terça-feira, 24 de junho de 2014

Dicas para viajar de avião com crianças de até 2 anos

image
Quando Vinícius tinha 3 meses, resolvemos viajar em família para Gramado. De Recife a Porto Alegre foram algumas horas de avião com escala e conexão e eu talvez por ir com marido, sogros e cunhados, fui sem medo.
Lembro-me de quase não ter ido nessa viagem porque achava que ele era muito pequeno, mas Vinícius estava mamando e eu ia ter todas as condições para que ele viajasse e ficasse sempre bem durante toda a viagem e como a pediatra falou “Lá não moram crianças? Então Vinícius também vai sobreviver muito bem lá!” E com esta frase na cabeça parti para a primeira aventura de avião com o meu bebê.
Correu tão bem que no mês seguinte,  viajei para Portugal sozinha com ele =) isso mesmo!
Fiz uma viagem de avião de 8 horas, sozinha com um bebê de 4 meses e mais uma vez correu super bem!
Vinícius tava mamando exclusivamente e isso digo desde já que foi a melhor parte.
Não tinha que me preocupar com a questão da comida nem durante o vôo, nem durante a viagem.
Se o seu bebê estiver mamando e você está querendo viajar, saiba que essa é a melhor altura para o fazer.
Com o bebê mamando, você pode ir para qualquer canto. Lembre-se disto.
Muitos pais ficam adiando uma viagem que querem fazer muito, porque o bebê ainda é pequeninho, porque pode não se adaptar e tal… pois eu digo que estão enganados.
Bebês com menos de 1 ano são ótimos parceiros de viagem. Principalmente se estiverem só no peito.
Quando eles começam a andar, falar e ter vontade própria (já sabem fazer birra), a coisa fica bem mais complicada, acreditem!
Com base na minha experiência,  vou dar algumas dicas para quem quer viajar com bebês/crianças de até 2 anos.
●Na hora que comprar a sua passagem, solicite o assento especial para pessoas que viajam com bebês.  Se você se esquecer de solicitar esse assento, também não tem problema. Faça o check in mais cedo,  e solicite nessa hora.
Assentos especiais tem berço mas esse berço só serve para bebês de até 8 kg.
Viní  desta vez já não pode usar o berço, mas dei sorte porque do meu lado não vinha ninguém e ele dormiu a noite todinha deitadinho.
Se não fosse esse assento livre, ele teria que vir no meu colo o voo inteiro e isso seria super desconfortável para os dois.
Da outra vez, eu usei o berço,  mas tem a chatice de que se houver turbulência,  você tem de colocar o bebê no colo, e ele com certeza vai acordar e ai ja sabe né? É provável que chore. A tripulação avisa isso logo no inicio do vôo mas dei sorte e não precisei tirar.
Por pagarem apenas uma taxa, crianças de até dois anos não tem direito a assento, mas se o assento do lado tiver livre, você pode utiliza-lo, claro.
Se o assento do lado não tiver livre e se o vôo não estiver cheio, peça a alguém da tripulação para ver se tem dois bancos livres juntos e mude de lugar. Vai ficar mais confortável para você e para o bebê. Eu mesma prefiro assim!
image
●Carrinho.
Eu SEMPRE levo o carrinho (O meu é o Quinny Zap). Vinícius Fica nele até a porta do avião. Na porta do avião eu desmonto-o e o pessoal do aeroporto se encarrega de despachar e devolver quando chegamos no destino.
Não viajo pra canto nenhum sem carrinho.
Da outra vez ainda tentei levar além do carrinho, o sling, mas eu sempre venho com coisas na mão e a coluna não aguenta.
Eu pessoalmente não achei confortável nem pra mim, nem para o Vinícius, mas tem mães que estão acostumadas com o sling e acham melhor. Se você não está acostumada com o sling, não arrisque.
Mesmo que o seu carrinho seja grande, leve. Não precisa entrar para a cabine com ele. A companhia aérea se responsabiliza totalmente por guardar e devolve-lo e se acontecer qualquer coisa com o carrinho durante o percurso, e ele sumir ou vir quebrado (rarissimamente acontece, mas vai que…) a companhia paga!
●Na bolsa do bebê.
Carregue umas 6 fraldas, lencinhos umedecidos, pomada para assadura, escova e pasta de dentes.
Leve uns 2 ou 3 brinquedos que o seu bebê mais gosta,  mas evite os que fazem barulho para não incomodar os outros passageiros. O ipad sempre é ótimo para distrair até bebês,  por isso carregue-o e leve com uns videos da galinha pintadinha, cocórico, etc.
Se o seu bebê usa chupeta, leve 2. Se o seu filho tiver mais de um ano e meio, leve uma caixinha pequena se lápis de cor e um caderninho. O Vinícius adora pintar e distrai-se bastante.
●Roupa.
Eu sempre visto tanto em mim quanto no Vinícius, roupa que seja o mais confortável possível.
Escolha uma calça de moleton, uma camiseta de manga comprida, um casaquinho e um tênis confortável para o caso do seu bebê já andar.
Não esqueça de calçar uma meia quentinha e quando entrar no avião, tire o sapatinho e deixe-o descalço (só com a meia quentinha).
Se o vôo for de noite,  gosto de vestir no Matheus uma roupa que pareça até um pijama. Não quero saber de “looks” nessa hora rsrs, quero mesmo é que o meu filho viaje à vontade. Quando o vôo estiver quase no fim, troco de roupa. Para isso, coloco sempre na bolsa 1 calça jeans e 2 camisetas.
Desta forma ele sempre viaja confortável e chega ao destino arrumadinho.
●Alimentação
Se o seu bebê estiver só no peito, você não precisa se preocupar com isso. Se o seu bebê já estiver comendo comida sólida,  leve água e suco, uns biscoitos maisena e 1 potinho daqueles da Nestlé de refeição e um de fruta, isso para o caso do seu bebê gostar, por isso convém que teste antes de viajar e veja qual o sabor que ele mais gosta (esses potes são bons mesmo pra quebrar galhos assim).
Nos vôos internacionais não se pode viajar com alimentos,  mas quem viaja com bebês pode levar comida pra eles sim!
Geralmente as companhias aéreas tem potinhos de comida para bebê, a TAP mesmo tem, mas infelizmente se você não pedir, eles também não lembram de dar.
●O que toda a mãe precisa saber.
Sempre que o avião levantar voo, ou iniciar a descida para o pouso, dê algo para ele sugar. Ou dê peito, ou chupeta, ou mamadeira (por isso eu digo para levar água e suco, porque nem todo o bebê está a fim de água mas o suco ele aceitam mais facilmente).
O processo de sucção evita que os ouvidos doam por conta da pressurização do ar, pressurização essa que na grande maioria das vezes é a grande culpada pelo choro dos bebês nos aviões. 
Se alguém lembrar de alguma dica que eu tenha esquecido,  não deixe de colocar aqui nos comentários.
Boa Viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução dos Cravos