terça-feira, 16 de novembro de 2010

O Evangelho em nosso Lar.

-Em todos os tempos já vividos pela nossa humanidade, nunca se viu tamanha necessidade de harmonia familiar. Em todos os setores de nossas vidas, há tanto desequilíbrio gerado em parte pelas razões e porquês respondidos mas não aceitos. Há uma busca constante do superficial. A autodefesa instintiva ativada pelas necessidades interior do indivíduo se auto-afirmar. Circunstancias nos leva a busca sem critérios nas relações, sejam: trabalho, família ou na sociedade geral.
Tudo isso nos leva a crer que apesar do respeito que devemos a toda forma de defesa a este universo de coisas que está contribuindo para a desarmonia geral, só JESUS e seu Evangelho vivido a luz do dia é que pode ajudar em nosso reequilibrio. E como a família é a base de todo relacionamento em todos os níveis de uma sociedade, humildemente pedimos a todos que instituam em seus lares o hábito saudável de fazer o Evangelho, sabemos que algumas pessoas divergem da visão espírita, mas o Evangelho não é propriedade da doutrina Espírita, Jesus não ensina só aos Espíritas, Ele e seu Evangelho são para a Humanidade.
E qual família neste Planeta não está passando por transformações? Em qualquer das religiões as necessidades e carências são as mesmas, e Jesus sabe disso.
Hoje as amigas da irmã dor globalizou seu trabalho, em todos os lares elas já fizeram ou estão fazendo uma visita, e o único remédio é Jesus através da vivência do seu Evangelho, e por mais que respeitemos a irmã dor e suas amigas, não as queremos por perto. Por isso é que pedimos a todos os lares que façam o Evangelho, Jesus é compreensivo, Respeitará a forma de cada família fazer, o que importa é estar em contato com Ele junto à família.

Se precisarem aqui temos algumas dicas de como fazer.

O Culto do Evangelho não é um ritual de adoração. Trata-se de um momento que reservamos à prece e ao estudo dos ensinamentos de Jesus em nosso lar.

O Evangelho no lar é uma forma de reunir a família e ter um ótimo diálogo sobre suas atividades à luz dos ensinamentos de Jesus. É eficiente estímulo para o estreitamento das relações afetivas, promove segurança e paz, que garante equilíbrio e felicidade para todos.

Devemos escolher um dia e hora da semana onde todos ou a maioria possam participar.

O tempo de duração pode ser de 10 20 ou 30 minutos.

Se o telefone toca devemos atender e educadamente dizer que após o Evangelho retornamos.

Visitas inesperadas convidamo-as a participar.

Respeite sempre a opinião alheia e evite debates e discussões.

Pontos de vista conflitantes devem ser silenciados por respeito.

Inicio: prece simples pequena e espontânea pensando em Jesus.

Leitura do Evangelho: Aberto e lido aleatoriamente ou em seqüência.

Sobre o texto lido podem fazer comentários breves.

Se desejar pode utilizar água para ser fluidificada a critério dos participantes. A água será magnetizada também pelo som das palavras quando lidas com umildade.

Final: pensar em Jesus e emitir pensamentos positivos de paz, amor e Fé e fazer a prece como no inicio.

Se ninguém na sua família deseja participar, não há problema, faça o Evangelho "só" respeitando também a disciplina do dia e do horário, pois na verdade você estará acompanhado de diversos amigos espirituais que desejam aprender e reconfortar se com as palavras balsamizantes do Evangelho. Por isto é importante ler em voz alta (tom normal), pois nem todos os companheiros do plano espiritual podem captar seus pensamentos, e estes ficariam prejudicados com a leitura mental.


Caso você tenha crianças elas não só podem, como devem participar, pois temos a responsabilidade de evangelizar os pequenos, traçando assim roteiros seguros para o crescimento delas sob a luz dos ensinamentos de Jesus. Entretanto deve-se adaptar a reunião ao grau de compreensão das mesmas, para que elas possam participar compreender e se interessar por este momento. Além disso, deve-se estimulá-las a comentar o texto lido. Pode-se, por exemplo, substituir o Evangelho por um destes livros: Jesus no Lar, Alvorada Cristã, O Evangelho da Meninada, isso tornará a reunião mais atrativa as crianças.
Não há formula ideal para o culto do Evangelho no Lar, você pode fazer suas adaptações, o mais importante é não deixar de fazê-lo e envolver o maior número de familiares possível, evitando-se qualquer comportamento que leve a desarmonia.
Temos certeza, com adoção desta prática salutar, seu lar se transformará numa fonte de luz para você e sua família, sendo seu manancial de segurança em todos os momentos. E Lembre-se Jesus disse: "onde duas ou mais pessoas reunirem-se em meu nome, eu estarei com elas".

Muita paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução dos Cravos