quarta-feira, 9 de maio de 2012

Expectativas durante a gestação são enormes e envolvem também os seus cuidados pessoais .

É comum a mulher que pensa em engravidar ter receio de engordar muito, os seios “caírem”, as estrias e celulites aparecerem, mas com o acesso às informações, aos tratamentos e a alguns produtos fica mais fácil se cuidar e ter tempo para curtir o nenê crescendo na barriga.
A alimentação da gestante deve obedecer à orientação médica, ter qualidade e ser equilibrada, pois o aumento exagerado do peso acaba gerando cansaço, má circulação, inchaço, dores, entre outros, além dos inimigos da estética, como as tão faladas estrias e celulites.
É cuidando da alimentação, fazendo exercícios físicos com orientação profissional, tratamentos de beleza e saúde seguros, mantendo-se interessada nas atividades pessoais, sociais e de lazer, que a gestante se sentirá disposta, bela e com a autoestima nas alturas, durante essa fase e depois.
Os tratamentos estéticos que utilizam corrente elétrica estão proibidos na fase da gestação, assim como qualquer produto cosmético que possa provocar alergias. Na dúvida, sempre converse com o seu obstetra e tenha a indicação de profissionais ou clínicas idôneas. Em casa, a gestante pode aplicar hidratantes corporais e faciaisque possuem ativos que minimizam ao máximo as reações alérgicas.
As gestantes que têm pressão alta, outros problemas de saúde ou indicação de repouso precisam normalizar o quadro físico, de saúde e serem liberadas pelo médico obstetra para realizarem qualquer tratamento. Além disso, é bom desconfiar da clínica de estética que não fizer uma avaliação criteriosa da gestante, analisando sintomas, necessidades, reclamações, prevenções de problemas...
Os tratamentos devem ser personalizados levando em conta a frequência e a busca de resultados. Nesse trabalho em conjunto, em que a avaliação do médico obstetra é fundamental, é que será definido quando o tratamento se inicia e termina. É comum a grávida levar os tratamentos até as últimas semanas de gestação.
Os tratamentos para prevenir manchas na face, estrias e varizes são indicados, mas para tratá-los, uma vez que esses probleminhas tenham se instalado, é melhor esperar a liberação do médico após o parto, pois na gestação o uso de equipamentos de correntes elétricas está contraindicado. A farmacêutica e bioquímica, Dra Claudia Torquato, diretora técnica da OligoFlora – Studio do Bem-Estar e Estética Funcional, diz que “a Estética Funcional auxilia na melhora do equilíbrio do organismo, pois utiliza vários micronutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo, além de ativos específicos para tratar as disfunções estéticas. Assim, a gestante sente benefícios na saúde, deixando-a mais bonita”.
O importante é que a gestante procure o que lhe faz bem. Se um tratamento estético ativa a sua circulação sanguínea, diminui seu inchaço e ainda deixa as suas pernas mais bonitas, por que não investir? A mulher de hoje tem muitas atividades e preocupações sim, mas também a certeza de que tem mais acesso às ferramentas que solucionam os seus problemas. Sinta-se bem, cuide da sua saúde, da estética e tenha muito humor e disposição para cuidar do baixinho.
Os tratamentos mais indicados para gestantes
Depois de completar 3 meses de gestação, você poderá iniciar alguns tratamentos de beleza e ser orientada pelos profissionais da área, mas antes converse com o seu ginecologista e obstetra, ele terá que liberá-la.
Drenagem linfática: trata-se de uma suave massagem feita de forma lenta, que auxilia na eliminação dos líquidos retidos no corpo, diminuindo edemas principalmente pernas e pés), prevenindo o aparecimento de varizes e vasinhos. A gestante tende a sentir o seu corpo mais leve, podendo ter o alívio de dores. É recomendada a frequência de 2 a 3 vezes por semana e, aliando cosméticos específicos, a técnica auxilia ainda no combate à celulite. É contraindicada a utilização de drenagem linfática mecânica nesse caso.
Massagem Relaxante: a técnica varia de acordo com a necessidade de cada gestante. Auxilia na diminuição da ansiedade, melhora o sono, diminui o estresse, alivia as dores musculares, a circulação, e até pode ajudar nas dores do parto. A gestante fica numa posição confortável, deitada de lado ou com a cabeceira levantada.
Freqüência: se necessário, de 1 a 2 vezes na semana.
Prevenção de Estrias: esse problema estético pode ocorrer por causa de hereditariedade e distensões excessivas que ocorrem na gestação. É comum as estrias aparecerem nas regiões da barriga, seios, coxas e bumbum. Para prevenir o aparecimento das estrias deve-se fazer a gomagem e a hidratação corporal, que hidratam a pele, além dos cosméticos específicos para cuidar do corpo nessa fase. Passar por avaliação para analisar frequência.
Prevenção de Manchas: as alterações hormonais podem ocasionar manchas no rosto da mulher (melasma), principalmente nas bochechas, nariz e testa. Essas manchas tendem a piorar com a exposição solar sem proteção, e podem ou não desaparecer depois da gestação. É indicado o uso diário de filtro solar, além dos tratamentos estéticos que utilizam cosméticos específicos para prevenir o aparecimento das manchas e que hidratam a pele.
Hidratação facial, freqüência: 1 a 2 vezes por semana.
Prevenção da acne: muitas gestantes passam pelo problema da acne (ou excesso de oleosidade na pele), que pode ser prevenido e tratado com cosméticos, além da limpeza de pele especial para as grávidas.
Limpeza de pele, freqüência: 1 vez por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução dos Cravos