quarta-feira, 19 de agosto de 2015

10 ALIMENTOS QUE FUNCIONAM MELHOR DO QUE BOTOX

Uma pele bonita, lisinha e que demonstre menos as marcas dos anos é o desejo de grande parte das mulheres. Para este fim, todos os dias, centenas investem em novos tratamentos e procedimentos que garantam um aspecto mais jovem, tais como o conhecido botox. Entretanto, o que pouca gente sabe é que, por meio de uma alimentação adequada, é possível, além de reduzir os efeitos da idade, também adiar a recorrência a estes métodos evasivos para regenerar os tecidos.
A nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria, listou os 10 melhores alimentos com esta finalidade e que darão a você uma pele com muito menos marcas e a deixará bonita e jovem por muito mais tempo. Confira!
Cardápio rejuvenescedor

Tomate 
O licopeno, que dá a cor avermelhada à hortaliça, tem o poder de defender a pele contra os raios ultravioleta do sol. Ele protege as fibras de colágeno e contribui para a renovação celular. O ideal é saborear um tomate pequeno maduro, pelo menos três vezes por semana, com um pouco de azeite de oliva – importante para melhorar a absorção do licopeno.

Melão Cantaloupe
O tom alaranjado desta fruta indica que ela é rica em betacaroteno, outro nutriente que exerce a função fotoprotetiva. Além de barrar a ação negativa da radiação solar, a fruta é rica em vitamina A, que reforça as defesas cutâneas. Consuma uma fatia ao dia e alterne com uma cenoura, dois damascos secos ou duas colheres de abóbora cozida.

Iogurtes
Se você escolher aqueles abastecidos de lactobacilos, o intestino e a pele irão agradecer. Eles reforçam a imunidade da pele, evitando, por exemplo, a formação de manchas após uma exposição prolongada ao sol. O ideal é optar pelos iogurtes com lactocibacilos paracasei e johnsonii, uma porção duas vezes na semana basta.
Chá-verde
Os polifenóis, presentes em grande quantidade nas folhas deste chá, são famosos pela faxina que promovem no organismo, mandando embora as toxinas e os radicais livres. Como esses dois vilões costumam apagar a beleza da pele e abrir caminho para manchas e rugas é recomendado beber 3 a 4 xícaras por dia – ou 1 a 2 xícaras, no caso dos chás verdes enriquecidos com outras substâncias antienvelhecimento, como vitamina C, selênio e zinco.

Folhas verde-escuras
Espinafre, couve, brócolis e repolho também saem na frente no quesito ação antioxidante. Para evitar que as células fiquem, digamos, enferrujadas e a pele envelheça antes da hora, a dica é consumir dois pratos de sobremesa por dia. Na hora da compra, escolha o espinafre que estiver mais próximo da luz – segundo um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry as folhas iluminadas preservam mais as vitaminas C, K, E e folato.

Soja 
Com uma ação semelhante à do estrogênio, o hormônio produzido pelo corpo da mulher, as isoflavonas presentes na soja estimulam a renovação celular. O resultado é que as rugas demoram a aparecer, a pele fica mais hidratada, a textura melhora e ainda é possível prevenir manchas e ressecamento. A dica é consumir de 25 g de proteína de soja por dia, o equivalente a ½ xícara (chá). Vale também, segundo ela, incluir na dieta alimentos como quibe, tofu e missô, que são ricos nesse ingrediente.
Acerola 
Riquíssima em vitamina C, nutriente que contribui para a formação de dois aliados da beleza: o colágeno e a elastina. O primeiro mantém a firmeza da pele enquanto a elastina ajuda a pele a voltar à sua forma original depois de ela ter sido esticada. Como o corpo precisa de ambos, crie o hábito de degustar diariamente duas acerolas ou uma laranja. Os sucos devem ser consumidos assim que preparados, pois a vitamina C se degrada rapidamente.

Castanhas 
A protagonista da castanha-do-brasil é a vitamina E, outro nutriente que também tem um efeito antioxidante. Ela é capaz de manter a pele jovem e viçosa e, de quebra, ainda protege a saúde coração. Mas, como essa delícia é bastante calórica, a nutricionista aconselha moderação em seu consumo. Duas unidades por dia ou um mix formado por uma castanha, uma noz e uma amêndoa, que contam com o mesmo efeito benéfico, são suficientes.

Salmão 
Este peixe é rico em ômega-3, um ácido graxo capaz de evitar as marcas da ação danosa do sol. Ele é um antioxidante natural e, quando consumido, deixa a pele mais macia e luminosa. Inclua-o no prato três vezes por semana. Basta um filé médio, de 100 g, que pode ser alternado com sardinha ou anchova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário