, lamentação
Inverter- inversão
Esperto- esperteza
Feia- feiura
Correr- corrida, correria
Conceder- concessão
Leve- leveza
Alegre- alegria
Salvar- salvação, salvamento
Repetir- repetição
Nobre- nobreza
Feliz- felicidade
Compreender- compreensão
Pretender- pretensão
Miúdo- miudeza
Contente- contentamento
Deter- detenção
Admitir- admissão


5Sublinhe os substantivos simples e circule os substantivos compostosexistentes nas frases:
a) Henrique foi à feira e trouxe um cacho de (banana-maçã).
b) Na festa, havia (pão-de-ló), cocada(olho-de-sogra), (baba-de-moça) egoiabada.
c) Sei que é lindo o  (girassol), mas não abra a janela porque entram os(pernilongos).
d) O (porta-mala) está tão cheio que foi difícil fechá-lo.

6. Forme substantivos derivados de:
pedra – pedreiro, pedregulho, pedraria, pedrada                sol – solar                      livro – livraria, livreiro       rio – riacho                               flor – florista, floreira          rei – reino, reinado           jardim – jardineiro      banana – bananeira, bananada, bananal                mar – maresia, maremoto, marinheiro                       máquina – maquinário, maquinista      jornal – jornaleiro, jornada                 dia – diarista, diário, diurno
7. Encontre os substantivos primitivos que dão origem aos derivados abaixo:
pobreza – pobre                leiteiro – leite                 porteiro – porta                paliteiro – palito          ansiedade –ânsia               mangueira – manga        cavaleiro – cavalo            peixeiro – peixe      cachorrada – cachorro      camponesa –campo       asneira – asno

8. Reescreva as frases abaixo, substituindo a palavra em negrito, pelo substantivo coletivo correspondente, fazendo as alterações necessárias:
a) Os artistas da novela saíram atrasados.   O elenco da novela saiu atrasado.
b) Os navios de guerra voltaram ao mar. A esquadra voltou ao mar.
c) Os jurados se reuniram na sala secreta. O júri se reuniu na sala secreta.

9. Preencha as lacunas com os substantivos coletivos convenientes:
a) Fui à   biblioteca   e encontrei um bom livro para minha pesquisa.
b) As estrelas que formam a    constelação do Cruzeiro do Sul são cinco, formando uma cruz.
c) A    esquadra     de Cabral chegou ao Brasil em 1500.
d) A     esquadrilha      de aviões brasileiros sobrevoou a cidade durante muitas horas.
e) Dei um     ramalhete     de rosas à minha mãe.
f) Ganhei um    álbum    contendo fotos de quando eu era criança.
g) O enxame          de abelhas africanas zumbiam assustadoramente.
h) Naqueles rios encontram-se    cardume     de peixes grandes.
i) A     flora     brasileira apresenta vegetação variada.
j) Grande    multidão, caravana    de retirantes invadiu a cidade.

Revolução dos Cravos