quarta-feira, 6 de julho de 2011

O anjo caído




O chamado Anjo Caído é um anjo que abre mão de seus poderes santos e divinos cobiçando maior poder acaba se entregando aos poderes das trevas. O termo "anjo caído" indica que é um anjo que caiu do Paraíso.
Os anjos caídos fazem parte da teologia católica. O Anjo Caído mais famoso é o próprio Lúcifer, vulgarmente conhecido como Satanás (cuja palavra deriva do termo "Satânia", que se refere a "inferno"). Ele foi o último dos 7 anjos criados por Jeová e cobiçava o poder de seu pai santíssimo. Lúcifer se torna tão inteligente que se considera superior a Deus, e consegue convencer outros anjos a armar uma revolta contra Ele. A revolta é descoberta e Lúcifer e seus aliados são exilados ao inferno (daí o fato de cair) pelo arcanjo Miguel, sendo obrigados a partir daí a lidar com todas as almas que não foram aceitas no céu.


Existem varias imagens de um Anjo Caído, todas muito parecidas com a de um "Anjo Luminoso". Entre elas, podemos citar: um homem com grandes e negras asas de morcego; um Anjo sem a sua auréola e com as asas de penas negras; um homem com a metade direita com asas da Anjo e a metade esquerda com asas de demônio, e até mesmo como um Anjo comum, porém sem o carisma e a graça angelical deste.
A idéia de anjos caídos fornece a explicação para a existência do inferno e de demônios na religião católica.
Os Anjos Caídos são bastante comuns em histórias de conflitos entre o bem e o mal.



Referências musicais


Há letras de musicas que são como se inspiradas pelo próprio Anjo Decaído,revelando sua plena atividade.
Uma das mais famosas mas no entanto longe de ser a unica que aborda o assunto tão explicitamente é a "Sympathy for the Devil" da banda inglesa de rock Rolling stones. Nesta música o anjo Decaido era no Céu como um grande Maestro que conduzia a orquestra de Deus. Aqui na Terra a esse,é atribuida a imagem de Pã (ou o flautista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução dos Cravos