Apesar de encontrarmos o glúten diariamente em nossa mesa, está proteína só é lembrada quando perdemos alguns minutos lendo embalagens de alguns produtos. O glúten contém algumas advertências que precisam ser analisadas para não colocarmos a nossa saúde em riscos.
Encontrado na aveia, centeio, cevada, malte e no trigo, o glúten é uma proteína que podem apresentar certas desvantagens para algumas pessoas – isso tem gerado dúvidas na mente de muitos indivíduos que buscam fazer dietas para perder peso. O glúten engorda? O glúten faz mal a saúde?
Hoje, o Como Emagrecer com Saúde Agora irá abordar algumas informações sobre o glúten que pode ser encontrado em alimentos como biscoitos, bolos, pães e quase todos os produtos industrializados.
O Glúten faz mal a saúde?
Sim. Mas, tudo irá depender de cada individuo. Segundo os médicos, há dois tipos de pessoas que não devem ingerir o glúten: pessoas portadoras da doença celíaca e indivíduos que têm hipersensibilidade ao glúten.
O primeiro grupo (celíaca) possui intolerância permanente ao glúten e jamais pode ingerir alimentos com a proteína. Já o grupo da hipersensibilidade, quando consome a proteína apresenta desconfortos, gerando um tipo de alergia grave.
Os portadores da doença celíaca, segundo médicos, não há cura. Porém, a vida não para por esse motivo. É possível sim ter uma vida saudável, eliminando o glúten dos alimentos para que a dieta e a sua saúde não seja prejudicada.
E o Glúten engorda?
Irá depender também de cada organismo. É aconselhado buscar ajuda médica, pois apenas esse profissional pode orientá-lo e diagnosticá-lo se tem ou não as doenças aqui citada.
Os nutricionistas aconselham buscar informações lendo artigos e embalagens de produtos para que assim o seu entendimento seja enriquecido. Com a ajuda médica é possível descobrir se têm hipersensibilidade ao glúten.
Esses profissionais também recomendam que, antes de fazer uma dieta, é sempre importante consultar um profissional de nutrição. É dessa maneira que você estará evitando problemas de saúde, que podem levar a óbito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário