sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Mães e Filhas


Mães são criaturas fascinantes... Por que não somos capazes de perceber isso antes??? Antes de frequentarmos a Escola do Mundo, felizes e ansiosas por aprender, tudo aquilo que nossas mães já se cansaram de nos dizer...Quando foi que ser filha deixou de ser divertido e passou a parecer castigo??? 

Em algum ponto da vida, não precisamos mais de suas mãos unidas às nossas, para atravessarmos uma rua, ou cruzarmos uma avenida. Por que não dá pra perceber? Podemos andar lado a lado, conversar se necessário, contar piadas, casos de infância e falar de muitas coisas, desde que nada sério ou desagradável...

Onde é que a certeza das Mães invade sem pudor, o limite sagrado das dúvidas das filhas? Santas... mulheres perfeitas, que têm sempre razão, não cativam mais como antes... afastam, irritam, sufocam então. Mães passam a ser... um ser inundado de pretensão... Como isso acontece? Ninguém sabe? Ninguém vê? 

Filhas que crescem... mães que envelhecem... e as semelhanças? Estão lá, estampadas nos rostos, nas mãos, na voz, no jeito de falar, de andar... como negar? Elas permanecem! Eu sou você ontem... e eu, sou você amanhã... será???

Agora mulher, me tornei esposa, dona do meu nariz... permaneço filha, mas hoje... me descubro também Mãe! E tudo isso, por que quis. E quis com tanta força e tanto, e tanto... que ao segurar minha filha, pela primeira vez, não pude evitar o pranto. Chorar faz parte, do batizado de uma Mãe... 

Mães nascem muito antes de darem à luz... mas no momento em que concebem. O parto é o encontro... O encontro esperado da Mãe com sua cria, sua criança e o inusitado encontro dela... com ela mesma e, pasmem... com suas próprias mães...

A partir desse instante, passado e presente se unem e ganham sentido, tudo faz sentido... Sou Mãe agora... e nunca parei pra pensar no que sentiria nessa hora... Minha mãe me vê em minha filha, mas eu me vejo em minha Mãe... uma confusão agradável de espelhos trocados.

Júlia... te amo!!! Obrigada minha filha, por existir em minha vida, com tanta força e tanta vontade... por exigir seus direitos e por brigar tanto pra ser quem você é... diferente de mim, com sua própria personalidade. Lute todos os dias pelo seu lugar no mundo... ele é inteiro seu... voe bem alto e viva... feliz e altiva, minha Princesa... Vossa Majestade!

Obrigada Mainha, por me ensinar o caminho, por me mostrar quem eu sou... Te amo tanto que dói... fique feliz por saber, que eu estou feliz de viver... de descobrir todo dia um pouquinho mais que... Eu sou você, ontem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução dos Cravos