segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Deus das Lacunas”.

Você sabe quem criou o universo, como foi criado e para onde o universo está indo? Apesar das teorias científicas, a maioria das pessoas diz que “Deus fez o universo e ele sabe para onde ele vai”. Sem questionar a visão e a crença religiosa das pessoas, dar a Deus a titularidade e autoria sobre fatos e existências desconhecidas pelo nosso entendimento humano é referido como “Deus das Lacunas”.
Tudo que se caracteriza como natural ou sobrenatural sem explicação lógica pelos estudos da ciência humana e são depositados na autoria divina sem prévia averiguação é determinado pelos cientistas como uma explicação irracional alimentada pela falácia popular. Para a ciência, colocar tudo sob a decisão e culpa de Deus é não seguir um caminho lógico de pesquisa e entendimento.
Até os dias atuais, o senso comum culpa Deus pelas catástrofes naturais e perdas de milhares de pessoas num acidente, sem antes buscar um entendimento a respeito da responsabilidade do próprio homem em determinados casos e o comportamento geológico e climático do planeta Terra.
Numa época em que a humanidade não conhecia a origem e existência dos germes, acreditava-se que Deus era culpado pelas doenças geradas pelos germes e pela a origem desse “mal”, porém, quando a ciência descobriu a existência de bactérias e protozoários, o conhecimento humano ocupou a “lacuna da ignorância” que havia e que mantinha o desconhecimento a respeito dos germes.
O termo “Deus das lacunas” foi criado pelo evangelista escocês, Henry Drummond, no século XIX. Segundo Drummond, os cristãos não poderiam provar a existência de Deus por meio da inexistência de explicação para determinados fatos, existências e funcionalidades ainda desconhecidas.
No século XX, Dietrich Bonhoffer escreveu diversas cartas enquanto estava preso por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, em seus escritos acreditava que a humanidade não tinha o direito de utilizar Deus (muito menos culpá-lo) pela nosso nível de desconhecimento e sofrimento. Em seu mais conhecido pensamento: “vamos encontrar Deus no que nós conhecemos, não no que nós desconhecemos”.
Considerando as limitações tecnológicas e científicas da humanidade em determinadas épocas históricas, as lacunas poderão sempre existir, apesar da conquista de novas descobertas e esclarecimentos a respeitos de temas e desafios que requerem pesquisa teórica e prática constante. Pois, as dúvidas sempre existiram perante o desconhecido e sempre se multiplicam depois de uma descoberta. A própria existência onipresente de Deus pode ser uma lacuna, que o homem não consegue explicar, apenas acreditar a partir de sua visão de mundo e nível de conhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução dos Cravos