quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Logun edé



Dia da Semana: Quinta-Feira e Sábado
Cores: Amarelo Ouro e Azul Turquesa
Comida: Axoxó (milho de galinha cozido com coco), Lelê(mingau de fubá de milho amarelo cozido com azeite doce) e Ipeté(inhame cozido com azeite doce)
Saudação: Olorikim Logun!
Domínio: cachoeiras, matas, florestas, rios










Filho de Odé Inlé e Oxum Pondá é o grande príncipe de Ijexá. É o dono da fartura e caçador habilidoso.
Orixá teogonicamente andrógino, Logunedé segundo a lenda, vive 6 meses em terra firme alimentando-se de caça e 6 meses submerso nas águas dos rios, alimentando-se de peixes.
Seria desta forma 6 meses homem e 6 meses mulher, sendo considerado um orixá encantado porque nasceu dentro do Ronkó(camarinha), resultado de "casamento" entre Odé e Oxum. Esta divindade rejeita roupas vermelhas e marrons.








Características dos filhos de Logunedé


Os filhos de Logunedé possuem as características de Oxum, ou seja, narcisismo, vaidade, gosto pelo luxo, sensualidade, beleza, charme, elegância. Tem também características em comum com Oxóssi, ou seja, beleza, vaidade, cautela, objetividade e segurança.


No entanto, há características de Logunedé que não pertencem nem a Oxum nem a Oxóssi. Na verdade, ele reúne o arquétipo de ambos, mas de forma superficial. A superficialidade é a marca dos filhos de Logun Edé, porque eles, ao contrário dos filhos de Oxóssi e de Oxum não têm certeza do que são nem do que querem. As qualidades de Oxum e de Oxóssi amenizam-se em Logun Edé, mas, em compensação, os defeitos são exacerbados. Dessa forma, os filhos de Logunedé são extremamente soberbos arrogantes e prepotentes.


Mas algo não se pode negar: os filhos de Logunedé são bonitos e possuem olho-de-gato, algo que atrai e repele ao mesmo tempo. São do tipo ‘bonitinho mas ordinário’. São mandões, os donos da verdade, os mais belos, cujo ego não cabe em si. Melhor não lhes fazer elogios em sua presença, a não ser que queira ver sua imensa cauda de pavão abrindo-se em leque. Quando têm consciência de que conseguem controlar os seus defeitos, os filhos de Logunedé tornam-se pessoas muito agradáveis.


Os filhos de Logunedé não andam! Pairam sobre o ar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução dos Cravos