quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ogum

Dia da Semana: Terça-feira
Cores: Azul-marinho
Comida: Feijão preto - Inhame assado
Saudação: Emi Neji Ogum Lacae!
Domínio: Caminhos e Guerras












Orixá do ferro e da Guerra, Ogum é apontado historicamente como filho mais velho e querido de Oduduwá, o criador da existência. Conhecido também como Ogum Beira-Mar, Yara, Megê, e outros nomes é considerado o mais ativo de todos os orixás. Aliado poderoso, guerreiro feroz, Ogum também é um amigo seguro, paternal e um excelente companheiro na caminhada da vida, garantindo aos seus filhos uma existência de muitas conquistas , longe da acomodação. Ogun é líder, centralizador do poder, hábil e estrategista. Está, normalmente presente nas mudanças sociais, políticas e estruturais. Em casa, com a família, no bairro, na cidade ou no país, Ogum é o grande conselheiro na hora de se escolher novos caminhos a seguir. Seu arquétipo é o das pessoas impulsivas, briguentas e que não desistem nunca de seus objetivos.




Características dos filhos de Ogum


Fisicamente, os filhos de Ogum são magros, mas com músculos e formas bem definidas. Compartilham com Exu o gosto pelas festas e conversas que não acabam e gostam de brigas. Se não fizerem a sua própria briga, compram a dos seus camaradas.


Sexualmente os filhos de Ogum são muito potentes; trocam constantemente de parceiros, pois possuem dificuldade de se fixar a uma pessoa ou lugar.


São do tipo que dispensa um confortável colchão de molas para dormir no chão; gostam de pisar a terra com os pés descalços. São pessoas batalhadoras, que não medem esforços para atingir os seus objetivos, são pessoas que mesmo contrariando a lógica lutam insistentemente e vencem.


Não se prendem à riqueza, ganham hoje, gastam amanhã. Gostam mesmo é do poder, gostam de comandar, são líderes natos. Essa necessidade de estar sempre à frente pode torná-los pessoas egoístas e desagradáveis, mas nem sempre.


Geralmente, os filhos de Ogum são pessoas alegres, que falam e riem alto para que todos se divirtam com suas histórias e que adoram compartilhar a sua felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução dos Cravos