sábado, 12 de julho de 2014

COSME E DAMIÃO / IBEJI

   
  O dia 27 de setembro, dia de comemoração dos santos católicos “Cosme e Damião” é o dia dos Meninos d’angola, Ibeijada, Dois-Dois, Crianças, ou Erês no candomblé que deve ser comemorado com muita festa, muitos doces, guaraná, cocada, balas, pirulitos, bolos, suspiros, bolas, brinquedos, etc.

SIGNIFICADO DOS NOMES
O nome Cosme significa “o enfeitado” e Damião, “o popular”.

 A VIDA DOS SANTOS
São Cosme e Damião, os santos gêmeos, nasceram na Arábia, no século III, filhos de uma família nobre.
Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Circunstancialmente entraram em contato com o Cristianismo, tornando-se fervorosos seguidores do cristianismo. 

Confiando sempre no poder da oração e na confiança da providência divina usaram sua arte médica para curar os necessitados.
Não cobravam por seus serviços médicos, e por esse motivo eram chamados de "anárgiros", ou seja, aqueles que "não são comprados por dinheiro".
O seu objetivo principal era a conversão dos pagãos à fé cristã, o que bem faziam através da prática da medicina.
Desta forma, conseguiram plantar em terra fértil a semente cristã em muitos corações, sendo numerosas as conversões. 

Cosme e Damião viveram alguns anos como médicos e missionários na Ásia Menor.
As atividades cristãs dos médicos gêmeos chamaram a atenção das autoridades locais da época, justamente quando o Imperador romano, Diocleciano, autoriza a perseguição aos cristãos, por volta do ano 300.
Por pregarem o cristianismo em detrimento dos deuses pagãos, foram presos e levados a tribunal e acusados de se entregarem à prática de feitiçarias e de usar meios diabólicos para disfarçar as curas que realizavam.
Ao serem questionados quanto as suas atividades, São Cosme e São Damião responderam: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".
Recusacusaram -se a adorar os deuses pagãos. Foram terrivelmente torturados  e disseram que só adorariam o Deus Único, Criador do Céu e da Terra“!   

Em 303, o Imperador decretou que fossem decapitados. Cosme e Damião foram martirizados no ano de 303, na Egéia.
Seus restos mortais foram transportados para a cidade de Cira, na Síria, e depositados numa igreja a eles consagrada.
No século VI uma parte das relíquias foi levada para Roma e depositada na igreja que adotou o nome dos santos.
Outra parte dela foi guardada no altar-mor da igreja de São Miguel, em Munique, na Baviera.
Os santos gêmeos são cultuados em toda a Europa, especialmente Itália, França, Espanha e Portugal. Em 1530, na cidade de Igaraçu, em Pernambuco, foi construída uma igreja em sua homenagem. 

Como acontece com tantos outros santos, a vida dos santos gêmeos está mergulhada em lendas misturadas à história real.
Segundo algumas fontes eles eram árabes e viveram na Silícia, às margens do Mediterrâneo, por volta do ano 283. Praticavam a medicina e curavam pessoas e animais, sem nunca cobrar nada. 

LENDA AFRICANA

Segundo a lenda africana, os orixás-crianças são filhos de Iemanjá, a rainha das águas e de Oxalá, o pai de toda a criação.
Outras tradições atribuem a paternidade dos mabaças (gêmeos) a Xangô.
Na Umbanda e no Candomblé em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles. Essa criança é chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com idade de até sete (7) anos de idade, sendo ele o protetor das crianças nessa faixa de idade.

                                              A LENDA NO CANDOMBLÉ

 

Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. 
Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles, em troca, pediam doces, balas e brinquedos.
Esses meninos faziam muitas travessuras, e um dia, brincando próximo a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado.
Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a Orumilá que o levasse para perto do irmão.
Sensibilizado pelo pedido, Orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro.
Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.


AS ENERGIAS DE COSME E DAMIÃO NA UMBANDA

Eles manipulam as energias elementares e são portadores naturais de poderes só encontrados nos próprios Orixás que os regem.

Esses seres, mesmo sendo puros, não são tolos, pois identificam muito rapidamente nossos erros e falhas humanas.
E não se calam quando em consulta, pois nos alertam sobre eles.
Não gostam de desmanchar demandas, nem de fazer desobsessões.
Preferem as consultas, e em seu decorrer vão trabalhando com seu elemento de ação sobre o consulente, modificando e equilibrando sua vibração, regenerando os pontos de entrada de energia do corpo humano.

Sempre que os espíritos de crianças chegam a um terreiro de Umbanda, vêm trazendo a alegria através de um comportamento que pode parecer irreverente para aqueles que enxergam o lado das brincadeiras, das cambalhotas e dos pedidos de balas e doces.
Enquanto se espalham pelo terreiro, com seu jeito travesso, elas estão desfazendo magias, limpando o ambiente.
São os magos da pureza e é comum dizer-se: “o que os filhos das trevas fazem qualquer criança desfaz”.
“O que a criança faz (no sentido do bem), ninguém desfaz ou interfere”.

 SÃO PADROEIROS DE:

•Farmacêuticos
•Faculdades de medicina
•Barbeiros
•Cabeleireiros

PROTETORES DE:

•Orfanatos
•Creches
•Doceiras
•Filhos em casa
•Contra hérnia
•Contra a peste

 SEUS EMBLEMAS

•Caixa com unguentos
•Frasco de remédios
•Folha de palmeira.

O CARURÚ DE SÃO COSME E DAMIÃO 
Quando se faz o “carurú de santo”, é de costume convidar “sete meninos” – sete crianças normalmente desconhecidas e convidadas na rua mesmo, de última hora – que são servidos antes de todo mundo.
No sincretismo religioso Cosme e Damião são os orixás Ibeji, filhos gêmeos de Xangô e Iansã,
Quando se faz o “carurú de santo”, é de costume convidar “sete meninos” – sete crianças normalmente desconhecidas e convidadas na rua mesmo, de última hora – que são servidos antes de todo mundo.

 RECEITA DE CARURÚ                                                            CARURÚ XINXIM DE GALINHA/ FAROFA DE DENDÊ/ ARROZ
 
Um dos pratos mais típicos da Bahia, o caruru tem nome e tempero de origem africana.
É um prato à base de quiabo bem picadinho, camarão seco e azeite de dendê.
Conta-se que era preparado nas senzalas na época da escravidão.
Hoje é usado nos terreiros como oferenda para os orixás e nas casas como uma delícia da culinária baiana. Toda sexta feira, esta comida é encontrada na maioria dos restaurantes de Salvador.

Ingredientes (para 25 pessoas):
200 quiabos
1 kg de camarão seco
4 cebolas brancas grandes
1 maço de cebolinha verde
1 maço de coentro
6 tomates maduros
2 pimentões graúdos
8 dentes de alho
1 copo de castanha de caju assadas e moídas
1 copo de amendoim torrado e moído
1 copo de azeite de dendê
1 colher de café de gengibre ralado


Como fazer:

Lave bem os quiabos para que saia a baba, separe sete, inteiros, para oferecer aos ibejis.
Corte o restante em cubos bem pequenos.
Bata no liquidificador o camarão e todos os temperos, com meia xícara de vinagre.
Misture este tempero bem batido com o quiabo em uma panela grande e ponha o azeite de dendê.
Leve ao fogo, colocando um pouquinho de água.
Deixe cozinhar por aproximadamente 40 a 50 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.
Acerte o sal. Quando o quiabo estiver bem cozido, perde a baba e o caruru já está pronto.

Acompanhamentos: arroz, farofa de azeite-de-dendê,
 xinxim de galinha, vatapá, pipoca...

 

XINXIM DE GALINHA

INGREDIENTES
- 300g de camarões secos
- 1 galinha de uns 1,800 Kg
- sal
- pimenta do reino
- 3 colheres (sopa) de vinagre
- 1 cebola batida
- 2 xícaras (chá) de azeite-de-dendê
- 1 maço de cheiro verde picado
- 3 sementes de coentro
- 2 xícaras (chá) de caldo de galinha

PREPARO
1. Deixe os camarões de molho em água por 2 horas. Limpe-os
2. Limpe a galinha. Corte-a e tempere com sal, pimenta e vinagre.

3. Doure a cebola em 1 xícara de azeite-de-dendê.

Junte os pedaçosde galinha e doure por igual. Adicione o cheiro verde, coentro e
camarões.
4. Deixe refogar e acrescente o azeite restante. Junte o caldo de galinha aos poucos, durante o cozimento da ave (1h e 15 min).
5. Sirva logo.



No sincretismo religioso Cosme e Damião são os orixás Ibeji, filhos gêmeos de Xangô e Iansã, divindades protetoras do parto duplo, amigos das crianças e responsáveis por agilizar qualquer pedido em troca de doces – daí outro costume que é o de distribuir doces para crianças no dia 27 de setembro.

Os sete meninos representam os gêmeos e seus 5 irmãos: Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi
No sincretismo religioso Cosme e Damião são os orixás Ibeji, filhos gêmeos de Xangô e Iansã.
  

ORAÇÃO A SÃO COSME E DAMIÃO

Ó Deus menino, que crescestes em sabedoria e graça com Maria e José. Pela intercessão de São Cosme e São Damião, abençoa os meus filhos, irmãos, parentes e vizinhos.
Que o sangue destes Mártires, servos da Santíssima Trindade lave os meus pecados e purifique todo o meu ser.

Ajudai-me a crescer em solidariedade, compaixão e misericórdia para com o meu próximo mais próximo, a exemplo de São Cosme e Damião, Missionários e defensores da vida em plenitude.

Por Cristo Senhor Nosso.

Amém.

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