É natural que você fique um pouco ansiosa ao pensar em deixar seu filho sozinho em casa. Mas você pode se sentir mais confiante se tomar algumas pequenas providências que se bem seguidas vão tornar a experiência do seu filho de ficar sozinho em casa em algo positivo além de ajudá-lo a adquirir senso de autoconfiança e independência.
Fatores a considerar
É óbvio que uma criança de cinco anos de idade não deve ficar sozinha, mas uma criança de 10 provavelmente pode. Na verdade, tudo se resume ao seu conceito sobre "sentir" que seu filho está pronto para "lidar" com o "ficar sozinho em casa".
Em geral, não é uma boa idéia deixar crianças menores de 10 anos sozinhas em casa. Abaixo dessa idade, a maioria delas não tem a maturidade e competências necessárias para responder a uma emergência, quando sozinhas.
Mesmo que você esteja confiante sobre a maturidade do seu filho, seria uma boa idéia fazer alguns ensaios em casa antes do grande dia chegar. Deixe seu filho ficar sozinho por 30 minutos a uma hora, enquanto você permanece próximo e facilmente acessível. Quando voltar, pergunte como foi e pense sobre as coisas que você pode querer alterar ou sobre as habilidades que seu filho pode precisar aprender para a próxima vez.
Lidando com o inesperado
Você pode se sentir mais confiante durante sua ausência se seu filho aprender algumas habilidades básicas que podem ser úteis durante uma emergência:
- Saber quando e como chamar o 190 e como informar o endereço;
- Saber como funciona o sistema de segurança da casa e o que fazer se o alarme for acidentalmente acionado;
- Travar e destravar as portas;
- Saber usar o telefone;
- Ligar e desligar as luzes;
- Conhecer o funcionamento do microondas;
E principalmente saber o que fazer se:
- Houver um pequeno incêndio na cozinha;
- Quando um estranho bater à porta;
- Quando houver uma queda de energia;
Antes de você sair
Mesmo depois de decidir que seu filho está pronto para ficar sozinho em casa, você poderá ainda se sentir um pouco ansiosa quando chegar a hora. Tomar algumas medidas práticas pode tornar as coisas mais fáceis para ambos:
- Programar uma hora para entrar em contato;
- Pedir para seu filho não sair de casa até você chegar;
- Decidir sobre receber ou não amigos em casa;
- Ensinar a não abrir a porta para estranhos;
- Pedir para não dizer a ninguém que ele está sozinho;
Certifique-se da segurança
Não importa quão bem o seu filho segue as regras, não se esqueça de esconder qualquer coisa que poderia ser um risco à sua saúde ou segurança. Tranque e coloque em um lugar onde seu filho não possa alcançar, se possível retire-os de casa. Esses itens incluem:
- Álcool
- Medicamentos
- Armas
- Tabaco
- Chaves do carro
- Isqueiros e fósforos
Arrume um amiguinho
Sabia que os animais de estimação podem ser uma grande ajuda para as crianças que estão sozinhas em casa? Muitas crianças se sentem mais seguras com um animal de estimação ao redor - mesmo os animais de pequeno porte como um "hamster" podem fazê-las sentir que elas têm um companheiro.
Seguindo essas regras, você e seu filho vão se sentir confortáveis com essa situação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário