sexta-feira, 13 de junho de 2014

JAH

O que é Jah:

Jah é uma abreviação de Javé ou Jeová, e significa Deus, na religião rastafari, que é um movimento religioso, surgido inicialmente na Jamaica, entre os descendentes de negros, que chamavam seu Deus de Jah.
O termo Jah aparece nas escrituras hebraicas, nas escrituras gregas, e na Bíblia, mas com o nome de Jeová. O cantor jamaicano Bob Marley foi um dos responsáveis por levar as ideias de Jah para todos os cantos do mundo, uma vez que a palavra está presente nas letras de suas músicas, títulos e etc.

Jah Rastafari

O movimento rastafari surgiu na Jamaica, nos anos 20, pelos escravos e descendentes de negros. Este movimento religioso vê o ex Imperador da Etiópia, Haile Selassie I, como uma encarnação de Jah (Deus), sendo que muitos afirmam que o seu nascimento corresponde à segunda vinda de Jesus ao mundo.
Os seguidores pregam o uso da maconha como erva medicinal, e muitos não cortam o cabelo, onde cultivam os dreadlocks, que são os cabelos da pessoa enrolados com cera. Muitos dos seguidores não visitam médicos e nem tomam qualquer tipo de medicação.

O que é Jah Bless:

Jah bless significa, para os jamaicanos que “Deus abençoe”. Esta expressão é usada pelos rastafaris jamaicanos. Os fieis deste movimento religioso proclamam Hailê Selassiê, coroado em 1930, Imperador da Etiópia e falecido em 1975, como a representação aqui na terra de Jah que significa Deus. Este termo é resultante da contração de Jeová.
Jah bless é utilizado pelos jamaicanos adeptos do rastafari, ao cumprimentar e se despedir dos amigos pertencentes ao mesmo grupo.  Rastafari é  um movimento religioso que proclama Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia, como a representação terrena de Jah (Deus).  O movimento surgiu na Jamaica entre a classe trabalhadora e camponeses afro-descendentes em meados dos anos 20, iniciado por uma interpretação da profecia bíblica.
O famoso cantor de reggae jamaicano, Ziggy Marley canta uma musica chamada Jah bless, que fala no som de uma banda com o mesmo nome.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução dos Cravos