quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Exu

Dia da Semana: Segunda-feira.
Cores: Preto e vermelho.
Comida: Farofa de dendê, cachaça e mel.
Saudação: Kobá Laroê! Oxeturá L'orukó Ayiabá Tiwó.
Domínio: Porteiras e Encruzilhadas.




Exú ou Esú (em Yorubá) é a divindade da fertilidade, (Crescei e multiplicai-vos). É o regulador do cosmos, aquele que esteve no nosso planeta desde o princípio, que coloca barreiras e traça os caminhos a serem seguidos.


Erradamente comparado ao Diabo Católico no Brasil , Exu é na verdade o intermediário entre os seres humanos e o mundo astral. Segundo Olga Cacciatore em Dicionário dos Cultos Afro-Brasileiros, ele é o elemento dinâmico de tudo o que existe e o princípio da comunicação e expansão. é também o princípio da vida individual. Não é dele a responsabilidade de decidir sobre o certo ou o errado do que lhe é pedido pelos seres humanos, já que a estes foi dado o livre-arbítrio.


Tamanha é a importância de Exu em suas funçôes de contato entre o real e o supra-real, que é este o responsável em transmitir a resposta dos orixás ao Babalorixá na leitura de Búzios, assim como é dele a função de abrir caminho para a entrada dos eguns no reino dos mortos e iniciar qualquer cerimônia, trabalho ou festa nos cultos afro-brasileiros.




Características dos filhos de Exu


Os filhos de Exu são alegres, sorridentes, estão sempre de bem com a vida, são ambiciosos, extrovertidos, espertos, inteligentes, atentos. Sabem como ninguém ser sociáveis e diplomáticos, pois conhecem o valor de uma boa amizade, fazem questão de manter o maior número possível de amigos.


Rapidamente, os filhos de Exu se tornam pessoas populares, amadas por uns, odiadas por outros. Extremamente dinâmicos, os filhos deste orixá não se desanimam nunca, mantêm sempre a certeza de que as coisas, mais cedo ou mais tarde, acabam por mudar a seu favor.


Pessoas com impressionante facilidade de comunicação, boa lábia, com charme conseguem tudo o que querem. Irônicas e perigosas, costumam manter uma vida sexual bastante agitada, sem pudores. São pessoas extremamente rápidas, que não pensam: fazem.


Os filhos de Exu possuem uma facilidade impressionante para entrar e sair de confusões, são do tipo que arma a bagunça, sai ileso e ainda se diverte com as consequências. Esquecem facilmente as ofensas, não guardam rancor, mas não perdem a oportunidade de se vingar. Gostam da rua, das festas e das conversas intermináveis, comportamento próprio de um orixá que é só alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução dos Cravos