sexta-feira, 31 de maio de 2013

Pós-parto sem stress


Quando a gente está bem, eles também ficam bem! (foto: arquivo pessoal)
Mãe que se cuida, cuida melhor do filho. Esse é o mantra que a gente vive repetindo aqui no It Mãe. Empiricamente, na condição de mãe, eu fui descobrindo isso. Quando estou feliz, bem-resolvida, segura das minhas escolhas, realizada no trabalho curto mais meus filhos, dou mais amor, mais carinho, tenho mais paciência… Enfim, sou uma mãe melhor. E é muito bacana encontrar embasamento científico para isso. O pediatra dr. Hany Simon também acredita na importância de a mãe estar bem e feliz para cuidar do filho. E até mesmo nos primeiros meses de vida do bebê, justamente quando a gente se priva de muita coisa em prol da nossa cria, ele defende que mãe precisa se cuidar – de ir cabeleireiro a sair com o marido para namorar. Segundo ele, o bem-estar da mãe provoca efeitos positivos no bem-estar do bebê. A ligação de mãe e filho é tão forte que, até mesmo fora da barriga, o bebê sente o que  mãe sente e isso provoca reações hormonais na criança que afetam todo o bem estar dela. Aqui, o pediatra Hany Simon Jr. responde a 5 dúvidas típicas dos primeiros meses, desfaz alguns mitos que só acabam deixando o pós-parto mais penoso (para você e consequentemente para o seu filho) e indica os cuidados que realmente vale a pena você tomar. Leia e fique aliviada:

1- “Eu devo mudar minha alimentação durante a amamentação? O que eu como pode dar gases na criança? Posso tomar vinho? Posso comer carne crua? Posso tomar refrigerante e comer chocolate?”
Dr. Hany Não deve ser feita nenhuma restrição alimentar para a mãe no período da amamentação. Só deve ser feita restrição se for diagnosticada alergia alimentar no bebê. Porém, crianças com alergia alimentar são uma pequena porção da população infantil. Pensando nisso, nenhuma restrição alimentar faz sentido. Em relação ao álcool, ainda não se sabe qual a porcentagem do que foi ingerido é passada para o leite. Pequenas quantidades, diz o bom senso comum, que não causarem alteração sensorial da mãe, podem ser permitidas.

2- “Eu devo me privar da minha vida social para ser mãe em tempo integral? Posso pintar o cabelo? Como saber se estou só cansada ou com depressão?”
Dr. Hany JAMAIS a mãe deve se privar da vida social e tentar ser somente mãe em tempo integral. Isso não trará benefício para ninguém, muito menos para o bebê. O bem estar do bebê passa pelo bem estar da mãe. Assim quanto mais a mãe se cuidar: dormir, comer, ter lazer, namorar, se sentir bonita, E SENTIR MENOS CULPA, melhor o recém nascido estará. O cansaço e a depressão são sintomas que se confundem nos primeiros meses de nascimento do bebê. Cabe ao pediatra atento alertar a mãe sobre essa possibilidade se isso estiver acontecendo.
3- “Quando o bebê pode sair de casa? Quando posso levá-lo ao shopping? E andar de avião?”
Dr. Hany Se um recém nascido (criança com menos de 1 mês) tiver febre, ele terá que ser internado e ter exames colhidos. Também vai ter de receber antibiótico na veia. Por causa da imunidade. Se tiver entre 1 e 3 meses e tiver febre, a chance de internar e ter que tomar medicação endovenosa é muito grande. Entre 3 e 6 meses, se tiver febre acima de 39°C a chance de ter que ser submetido a exames e receber antibióticos é alta.
Isso não significa que se a criança sair vai ficar doente, mas se ficar doente, talvez o remédio seja muito amargo.
Dessa forma, sugiro saídas para lugares fechados e aglomerados (shopping center, buffet infantil, avião) a partir dos 6 meses de idade. Para lugares abertos (clube, parques, pátio de prédio) deve esperar até os 3 meses de idade.
Isso é recomendado pelo risco infeccioso aumentado dessa faixa etária.

4- “Se eu der mamadeira o bebê vai desmamar?”
Dr. Hany Não. A sucção do bebê nos primeiros meses de vida é um reflexo. É chamada sucção reflexa. Dessa forma, o bebê suga por reflexo qualquer coisa, incluindo mamilo e bico da mamadeira. Assim, se você usar mamadeira, o bebê não abandonará o mamilo, porque continuará sugando por reflexo. Não é preciso se preocupar em dar o leite no copinho ou na colher.

5- “Se eu for sair, posso tirar e guardar meu leite na geladeira ou freezer? Por quanto tempo? Em qual temperatura devo dar o leite?”
Dr. Hany O leite materno pode ser ordenhado e guardado por 24 hs na geladeira e 15 dias no freezer. O bebê mama o leite no peito na temperatura corporal da mãe. Os fluídos maternos tem a temperatura do corpo da mãe. Assim, o leite deve ser oferecido de 36 a 37 °C. Deve ser oferecida mamadeira na quantidade de, mais ou menos, 30 ml de leite por quilo de peso do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução dos Cravos