Livro dos Espíritos, Pergunta 199 – Allan Kardec.
199. Por que a vida se interrompe com frequência na infância?
- A duração da vida da criança pode ser, para o seu Espírito, o complemento de uma vida interrompida antes do termo devido, e sua morte é frequentemente uma prova ou uma expiação para os pais.
199.(a) Em que se transforma o Espírito de uma uma criança morta em tenra idade?
- Recomeça uma nova existência.
Se o homem tivesse apenas uma existência, e se, após essa, sua sorte fosse fixada para a eternidade, qual seria o merecimento da metade da espécie humana, que morre em tenra idade, para gozar sem esforço da felicidade eterna?
E com que direito seria ela libertada das condições, quase sempre duras, impostas à outra metade? Uma tal ordem de coisas não poderia estar de acordo com a justiça de Deus.
Pela reencarnação, faz-se a igualdade para todos: o futuro pertence a todos, sem exceção e sem favoritismo, e os que chegarem por último só poderão queixar-se de si mesmos.
O homem deve ter o mérito das suas ações como tem a sua responsabilidade.
Não é, aliás, razoável, considerar a infância como um estado de inocência.
Não se vêem crianças dotadas dos piores instintos, numa idade em que a educação ainda não pôde exercer a sua influência?
Não se vêem algumas que parecem trazer inatos a astúcia, a falsidade, a perfídia, o instinto mesmo do roubo e do assassínio, e isso não obstante os bons exemplos do meio?
A lei civil absolve os seus erros por considerar que elas agem mais instintivamente do que por deliberado propósito. Mas de onde podem vir esses instintos tão diferentes entre crianças da mesma idade, educadas nas mesmas condições, e submetidas às mesmas influências?
De onde vem essa perversidade precoce, a não ser da inferioridade do Espírito, pois que a educação nada tem com ela?
Aqueles que são viciosos é que progridem menos e têm então de sofrer as consequências, não dos seus atos da infância, mas das suas existências anteriores.
É assim que a lei se mostra a mesma para todos, e a justiça de Deus a todos abrange.
Unimultiplicidade significa uma variedade de coisas diferentes, mas unidas por uma finalidade. " Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu com elas estarei." (MATEUS,cap. XVIII, v. 20.
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