terça-feira, 2 de junho de 2015

Devemos tomar 2 litros de água por dia?

Hidratar-se é realmente muito importante. Nosso corpo é 60% água, o que quer dizer que este é um elemento essencial para a vida. A todo momento estamos perdendo água também. Pela respiração, na forma de gás, na urina, como veículo das excreções e na transpiração, como forma de controlar a temperatura corporal.
A reposição se torna muito importante, porém algumas informações que são passadas pelo público em geral podem confundir. Vamos começar com um grande mito que mudou o estilo de vida de várias pessoas.
Até pouco tempo atrás não havia uma preocupação tão grande sobre a reidratação. Porém, nos últimos anos, o movimento de pessoas que não se separam da sua garrafa cresceu e tudo através de uma informação não confirmada: devemos tomar 2 litros de água todos os dias.
Como citei logo acima, durante o dia perdemos água de várias formas. A água está envolvida em reações, no controle de temperatura e também serve nos processos de detoxificação feito pelo fígado e rins. Ao todo, calcula-se, perdemos cerca de 2,5 litros de água por dia. Confirmaria o mito, não é?
Infelizmente  não. Não existe um número mágico sobre a quantidade de água que devemos tomar. Este número depende de vários fatores como alimentação, temperatura do ambiente, saúde da pessoa, peso e outras variáveis.
O nosso corpo tem um mecanismo muito mais perfeito para nos informar quando devemos tomar água. Chama-se sede. A resposta é automática. Quando os níveis de água baixam, o cérebro recebe o estímulo e em seguida diversas respostas nos dão a sensação de que devemos beber água. A boca seca é a primeira delas.
Mas quer dizer que se você está com sede, consequentemente também estará desidratado?
Também não. Normalmente quando os níveis de água caem entre 2 a 4% começamos a sentir sede. Desde que você não tenha nenhum problema nos rins, esta sede funciona apenas como um primeiro aviso do seu corpo. Daqui a pouco será necessário se reidratar.
A desidratação passa a ser um problema quando os níveis de água caem próximo 8% do total. O resultado desta falta de água é desorientação e confusão no pensamento, além da fadiga e a boca completamente seca. Se você fez exercícios e esqueceu de beber água durante a atividade, basta recuperar ela fazendo uma média de um copo para cada 20 minutos de atividade intensa sem reposição de líquido.
Por falar em líquido, não existe nada milagroso que faça você recuperar esta água imediatamente. Os isotônicos repõe minerais que são muito importantes para o funcionamento dos nervos, mas não tem relação com a hidratação. Somente para atividades físicas realmente pesadas estas bebidas são recomendadas e, mesmo assim, muitos fisiologistas dizem que o melhor mesmo neste momento seria um copo de cerveja.
E para terminar: a água vai limpar seus corpo se você tomar ela mesmo sem sede? Ela levará todas as impurezas e deixar você leve e saudável? Também não.. A água auxilia o fígado e os rins na limpeza do nosso corpo com os produtos das reações que acontecem nas nossas células, porém, esta água é necessária apenas em uma medida muito exata.
Muito pouco ou em excesso farão mal a estes órgãos. Eles trabalham em uma faixa muito precisa e a água é essencial para que eles trabalhem no ritmo certo. Muita água pode fazer com que a concentração de íons de sais fique muito baixa e isto não é nada bom para o corpo, que responde de diversas maneiras, podendo até levar a pessoa que bebe água em excesso à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revolução dos Cravos